Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




lagrimadecristo

A Lágrima-de-cristo é uma trepadeira pertencente à família Verbenaceae e tem origem na África Ocidental.

Possui ramos longos, com folhagem e florescimento decorativos e pode ser usada tanto em treliças, quanto em ambientes internos, desde que sejam bem iluminados, quando colocadas em vasos pendentes. Pode também ser mantida como um arbusto, se podada constantemente.

Gera flores na primavera e verão, e eventualmente algumas em outras épocas do ano. Suas inflorescências aparecem em grande número, e são muito chamativas, com suas flores vermelhas tubulares de estames longos, protegidas por cálice branco com as sépalas arredondadas e dirigidas para a corola, parecendo um pequeno balão.

A planta não suporta temperaturas muito baixas, sendo bastante sensível a geadas.

Pode atingir mais de 3,0 m de comprimento no ramo principal. Para cuidar dessa planta é necessário mantê-la em local bem iluminado, pois possui uma alta exigência de luminosidade, apesar de florescer melhor em locais com muita luz indireta (difusa). Prefere também ambientes com alta umidade relativa do ar (acima dos 60%).

Devem cultivadas e solo fértil em material orgânico, levemente ácido, deverá receber na cova de plantio adubação de composto orgânico animal e vegetal, farinha de ossos misturados e adubo granulado NPK 10-10-10, colocando areia no fundo para garantir uma drenagem. Procure não esquecer de regar o fundo da cova antes nem depois de plantada.

Clerodendron thomsonae

As adubações de reposição poderão ser feitas anualmente no inverno, com a retirada da camada superficial do solo do canteiro ou vaso e a adição de composto de folhas e adubo granulado, regando o substrato a seguir.

A mesma recomendação de umedecer o solo do vaso um dia antes é válida, pois facilita a tarefa de retirada do solo e a chegada dos nutrientes dissolvidos na água de rega que percolarão no solo até às raízes. Esta trepadeira é do tipo invasor e necessitará ser controlado por podas, feitas no inverno, retirando-se os ramos secos e os que ultrapassaram o limite desejado, bem como os que se enrolam em outras plantas. A primavera é a melhor época de fazer a propagação de mudas, retirando-se ramos terminais ainda sem flores e colocando em areia com ou sem enraizadores.

Também pode ser utilizada a técnica da alporquia, na mesma época do ano, quando a planta estará em desenvolvimento. As regas devem ser regulares, mas é uma planta que tolera bem a seca e terrenos salinos, podendo ser cultivada no litoral.

Clerodendron thomsonae5

As regas devem ser regulares durante os meses mais quentes, quando ela está em pleno crescimento, mas é uma planta que tolera bem a seca e terrenos salinos, podendo ser cultivada no litoral. Nos meses mais frios as regas devem ser reduzidas.

A planta precisa de suporte para crescer em jardins. Apropriada para guarnecer grades, cercas e pórticos, sendo ideal para caramanchões e pérgolas, por produzir sombra no verão e permitir a passagem da luz no inverno.

Sua multiplicação pode ser feita por estacas, alporquia ou também por sementes. As estacas devem ser cortadas após o florescimento e deixadas enraizar em local protegido (estufas).

A trepadeira possui um crescimento bastante lento, mas o resultado dessa planta crescida é realmente lindo. É uma trepadeira semi-lenhosa e tem folhas com nervuras bem marcadas e forma arredondada.

As folhas que são uma marca registrada da Lágrimas-de-cristo desaparecem durante o inverno rigoroso e as suas inflorescências são ramificadas e nos brindam com lindas flores vermelhas. Essas flores são envolvidas por um cálice branco e se destacam das demais plantas do jardim.

Os grãos dessa flor são da cor do café e também são muito bonitos. O ideal é que essa planta seja cultivada com a ajuda de um suporte e por isso mesmo se mostra uma opção interessante para caramanchões.

É uma planta que produz bastante sombra durante o verão e também permite a passagem de bastante luz durante o inverno. Durante a primavera, o seu florescimento  acaba atraindo muitas abelhas melíferas, as mamangavas.

A Lágrima-de-cristo é uma trepadeira que desenvolve-se muito bem em vasos, mas necessita maior período de sol para melhor crescimento.

russo443