Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Glicínia (wisteria sp.)
As plantas trepadeiras são ideais para o paisagismo porque você pode, de fato, planejar e limitar seu tamanho. Suas alturas e larguras eventuais são determinadas pelas estruturas nas quais elas se desenvolvem. As próprias estruturas preenchem o espaço antes que as trepadeiras ou vinhas atinjam seu crescimento total.

A principal característica da planta trepadeira é agarrar-se, enrolar-se e apoiar-se facilmente em qualquer tipo de estrutura.

O plantio pode ser feito da seguinte forma:
* Abertura de covas de 30 x 30 x 30 cm, a largura pode ser maior em relação à profundidade;
* Coloque a muda próxima à estrutura que dará suporte e preencha o resto da cova com a terra já preparada, lembre-se que o saco da muda deve ficar todo envolto pela mistura de terra;
* Fixe bem a planta no suporte, esta operação pode ser realizada através de amarrações, ou dependendo da planta, seus ramos podem ser enrolados no suporte;
* Irrigar com abundância até que a muda pegue por completo, depois siga as instruções de cada planta.

Transplante de trepadeiras
Este é um tipo de prática que os paisagistas não fazem recomendações para estes tipos de espécies, pois estas plantas não costumam se recuperar de traumas sofridos na raiz. Vale lembrar que este tipo de planta utiliza suporte para poder “crescer para cima”, então para acontecer o transporte pode haver a quebra da planta.

Manutenção de trepadeiras
Irrigação
As trepadeiras não exigem que sejam irrigadas, depois que estão fixadas, as exceções são para as trepadeiras de vaso e as que foram plantadas em locais onde a agua da chuva não bata.

Condução da Trepadeira
A condução das trepadeiras deve ser feita ainda quando estas estiverem em seu estagio inicial, para não ter problemas com as raízes e a fixação do suporte.

Tenha atenção para a quantidade de mudas que podem fazer o serviço que você deseja, como cobrir um caramanchão ou pergolado.

Para que isto seja feito, os ramos da planta trepadeira escolhida devem ser direcionados para a direção onde devem crescer, de tal forma que cubram todas as áreas da estrutura. A maioria das plantas pode ser guiada através de um fio de nylon ou algum outro tipo de material que faça este mesmo “serviço”.

Poda
Esta é uma prática de suma importância, tanto por motivos estéticos, como a forma, o volume e a altura, tanto quanto para a melhoria da planta, claro que esta poda também ajuda a manter as pragas e doenças longe das plantas.

Ela também é indicada para que a planta cresça de forma equilibrada e homogênea, controlando a quantidade de flores, frutos e folhas da trepadeira.

Existem três tipos de podas para as trepadeiras, tais como:
Poda de formação
Importante em espécies com ramos mais vigorosos. No caso da primavera, a poda deve ser feita quando a planta ainda é jovem para que esta cresça de forma mais equilibrada. Evite fazer este tipo de poda quando a planta já for adulta, pois ela pode ter suas flores e frutos com crescimento afetado.

Poda de limpeza
Como o próprio nome diz, é uma poda feita para ser realizada a limpeza da planta. Existem 2 (dois) tipos de poda de limpeza, a primeira é para eliminar os galhos e folhas secas ou que tenham pragas/doenças. E a segunda forma é para retirar os ladrões e os que não têm brotos.

Poda de floração
Este tipo de poda, como o nome diz, serve para controlar as flores, seja pela quantidade, ou porque não é o período certo para nascerem.

Adubação
Para manter sua trepadeira sempre bonita, com flores e folhas bastante brilhosas, é necessário fazer uma boa adubação, afinal as trepadeiras tem um tempo diferente das outras plantas.

Pragas e doenças
As pragas que atacam as trepadeiras são basicamente as mesmas que atacam os outros tipos de arvores e forrações. São exemplos de pragas: formigas, pulgões, tripés, cochonilhas, ácaros, lagartas, lesmas, grilos,besouros, e vários outros. As trepadeiras mais propensas a pegar alguma doença são as frutíferas, mas em geral elas suportam bem doenças.

Dicas extras
O volume e a forma da trepadeira são controlados por podas; se a espécie tiver flores, a melhor época é após a florada.

* Não use vasos ou jardineiras se sua intenção é cobrir totalmente o muro. Para isso as trepadeiras precisam de espaço.

Unha-de-gato (Ficus pumila)
* A Unha-de-gato penetra em frestas de muros e paredes, podendo alargar a estrutura. Apare as pontas a cada dois meses e mantenha a forração em, no máximo, 10 cm de espessura.

Costela-de-adão (Monstera deliciosa)

jiboia (Epipremnum pinnatum)
* A Costela-de-adão e a Jiboia não são recomendadas para o tipo de plantação fixo na parede. Elas crescem muito, e suas raízes, se encontrarem apoio vertical, podem rachar a parece e arrancar o reboco, abalando a estrutura da casa.
* Se você for plantar trepadeiras no muro, é importante que o muro seja áspero, pois as trepadeiras agarram-se melhor em texturas rugosas.

Como pode se ver, as trepadeiras são auto fixadoras, não necessitando de amarrilhos ou qualquer outro tipo de ajuda para o seu crescimento. As trepadeiras precisam apenas, no máximo, de uma parede rústica e de muita poda.

janel354

Glicínia ( Wisteria sp)
As Trepadeiras, que também podem ser chamadas de Lianas e Cipós, pertencem ao grupo de plantas que mesmo tendo as suas raízes fixas no solo precisam de um suporte para crescer. O suporte é necessário para que essas plantas possam crescer eretas e em direção ao sol.

As trepadeiras podem ser herbáceas ou lenhosas, as lianas, por exemplo, são apenas as trepadeiras lenhosas. Essas plantas podem ser bem interessantes para compor o seu jardim então continue lendo para saber mais sobre elas e conhecer as suas principais características.

Descrição das Trepadeiras
Os métodos utilizados pelas trepadeiras para escalar as superfícies são bem variados. Essas plantas podem ser volúveis (aquelas cujo caule se molda a uma superfície e prende-se a mesma) ou então podem apresentar gavinhas que são um tipo de prendedor que permite a planta se fixar na superfície.

As trepadeiras são bem comuns e algumas frutas e legumes bem como populares como uvas, chuchu e maracujás, por exemplo, são provenientes desse tipo de planta. Algumas dessas plantas são usadas como ornamentais como, por exemplo, a clemátis, a jasmim, a jiboia entre outras. Algumas rosas e filodendros também sãotrepadeiras, podem ser usadas para a cobertura de grades e de caramanchões.

Algumas espécies podem crescer como trepadeiras quando apinhadas, quando não existe uma superfície de apoio arbustos e árvores podem cumprir esse papel. Um exemplo disso é o gênero Banisteriopsis do qual faz parte o cipó caapi (utilizado para fazer o chá de ayahuasca).

Banisteriopsis caapi
Esse tipo de planta pode ser encontrado nas florestas dos trópicos e até mesmo nas zonas polares dos hemisférios sul e norte. A maior biodiversidade de trepadeiras pode ser encontrada em florestas tropicais.

Trepadeira com gavinhas
Essas plantas também são conhecidas como sarmentosas, uma das principais características é possuir estruturas que podem ser folhas ou ramos modificados. Essas estruturas tem a capacidade de se enrolar no suporte e assim permitir a fixação no mesmo. Essa fixação permite que a planta cresça em direção ao sol. Um exemplo é o Amor-agarradinho.

Amor-agarradinho (Antigonon leptopus)
Trepadeiras volúveis
Os caules e ramos desse tipo de trepadeiras são capazes de se enrolar nas estruturas enquanto a mesma cresce. O nome volúvel vem do fato de que esse tipo de trepadeira se adapta a forma do suporte.

Em geral a fixação acontece em suportes mais estreitos como fios de nylon, arame e até em colunas. Exemplos desse tipo de planta são Tumbérgia-azul e Sapatinho-de-judia.

Tumbérgia-azul ( Thunbergia grandiflora)

Sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorensis)
Trepadeiras de raízes adventícias
As trepadeiras que tem esse tipo de raiz são bastante indicadas para fazer o revestimento de muros. Esse tipo de planta emite diretamente do caule as suas raízes modificadas que fazem a penetração e grudam no suporte com bastante aderência. Os tipos de plantas que exemplificam essas trepadeiras são Unha-de-gato e Falsa-vinha.

Unha-de-gato (Uncaria tomentosa)

Falsa vinha (Parthenocissus tricuspidata)
Mas por que cultivar trepadeiras?
Dentre os principais motivos para se escolher as trepadeiras como plantas para cultivar estão a sua capacidade de gerar sombra, disfarçar superfícies indesejáveis, dar frutos, sofisticar os ambientes e perfumar os mesmos.

Em geral esses são os principais motivos para optar por esse tipo de planta para o jardim. Porém, é importante relembrar que para cultivar esse tipo de planta é necessário contar com uma estrutura de sustentação que pode ser um muro, uma árvore, uma treliça, caramanchões entre outros tipos.

É possível contar com diferentes tipos de trepadeiras para diferentes climas e condições de luz. O cipó-uva (Cissus rhombifolia) bem como o sapatinho-de-judia se dão melhor com locais com uma boa sombra. Se o espaço que você possui para cultivar as suas trepadeiras tem incidência direta do sol a dica pode ser apostar na Sete-léguas (Podranea ricasoliana) e Congeia (Congea tomentosa).

Cipó-uva (Cissus rhombifolia)

Sete-léguas (Podranea ricasoliana)

Congéia (Congea tomentosa)

De forma geral esse tipo de planta não é muito exigente em relação a cuidados, mas é importante respeitar as suas características e necessidades.

Dicas para plantar trepadeiras
A característica essencial de uma trepadeira é se agarrar, enrolar ou se apoiar numa estrutura. Se na sua casa não existe nenhuma estrutura como um muro, por exemplo, você pode induzir o seu crescimento em outras superfícies como outra planta, por exemplo.

Materiais utilizados para cultivar uma trepadeira
* Vaso;
* Muda de trepadeira;
* Terra adubada para plantio;
* Argila expandida;
* Pedrisco;
* Manta bidim;
* Pá;
* Alicate;
* Fio de náilon ou barbante;
* Bambu ou outra estaca que sirva como tutor (no caso de quem não possui um muro ou parede que possa servir de apoio).

Depois de fazer o plantio da sua trepadeira é importante acompanhar de perto o crescimento da mesma. Tenha a certeza de que a sua planta está realmente crescer em direção ao sol. Durante esse processo pode ser necessário realizar podas das plantas, remover os galhos e folhas secas é importante para que a planta se mantenha saudável.

Regue com a frequência necessária para que a sua planta se mantenha saudável. Observe sempre o substrato da planta, quando esse está úmido é sinal que não é necessário fazer uma rega tão rapidamente. No caso de estar seco significa que está na hora de regar novamente.

Vale destacar que o crescimento pode ser acelerado com o adubo correto para cada fase da planta. Conheça bem o tipo de planta trepadeira que você deseja cultivar, pois como já dissemos é possível encontrar algumas que gostem e outras que não gostem de sol. Conheça bem a espécie que você deseja ter no seu jardim e assim tenha melhores resultados no cultivo.

janel30

Phlox_divaricata_1

A flox é originária da América do Norte – Estados Unidos e pertencente à família Polemoniaceae.

Trata-se de uma planta perene, com cerca de 30 cm de altura e apresenta uma ramagem densa, macia e folhas verdes. As suas flores surgem em pequenos buquês, podendo ser de diversas cores e formas, principalmente brancas, azuis, roxas, vermelhas ou róseas, com mesclas entre estas cores, com misturas entre essas mesmas cores.

As flores ainda podem ser simples ou dobradas, de pétalas estreitas ou largas, lisas ou franjadas, de acordo com a variedade. A floração inicia-se no final do inverno, atingindo seu auge na primavera e se estende pelo verão. São muito atrativas para as borboletas.

Phlox_1

A flox é assim uma das plantas mais apreciadas por todos os jardineiros, graças às cores que apresenta, mas também por ser uma planta de fácil cultivo e de pequeno porte. A sua utilização é muito apropriada para um canteiro, vaso ou varanda e transforma por completo um espaço exterior.

É uma flor silvestre fragrante do verão que realça qualquer jardim. Algumas variedades, como a flox rastejante e a musgoso, crescem próximo ao solo e são frequentemente utilizadas como cobertura de solos.

Outras, como a flox de jardim e de prado, produzem plantas mais altas comumente cultivadas em jardins, bordas e canteiros. Escolha a variedade adequada para o espaço do seu jardim e aprecie suas lindas flores em forma de estrela durante todo o verão.

Phlox_paniculata_(bicolor_cultivar)_01

Plantio da flox
Todas as espécies de flox produzem flores em uma grande variedade de cores incluindo branco, rosa, vermelho, lavanda e azul. Variedades diferentes atendem a necessidades diferentes no jardim. Faça uma pesquisa para decidir qual é a melhor para cultivar em sua região.

Compre plantas flox em vasos vendidos em centros de jardinagem ou em viveiros para transplantar a qualquer momento durante a estação de crescimento.

O centro de jardinagem da sua região ou viveiro poderão lhe aconselhar sobre quais espécies se desenvolvem melhor em sua área.
* A flox de jardim e a de prado são perfeitas para beiras de jardim, visto que elas atingem uma boa altura e largura;
* As variedades de flox mais baixas são perfeitas para usar como uma cobertura de solo em áreas sombreadas, principalmente porque muitas são resistentes a mofo;
* Também é possível comprar plantas de raízes expostas de uma empresa que faz entregas via correio, mas essas plantas são melhor plantadas na primavera.

flox

Elas são resistentes, requerem poucos cuidados e se desenvolvem bem na maioria dos locais. A maioria das variedades prefere locais ensolarados, mas algumas toleram sombra parcial ou filtrada.

Encontre um local adequado para a variedade que você escolheu.
* A flox cultivada em sombra costuma produzir menos flores. Elas também têm um risco maior de contrair doenças, portanto se você escolher plantar a flox na sombra, procure uma variedade que seja resistente a mofo.

A planta precisa de muita umidade para sobreviver, mas ela não precisa ser encharcada com água. Para certificar-se de que seu solo tem boa drenagem, observe-o após uma chuva forte. Se você vir água parada e poças, não tem boa drenagem. Se a área estiver úmida, mas não encharcada, deve ser bom para o cultivo da flox.

Phlox_Paniculata

phlox-paniculata-blue-paradise

O solo deve ser fértil, por isso é necessário adicionar um pouco de adubo para garantir que cresçam saudáveis e fortes. Are o solo a uma profundidade de 30 cm e corrija-o com adubo orgânico ou turfa.

Cave buracos de 15 cm a 60 cm de distância, dependendo da espécie que você estiver cultivando. Separe as variedades de flox menores de 15 cm a 30 cm de distância umas das outras.

Separe espécies maiores a 30 cm a 60 cm de distância umas das outras. Os buracos devem ter duas vezes a largura do conjunto de raiz das plantas.
Coloque as plantas nos buracos e bata o solo ao redor de suas bases. Regue-a após plantá-la.

Phlox_pilosa_jdp

Mantenha-as bem regadas durante a época de crescimento; se a terra secar, ela enfraquecerá. Regue na base da planta e não por cima dela. Evite umedecer suas folhas para reduzir as chances de formação de mofo e bolor nelas.

Adube as plantas, usando um fertilizante bem equilibrado, por exemplo, de composição 10-10-10, o qual contém 10% de nitrogênio, 10% de fosfato e 10% de potassa. Repita a aplicação do adubo quando as plantas estiverem florescendo. Nos anos subsequentes, adicione adubo ao redor das plantas a cada primavera.

Adicione húmus à área ao redor das plantas no início do verão. Faça isso quando o clima começar a esquentar. O húmus ajuda a manter o solo úmido e fresco e a controlar as ervas daninha. Adicione húmus fresco na flox ao menos uma vez por ano.

Com variedades altas, corte os caules deixando cinco a sete em cada planta. Essa poda intensifica a circulação de ar, aumentando as flores e reduzindo as chances de doenças.

Corte as pontas dos brotos dos caules restantes para desacelerar o crescimento e estimular o crescimento de caules mais abaixo na planta.
* Se você estiver cultivando uma espécie alta de flox, comece quando elas tiverem cerca de 15 cm de altura.

As espécies mais curtas que não estiverem sendo cultivadas como cobertura de solo também podem ser podadas quando tiverem de 10 cm a 15 cm de altura.

Os grupos de flores mortas das plantas devem ser removidas quando o florescimento estiver completo. Algumas variedades florescerão outra vez se você podar as flores murchas.

Procure dividir as plantas a cada três a cinco anos para propaga-las e prevenir aglomeração. Cave toda a planta e retire-a do solo para que você possa ver a estrutura da raiz.

Corte pedaços com brotos e botões da parte externa dos grupos da planta. Se a parte interna do grupo tiver ficado lenhosa, corte e descarte as partes lenhosas. Replante um pedaço da planta original de volta no buraco. Plante os outros pedaços em outros buracos.

janela pássaro

Verbena Candy Cane

As plantas são também essenciais para a saúde do nosso planeta já que é a partir dela, que o oxigênio tão essencial para a nossa respiração é gerado.

Por ser uma atividade muito prazerosa, muitas pessoas iniciam-se na prática da jardinagem e se apaixonam completamente, porém sempre existem aquelas plantas que sabemos pouco a respeito e acabam por não florescer.

Então vamos falar das Verbenas e conhecê-la mais sobre essas flores.

Possuidora de cerca de 120 espécies diferentes de herbáceas floríferas de pequeno porte, este gênero botânico é caracterizada por plantas de baixa estatura, grande resistência e floração abundante, somado isso com a grande variação de espécies similares que diferem entre si geralmente na cor e no formato das folhas.

As verbenas conquistaram uma posição de destaque entre plantas utilizadas para decorar pequenos ambientes, pois ficam boas tanto em vasos quanto em jardineiras ou formando moitas em jardins.

São flores pertencentes à família Verbenacea, mais comumente encontradas na América do Norte, América do Sul e na Europa e tem um poder medicinal muito conhecido, inclusive a maioria do seu cultivo é para uso terapêutico.

Verbena_Purple

Apesar de a flor tradicional ser na cor roxa, é possível encontrar a verbena em outras variações como o vermelho, o branco e o rosa. Sendo todas da mesma categoria, portanto, cultivadas da mesma forma.

Para aprender a cuidar das verbenas temos que começar a partir do zero, portanto, como plantar essa flor.

Verbena

Como já foi dito, essa planta é nativa do nosso continente, portanto para cultivos aqui no nosso país, já teremos muitas vantagens quanto à temperatura e solo.

Para isso pode-se fazer uma mistura entre o solo onde a planta será plantada com areia grossa e fertilizante orgânico. O ideal é que mantê-lo bem adubado para que as flores cresçam mais rapidamente. De tempos em tempos adicione um pouco de fertilizante químico NPK rico em fósforo para auxiliar a floração da verbena.

Mas atente para não adubar com excesso o solo. Quando falamos em deixar bem fertilizado, é apenas a dosagem para desenvolver as folhas e as flores de forma igual. Quando estiver adubando, procure sempre observar o crescimento das folhas e caso elas ultrapassem muito do tamanho das flores, já terá adubado o suficiente e está na hora de parar por um tempo.

Verbena Magenta

verbena-lpurple

As verbenas também ser plantadas em vasinhos decorativos ou diretamente ao solo, desde que este apresente condições favoráveis ao seu florescimento, caso contrário a planta pode até brotar os ramos, mas as flores não aparecerão.

Para plantar, teremos que fazer uma cova de no máximo entre 10 e 20 cm e colocará a semente ou muda. Como elas são bem resistentes ao sol, uma rega por dia é mais que o suficiente. Precisamos também deixar um espaçamento entre um pé e outro de pelo menos 20 cm para que elas se desenvolvam bem.

Caso sua planta após alguns anos comece a ficar pouco vistosa, pode ser necessário realizar um replantio, para isso cave um pouco, extraia as piores partes da planta e replante o resto.

Elas são flores que brotam durante o ano todo então se o desejo for,  rapidamente terá um tapete florido no jardim todo de verbena.

Verbena-Star

Verbena_11s

Nesse caso, é sempre bom preparar todo o solo mesmo nas áreas que ainda não receberão a planta, principalmente se ele não apresentar as condições apropriadas para o cultivo, pois como elas florescem rapidamente logo terá novas mudas para plantar.

A propagação pode ser por sementes ou por ramos do caule. Os entrenós das folhas enraízam facilmente e é uma das formas de propagar a planta, bastando enterrar um pedaço do ramo com 1 a 2 entrenós em areia ou  casca de arroz carbonizada.

Mantenha úmido este substrato até notar o desenvolvimento de folhas, quando então retira-se a planta com cuidado e planta-se em vaso ou recipiente com substrato preparado com composto orgânico vegetal e animal até o início de sua floração, quando então podemos levar para o canteiro já preparado.

janel14