Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




borra-de-café

Um cafezinho de manhã para aumentar a disposição vai bem não é mesmo? Hummmmm…delícia!

Mas você sabia que os utensílios utilizados para fazê-lo são úteis para a natureza? Não, então eu vou te explicar e ensinar como reciclá-los da forma mais sustentável.

Após passar aquele café quentinho não jogue a borra e o filtro fora. A borra oferece muitos nutrientes importantes para a terra, entre eles nitrogênio, matéria orgânica e carbono. Misturado com água a borra serve de fertilizante protegendo suas plantas das larvas. E muito útil para atrair minhocas, que como muitos sabem, são ótimas para o solo.

Logo abaixo será citado inúmeras funções que a borra de café pode ter para as plantas, já que a mesma, quando depositada no lixo, passa a se decompor e promove a liberação de, um gás cujo efeito é várias vezes maior que o CO2 contrapondo ao do efeito estufa. Com isso, através de simples atividades, pode-se trazer maior saúde ao jardim e fazer isso sem estragar em nada o meio ambiente.

A título de conhecimento, a borra é uma grande fonte de nitrogênio, que também é um dos mais importantes componentes do solo e ainda aquele que é mais assimilado pelos vegetais, mas para que a borra do café seja utilizada, é necessário que primeiramente seja feita a preparação adequada da terra.

Use-Coffee-in-Your-Garden

Como Usar a Borra de Café
A primeira coisa a se fazer é bastante simples, porém não possui efeito imediato, pois se a borra de café for depositada diretamente sobre o solo, sem que seja misturada aos demais adubos orgânicos, ela atuará de maneira negativa e não fertilizará a terra, retirará da mesma o nitrogênio para se decompor, inclusive gerando inúmeros fungos.

O melhor é usá-la em conjunto com outros fertilizantes naturais, desde que estejam bem triturados, como casca de frutas e legumes, restos de grama que foi cortada, casca de ovos, deixando que tudo seque ao sol. Depois dessa etapa, deixe por mais ou menos 60 dias para que ocorra a fermentação, mexendo de vez em quando a mistura até que se torne numa mistura homogênea, que então já poderá ser usada como adubo. Outra maneira de se fazer a adubação é misturar dez partes de terra para uma parte de borra de café.

Na limpeza das plantas: A borra de café ainda pode ser usada na limpeza das folhas das plantas que passam grande parte do tempo dentro de casa, dissolvendo uma parte da mesma em até cinco partes d’água. Para limpar, basta molhar um chumaço de algodão ou um pano na mistura e passar nas folhas da planta. Isso deixa as folhas limpas e brilhantes.

Dica importante: Não acondicione por muito tempo a borra do café, senão a mesma criará mofo.

Na compostagem: Com a borra de café inserida junto aos produtos da compostagem, esta eliminará um aroma mais suave, se tornará mais aquecida e obterá um maior nível de umidade. Para que seja mais eficiente, é aconselhável juntar folhas secas, que impedem o mau odor, e também serragem, para diminuir a umidade;

Na fertilização das plantas: A borra de café fornece diversos nutrientes para auxiliar o solo, além de promover a proteção, atuando na eliminação das bactérias e de demais micro-organismos que causam problemas à fertilidade do solo, deixa as plantas muito mais saudáveis e produtivas. Porém, antes de depositá-la diretamente sobre a terra, é recomendado que se junte um pouco de fósforo, que é disponibilizado através de farinhas esterco de aves ou de sangue e ossos e também um pouco de potássio, obtido através do esterco  de outros animais, para que a borra não retire o nitrogênio usando-o para se decompor, ocasionando assim a criação de fungos;

plantas-aromaticas

Como repelente contra diversos tipos de pragas: Quando se faz uso de repelentes químicos é necessário considerar que, mesmo que sejam mais eficientes no combate e controle das pragas, ele possui uma grande sobrevida na terra, e, com isso, pode vir a causar a morte de outros insetos que são benéficos para o cultivo das plantas, isso sem mencionar que os produtos químicos prejudicam demais a qualidade da planta. Para impedir que ocorram esses problemas, uma opção considerável é usar a borra de café como ação repelente, especialmente se o café for moído em casa, já que se torna ainda mais eficaz no combate das pragas;

Para atrair mais e mais minhocas: As minhocas são doidas por borras de café. Então, além de usar a borra, junte também restos de serragem e alimento. Dessa maneira você estará fazendo um convite para atrair muitas minhocas para seu canteiro ou seu jardim, e assim ele ficará muito mais rico em adubação o que tornará suas flores mais e mais belas.

Dica importante: As minhocas gostam bastante de borras de café já velhas. O cheiro de mofo e de fermentação é o mais preferido delas;

Na alteração ou mudança do solo: Se você estiver programando para aumentar ou construir um canteiro em sua casa ou ainda em arrumar determinada parte de seu jardim, a borra de café se torna uma grande aliada. A terra e o solo devem ser bem misturados numa proporção que seja mais ou menos de 50/50. Depois de fazer essa mistura, aguarde aproximadamente 60 dias para que possa ser feito o plantio de alguma muda ou de alguma semente, assim, a chance de sucesso do plantio se tornará quase que total.

margaridas em movimento

Sida sp

Em todo mundo encontramos uma diversidade de plantas e com infinitas propriedades. As plantas medicinais acabam recebendo um destaque maior porque a curiosidade popular anda cada vez mais frequente quanto ao uso de plantas no tratamento de problemas de saúde, afinal elas são naturais e não oferecem risco nenhum, ou não deveriam. Isso porque dependendo da forma como você toma, essas plantas podem se tornar extremamente tóxicas.

A planta Vassoura é um bom exemplo desse tipo de planta. Extremamente funcional, não só apenas para a medicina natural, mas ao mesmo tempo apresenta algumas propriedades tóxicas que devem ser atentadas.

Vamos conhecer as principais características sobre essa planta e aprender o básico de como cultivá-la no seu jardim.

A planta Vassoura tem origem no continente americano, incluindo toda a sua extensão. Estando entre as espécies de plantas da família das Malvaceae, a está categorizada como uma planta medicinal e ao mesmo tempo, como uma planta daninha e dependendo da região onde é cultivada, pode receber diversos outros nomes populares como Vassoura-de-relógio, Vassourinha, Guaxima, Vassoura, Chá-da-índia, Malva-preta, Vassoura-do-campo, Malva-brava e Malva.

Sendo cultivada sob as condições ideais de solo, iluminação, regas e clima, ela pode chegar até 1 m de altura e vai florescer sempre, já que possui um ciclo de vida perene, o que significa que você terá a planta brotando durante todo o ano em seu jardim.

As folhas dessa planta são simples, o formato é de um losango ou então oval e as bordas são serrilhadas. As flores são muito bonitas e na cor amarela, por vezes mais viva ou mais clara quase chegando a branco. Apresentam-se sempre em cinco pétalas e algumas flores dessa planta possuem o centro avermelhado.

Na natureza é encontrada muitas espécies diferentes da planta Vassoura, principalmente as que nascem em pastagens, pois como servem como forração para gado, muitas vezes elas multiplicam-se de forma diferente. Essa mesclagem da planta Vassoura com outras espécies de plantas e até mesmo com as próprias plantas Vassouras, fez com que diversas funcionalidades surgissem com o tempo, entre elas as condições medicinais dessa planta. Ela também é muito usada na produção de cordas e sacos de aniagem, principalmente em locais onde não existe a juta. O nome “Planta-vassoura” veio porque as fibras dessas espécies são muito usadas na confecção de vassouras artesanais.

sida

Dicas sobre a melhor forma de cultivo da Planta-vassoura, para ter lindos ramos em seu jardim.
A Planta-vassoura é considerada uma planta muito rústica, o que nos leva a concluir que não há necessidade de cuidados muito especiais com a plantação, pois com as condições mínimas ideais, ela vai se desenvolver muito bem. Para manter a sua planta sempre bonita, ela deve ser cultivada sob o sol pleno ou meia sombra, o solo pode ser pobre ou fértil que ela se desenvolve bem. Como é uma planta de regiões onde o clima tropical e subtropical predomina, a planta não vai tolerar ser cultivada em regiões onde o clima é bem frio.

Propriedades Medicinais
Como já foi citado acima, a Planta-vassoura possui algumas poucas e eficientes propriedades medicinais. Ela pode ser utilizada no tratamento de febres, diarréias, cólicas, hemorróidas, problemas com o colesterol alto, problemas de respiração, pressão alta, irritações na pele e diversas alergias.

As principais propriedades dessa planta são, portanto a de anti-inflamatória, emoliente, diurético, hepatoprotetora e tônica, sendo utilizada toda a planta para o preparo de medicamentos ideais no tratamento dos problemas de saúde que citamos mais acima.

Para fazer o chá da planta vassoura, é necessário de algumas poucas colheres da planta seca ou fresca, dependendo do gosto, alguns gomos de maçã e água apenas. Para fazer a dosagem ideal, deve-se misturar seis colheres da planta ainda com as bagas da roseira, uma maçã seca cortada em gomos, em 1 litro de água fervendo. Deixe por 10 minutos em fogo baixo e para tomar coe o chá. Pode ser bebido ainda quente ou reservar na geladeira.

Caso não deseja tomar o chá e prefere o medicamento e cápsulas ou comprimidos, ele é facilmente encontrados à venda em qualquer farmácia de medicamento natural ou de produtos naturais em todo o Brasil.

Toxicologia
Como já foi citado acima, a Planta-vassoura também apresenta algumas características tóxicas e deve-se ficar atento bem antes de sair tomando sem controle o chá ou qualquer medicamento. Não são todas as espécies dessa planta que apresenta componentes tóxicos, portanto é bom verificar na embalagem quando for adquirida as sementes as sementes, se a mesma apresenta alguma característica do tipo. Caso a semente ou a muda seja doada de alguma pessoa conhecida, também deve se certificar de qual espécie de planta vassoura está prestes a cultivar.

Em caso de ter essa planta no jardim, procure deixar fora do alcance de crianças e animais e mesmo assim, se existir caso de infecção através de Planta-vassoura, procure uma emergência o mais rápido possível para que seja dado o atendimento correto para esse caso. Indicamos também que deve ser levado um ramo da mesma planta consumida para que seja feita a analise. Se não tiver mais o exemplar do mesmo ramo ingerido, leve da mesma planta que ainda assim será eficiente.

A multiplicação da planta é feita através de sementes.

ONDA