Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Alpinia_zerumbet

Também conhecido como Alpínia, Louro-de-baiano, Cardamorro, Helicondia e Jardineira, o Gengibre-concha é uma planta herbácea, rizomatosa, robusta, ereta, forte e entouceirada.

Pertence à família Zingiberaceae e é oriunda do continente asiático, mais precisamente do Japão e da China.

Ela é uma planta que pode ser considerada como parente do gengibre, que é bastante conhecido e popular, sendo cultivado no Brasil como uma planta ornamental e decorativa.

A gengibre-concha é uma planta rústica de médio a grande porte, que tem uma altura média de 1,80 m a 2,40 m.

Ela é uma planta arbustiva que se adapta com extrema facilidade aos vários tipos de climas, porém ela é uma planta que se adapta melhor ao clima tropical, porém ela também se adapta com tranquilidade aos climas equatorial e subtropical.

Floresce melhor em locais com um clima ameno, mas que tenha calor (a planta precisa receber pelo menos 04 horas de incidência solar) e úmidos.

O gengibre-concha produz belas inflorescências, e suas flores são perfumadas, ornamentais e podem ser utilizadas como flor de corte. Normalmente, suas flores  surgem no verão e no outono.

São flores com cores em tons de branco, perolada e rosada e podem ser encontradas em agrupamentos de cachos semi-pendentes. Elas apresentam um aroma suave e agradável, o que reforça a característica ornamental e decorativa do gengibre concha. Elas se assemelham muito as orquídeas, o que dá a planta as suas características ornamentais. As flores também possuem uma aparência cerosa, isto é, parecem que foram fabricadas com porcelana.

Alpinia zerumbet1

As folhas do gengibre-concha são grandes, largas e brilhantes e a sua textura é semelhante ao couro e se quebra com facilidade, possui hastes longas, e coloração verde. Também possuem características aromáticas e ornamentais devido a sua grande beleza e são próprias para serem usadas em jardins em áreas tropicais.

Existe uma espécie de gengibre-concha do tipo variegata, que possui folhas com manchas de cores branco-creme e amareladas. A floração da planta ocorre normalmente no verão e na primavera, que são as épocas mais quentes do ano.

Os frutos do gengibre-concha são de coloração laranja. Eles são do tipo cápsula, de formato globoso abrigando várias sementes.

Cultivo
Como as outras espécies de gengibre, o gengibre-concha é uma planta que gosta e tem preferência por solos ricos em matéria orgânica e precisam de regas e irrigação regulares e periódicas. As regas apesar de serem periódicas e regulares, precisam ser espaçadas e de cuidado para não encharcarem o solo, pois a planta não se adapta ao solo nesse tipo de situação.

Ela é uma planta que pode ser cultivada como touceira de forma isolada ou em grupos (renques).

Alpinia_zerumbet_

O gengibre-concha é uma planta que preferencialmente deve ser cultivado em locais ensolarados (podem ser cultivadas a pleno sol) ou no máximo levemente sombreados (a chamada meia sombra), e é uma planta que não possui nenhuma resistência ao frio, isto é, não suporta climas muito frios ou em casos extremos de geadas.

Pode ser plantado da seguinte maneira: realiza-se a plantação dos rizomas em buracos pequenos e com pouca profundidade. É uma planta em que o plantio pode ser realizado em qualquer época do ano, já que possui um ciclo de vida perene, desde que o clima preferencialmente esteja quente.

Além de serem cultivados diretamente no solo, podem ser cultivados em vasos e jarros, e as suas flores podem ser usadas na confecção de belos arranjos florais.

Reprodução
O gengibre-concha se propaga e reproduz com muita facilidade como resultado da divisão dos rizomas em touceiras, mas é necessário tomar o cuidado de sempre deixar uma parte do rizoma e de folhas em cada muda.

Uso do Gengibre-concha
O gengibre-concha é uma planta muito utilizada para o paisagismo e a ornamentação, devido a sua grande beleza, elas são utilizadas com o objetivo de explorar o seu efeito decorativo de ambientes. No uso paisagístico e decorativo, o gengibre concha é bastante usado na confecção de arranjos florais.

A planta também possui propriedades medicinais. As folhas e raízes do gengibre concha possuem as substâncias: kavaína e dehydrokavaína. Conforme os estudos, essas substâncias possuem propriedades relaxantes e anti-stress. Além disso, o extrato e o óleo do gengibre-concha possui ação anti-hipertensiva.

No gengibre-concha podem ser encontradas outras substâncias com propriedades medicinais, como por exemplo: alcaloides, taninos, cálcio, ferro, zinco, cardamonina, sódio, potássio, isalpinina, canfeno, magnésio e canfora.

Todas essas substancias ajudam a planta a ter uma aplicação fitoterápica, sendo indicado contra doenças como: artrite, asma, etc.

Além disso, o gengibre concha possui propriedades: anticatarral, antitérmica, anti-ulcerogênica e estomáquica.

No entanto, não é recomendado que o gengibre concha seja utilizado por gestantes. A ingestão da planta pode causar intoxicações de grau leve e alguns efeitos cardíacos. É necessário cuidado em caso de contato com a seiva, pois ela pode causar irritações em áreas como a pele e nos olhos.

janel3