Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




dalia-branca-vermelha

Natural do México, a Dahlia é encontrada com vários tipos de pétalas, ou flores, ou inflorescências. São flores brilhantes e belas que vêm em uma ampla variedade de cores. Devido à sua altura, no entanto, muitos jardineiros podem se sentir céticos sobre plantá-las em vasos.

As dálias podem ser plantadas a pleno sol, não dão trabalho nenhum e podem prosperar em vasos desde que o recipiente seja grande o suficiente. As variedades com 90 cm de altura ou mais podem precisar de apoio adicional a partir de estacas.

Escolha uma variedade de dália adequada para o crescimento em vasos. As variedades anãs e de baixo crescimento funcionam melhor, mas quase todos os tipos podem ser cultivados se você tiver um vaso grande o suficiente.

Escolha um vaso grande. Um bom recipiente para começar deve ter aproximadamente 30 cm de profundidade por 30 cm de diâmetro. Variedades maiores podem precisar de recipientes ainda maiores, em especial se as flores excederem 90 cm de altura.

Escolha um recipiente pesado. Um vaso leve pode não ser robusto o suficiente, e as dálias poderia ficar pesadas demais como resultado.

Faça furos adicionais de drenagem. Este passo pode não ser necessário se o recipiente que você estiver usando tiver grandes furos de drenagem que permitem que o excesso de umidade seja drenado rapidamente. Se o pote tiver pequenos furos ou apenas um orifício central, pode ser necessário perfurar alguns furos extras para melhorar a drenagem.

Limpe o recipiente. Um recipiente sujo pode espalhar doenças, e ovos escondidos de insetos podem estar à espreita no fundo do vaso. Remova essas ameaças com a limpeza do recipiente antes de plantar. Apenas água e sabão normalmente já funcionam.

dalias-1
Escolha um substrato grosso. O solo de envasamento deve ser os fofinhos e ricos em matéria orgânica. A mistura ideal de substrato é uma parte de terra comum, uma parte de esterco de gado bem curtido ou de composto orgânico, e uma parte de areia. Pode ser utilizado, alternativamente, misturas sem terra feitas de casca fina, turfa e vários minerais também podem funcionar.

É recomendado adubar o solo antes do plantio com fertilizantes ricos em potásio, como cinzas de madeira ou torta de mamona, ou mesmo NPK de fórmula 10-10-20, se a opção for por adubos químicos.

Plante os tubérculos antes das raízes começarem a crescer demais. Raízes longas ficarão emaranhadas, e separá-la poderá danificá-las. Se os tubérculos precisarem de tempo para formar novas raízes, o crescimento e a floração da flor serão adiados e podem ser minimizados para a estação.

Comece em algum dia de abril ou maio.
- Se estiver plantando as dálias em vasos que ficam ao ar livre, espere até meados de abril até maio;
- Se começar as flores dentro de casa, você pode plantar os tubérculos no início de abril.

Coloque um ou dois filtros de café biodegradáveis sobre os furos na parte inferior do seu pote. Os filtros eliminam a umidade, evitando que as raízes se afoguem. Colocar cascalho no fundo do seu pote realizará a mesma tarefa, mas as raízes de uma dália precisam de bastante espaço para chegar a crescer, e o método do filtro de café ocupa muito menos espaço do que o cascalho. Colocar filtros sobre os furos também pode prevenir que pragas entrem.

lindas_dalias_4S
Preencha quase completamente o recipiente com o substrato. Não aperte a terra; permita que o solo permaneça solto.
- Se estiver usando um recipiente mais profundo do que 30 cm, pode ser necessário preenchê-lo com mais terra. Quando tudo tiver sido feito, as dálias precisam ser plantadas com cerca de 15 cm de profundidade, e deve ter 2,5 cm entre a superfície do solo e a borda do vaso no final do processo de envasamento.

Regue o solo. Deixe-o úmido, mas não encharcado.

Misture um punhado de farinha de osso e fertilizante no solo. As dálias requerem uma grande quantidade de nutrientes para prosperar. Fertilizantes de algas ou peixes também podem fornecer micro nutrientes adicionais.
- Você também pode comprar uma solução copolímera de uma loja de jardinagem em vez de usar farinha de osso e fertilizantes. Siga as instruções do pacote;
- Se a solução copolímera, fertilizante ou farinha de osso no solo fizer com que os filtros de café se movam do fundo do recipiente, remova o solo do vaso e misture os elementos dessa forma. Basta adicioná-lo de volta sobre os filtros reposicionados quando tudo estiver misturado.

Plante o tubérculo no solo. Coloque-o na horizontal e deixe ao menos 6 mm de espaço entre a extremidade da raiz do tubérculo e o lado do pote. Se um olho já tiver desenvolvido, o centralize-o no meio do vaso e permita que ele fique virado para cima. O broto virá através deste olho.

Cubra o tubérculo da dália com solo pré-umedecido. Não enterre o tubérculo neste momento. Em vez disso, cubra-o com uma quantidade mínima de solo para que você possa monitorar o crescimento.

Permita que quaisquer olhos expostos permaneçam acima do solo. Pulverize levemente a parte exposta do tubérculo com água morna apenas o suficiente para umedecer a superfície.

Adicione mais solo conforme o caule crescer. Faça isso com cuidado para evitar danos ao caule, uma vez que o talo ainda é bastante frágil nesta fase. Nunca cubra o topo do conjunto de folhas. Continue adicionando solo até que apenas 2,5 cm de espaço vazio permaneça entre a parte superior do solo e a borda do vaso.

Insira uma estaca no pote e amarre o caule nela. As variedades maiores de dália precisam de apoio extra para evitar que os talos se rompam. Use uma estaca de 1,2 m com a maioria das variedades. Metal funciona melhor devido a sua resistência. A base da estaca deve tocar o fundo da panela, e a própria estaca deve ficar firme no lugar pelo solo e/ou a fios amarrados a furos nas laterais da panela.

1299
Cuidados
Regue os tubérculos profundamente quando o caule se estender acima da borda do vaso. Dê a eles água duas ou três vezes por semana. As dálias que estiverem sendo cultivadas em climas quentes e secos podem precisar de rega diária. No entanto, nunca permita que o solo fique encharcado.

Coloque o vaso em sol pleno. As dálias crescem melhor com seis a oito horas de luz solar direta.

Forneça um suplemento de luz solar com luzes fluorescentes se estiver cultivando dentro de casa. Muitos dálias de interior não recebem luz do sol suficiente, e um suplemento pode ser necessário para estimular o crescimento adequado. Defina a luz cerca de 15 centímetros acima da borda superior do pote para os tubérculos recém-plantados e aumente a iluminação conforme as plantas crescerem.

Fertilize as flores uma vez a cada duas semanas a partir de junho a setembro. Use um fertilizante baixo em nitrogênio e evite o excesso de alimentação.

Remova as folhas do fundo no final da temporada, geralmente em torno de meados de julho. A remoção destas folhas melhora a circulação de ar, o que reduz o risco de bolor.

Borrife a dália com fungicida ou inseticida, conforme necessário. As dálias estão sujeitas a ataques de fungos, tesourinhas, lesmas, ácaros, pulgões e besouros de pepino.

Dicas
- Quando estiver usando dálias como flores de corte, passe as extremidades das flores através de água quente apenas nas partes cortadas. Isso ajuda a manter a umidade e a prolongar a vida das flores.

- Se você vive em um clima frio, coloque seus tubérculos de dália dentro de casa. Desenterrar os tubérculos duas semanas após a primeira geada mata os topos das plantas. Lave a sujeira e deixe secar por um dia. Envolva-as em papel e guarde-as em um local fresco e seco.

Keefers_AnimatedFlowers1124

jacintos
A maioria das plantas têm as raízes saindo diretamente do caule. Outras têm uma espécie de “cebola”, chamada de bulbo.

Os bulbos são órgãos de reserva que permitem ao embrião sobreviver durante o tempo de dormência antes de desabrochar novamente.

Têm grande durabilidade e podem sobreviver por longo tempo, brotando anualmente. Isto acontece porque se trata de um processo vegetativo que torna possível o cultivo e a produção de mais exemplares.

Podemos adquirir em floriculturas plantas bulbosas já desenvolvidas ou podemos adquirir os bulbos para plantio em vaso.

O bulbo nada mais é que um talo comprimido com uma parte basal de onde se desenvolvem raízes.

No bulbo está contida uma gema embrionária que pode desenvolver folhas e flores, protegida por uma série de folhas carnosas ou secas.

O exemplo mais simples é a cebola e o alho.

O tipo de bulbo do alho é chamado de tunicado, pois as folhas que o envolvem parecem uma veste.

Para cultivar estas plantas não é necessário de grandes espaços. Algumas se desenvolvem bem em interiores, assim que para apartamentos e jardins de sacadas as plantas bulbosas são uma excelente opção para ter em casa.

O único inconveniente é que durante seu período de dormência não teremos flores nem folhagem.

Ao planejar o espaço, coloque além das bulbosas algumas plantas de folhagens decorativas e de florações em épocas diferentes, assim a decoração não será prejudicada.

As flores de bulbo, muitas vezes, fornecem a primeira cor da primavera, florescendo no início de setembro, em algumas regiões. Elas são fáceis de plantar, e crescem em quase qualquer lugar. O truque é lembrar-se de plantá-las no outono, antes que a terra torna-se endurecida por geadas.

A seguir algumas informações sobre como escolher e plantar bulbos de flores, utilizando alguns métodos diferentes.

bulbos2
1 -  Encontre um bom lugar para plantar.
Os bulbos precisam de muita luz solar, mas desde que eles comecem a crescer antes das árvores mostrarem as novas folhas na primavera, os lugares que geralmente são sombreados podem funcionar muito bem.

2 – Prepare o solo
Os bulbos são resistentes e crescem bem na maioria dos tipos de solos. Deixe-o pronto para o plantio dos bulbos, manipulando-o com uma enxada, certificando-se de que o solo está solto e livre de pedras e ervas daninhas.
- Escolha um local com boa drenagem, se os bulbos ficarem encharcados eles não irão cresce;- Adicione um pouco de adubo ao cultivar o solo, especialmente se ele é especialmente seco e arenoso;
- Evite áreas sombreadas por sua casa ou outra construção;
- Coloque os bulbos em um padrão decorativo, isso ajudará você a imaginar como os bulbos vão ficar quando eles crescerem.
- Você pode plantar tulipas em torno de sua caixa de correio, ou fazer uma linha de narcisos ao longo de seu caminho de pedras.

Plantando os bulbos
* Cave buracos para os bulbos
É importante plantar bulbos em uma profundidade adequada. Se o pacote em que seus bulbos vieram não tiver esta informação, procure informações on-line para se certificar de que você faça um buraco profundo o suficiente para cada tipo de bulbo.
* Os bulbos geralmente podem ser plantados muito próximos uns dos outros. Se você quer que eles cresçam em grupos, cave um buraco maior para acomodar mais do que um bulbo;
* Para grandes espaços adornados por bulbos, faça um espaçamento dos buracos com poucos centímetros de distância, e plante quantos você puder.

dáliavermelha
Plante os bulbos
Os bulbos são em forma de lágrima ou planos e é importante plantá-los com o lado direito virado para cima, para que as raízes possam crescer na direção certa.
* Para bulbos em forma de lágrima, plante-os com o lado pontudo para cima;
* Para bulbos planos, plante-os com o lado liso para cima.

Adicione um pouco de fertilizante
Uma vez que os bulbos estejam em seus buracos, você pode adicionar vitaminas para os bulbos ou farinha de ossos, disponíveis para compra em seu viveiro local. Isso irá incentivar o crescimento de uma flor saudável, porém os bulbos ainda tendem a crescer se você não adicionar fertilizantes.

Cubra os bulbos com o solo e cobertura para plantas.
Preencha os buracos em volta com a terra e manipule um pouco para garantir que o solo esteja compacto. Regue o local, em seguida, cubra com uma camada de folhas ou outro tipo de cobertura para proteger o bulbo.

Espere pela primavera
Se você plantar bulbos no outono, você pode esquecê-los até a primavera. Eles vão começar a aparecer quando o solo começar a aquecer e o clima esquentar.

tulipas
Deixe-os crescer ou corte-os para desfrutá-los dentro de casa
Os bulbos são abundantes, mas tem um período de crescimento relativamente curto. Elas são lindos externamente, ou você pode cortá-los para fazer um buquê para o interior de sua casa que vai durar alguns dias em um vaso de água.

Desfrute-os novamente no próximo ano
Muitas variedades de bulbos crescem por vários anos seguidos. Após cerca de 2 a 3 anos, será hora de plantar novos bulbos.

Dicas
* Bulbos tem a forma de bulbo. Outros “bulbos” são rebentos, rizomas e tubérculos. Eles têm uma forma exclusiva, mas todos armazenam energia para o crescimento no próximo ano como um bulbo. Tulipas e Narcisos são consideradas verdadeiras plantas de bulbo. Frésias e algumas variedades de Íris são rebentos enquanto o Canna Lily e algumas Íris são consideradas rizomas. Hemerocallis ou Lírios-tigre são consideradas plantas tuberosas;

* Não corte a folhagem verde, até que a floração termine. A folhagem verde permite que a planta crie e armazene energia no bulbo para a floração no próximo ano;

* Em climas mais frios, os bulbos podem ter que ser removidos para armazenamento no inverno. Verifique com um jardineiro, ou serviço de extensão universitária para mais informações;

* Se você está plantando bulbos em uma grande área, use uma pá e cave uma trincheira. Espalhe os bulbos na vala, certificando-se que as pontas do bulbo estejam voltadas para cima, em seguida, cubra com o solo;

* Plante grupos de bulbos do mesmo tipo para um belo jardim. Um ‘mar’ de narcisos florescendo exalta a primavera;

* Para promover o crescimento anual, fertilize os bulbos após o seu primeiro ano em solo. Use fertilizante feito especialmente para bulbo ou estrume de vaca. Siga as instruções da embalagem de fertilizantes. O estrume de vaca pode ser acrescentado no solo, ou apenas polvilhado sobre a camada de flores;

* Em climas mais quentes, os bulbos podem precisar ser refrigerados antes de plantar. Se não há animais nocivos, e a garagem for fria, coloque os bulbos na garagem para refrigeração.

iris