Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Crassula ovata
A  Crassula ovata é também conhecida popularmente como Árvore-da-amizade, Planta-da-sorte ou Planta-do-dinheiro.

É uma planta suculenta nativa da África do Sul, e é comum como uma planta de casa em todo o mundo.

Apresenta-se com ramos grossos e suaves, arredondadas folhas carnudas que crescem em pares opostos ao longo dos ramos, de um verde jade rico.

O crescimento do caule novo é da mesma cor e textura das folhas, mas torna-se marrom e lenhosa com a idade. Sob as condições corretas, eles podem produzir pequenas brancas ou rosa estrelas como flores no início da primavera. Presta-se facilmente para bonsai, dentro de casa.

O nome Crassula é o diminutivo do latim crassus que significa grosso ou gordura, referindo-se à natureza carnuda do gênero como um todo. O nome da espécie ovata significa em forma de ovo, referindo-se as folhas.

Há mais de 300 espécies de Crassula e, aproximadamente 150 são encontradas no sul da África, onde elas são comuns.

A planta é um dos maiores símbolos do Feng Shui, usada comumente em entradas de casas e nos jardins.

Apesar de ser uma planta originaria da África, ela se adaptou muito bem em tantas outras regiões inclusive aqui em nosso Brasil.

Crassula_ovata
Cuidados
- Como suculenta, a Crassula ovata requer rega normal quando o solo está seco no verão, e pouca rega no inverno. Muita água fará com que ela perca suas folhas (é fácil identificar rega excessiva pela aparência característica das folhas caídas) e, eventualmente, a haste irá apodrecer.

- Embora possa sobreviver à rega excessiva, o melhor é mantê-lo em um ciclo de 10-20 dias, no verão, e menos ainda (até um mês seco) no inverno. Deixando o solo seco entre as regas é essencial para uma planta saudável.

- Cresce em pleno sol, no entanto não tolera calor ou exposição excessiva ao sol direto,  mostrando os danos que vão desde folhas queimadas à perda de folhas e caules apodrecendo.

- A maioria das espécies comuns irá tolerar um grau limitado de geada, mas a exposição excessiva ao frio irá matá-las.

- A crassula ovata prefere solo bem drenado, e com bastante matéria orgânica misturada a pedriscos para aumentar а porosidade e criar as condições ideais para o crescimento satisfatório da planta.

- Caso ela tome bastante sol tem uma tendência de suas folhas, com o tempo, ficarem avermelhadas, dando uma coloração exótica a toda a planta.

crassulaovata
- Prefere solo bem drenado, e com bastante matéria orgânica misturada a pedriscos para aumentar a porosidade e criar as condições ideais para o crescimento satisfatório da sua planta.

- A questão das regas é bem parecida, por exemplo, dos cactos, no verão regue sempre que o solo estiver bem seco, uma vez ao mês, por exemplo, ou de 20 em 20 dias caso o clima esteja muito seco. E no inverno não regue, a planta do dinheiro tem uma enorme capacidade de armazenamento de água. Por isso fique tranquilo ela já fez sua reserva para passar todo o inverno;

- As crassula ovata tem uma facilidade de adaptação muito grande quanto a luminosidade (o que faz dela uma das prediletas por paisagistas para decorar interiores). Por isso você terá uma grande facilidade ao escolher o local onde sua planta irá permanecer. Caso elas tomem bastante sol tem uma tendência de suas folhas com o tempo ficarem avermelhadas, dando uma coloração exótica a toda a planta;

- As crassula ovata, devem ser podadas sempre na primavera, o que estimulará o seu desenvolvimento e o formato que a planta vai adquirir. Tenha em mente que a vida média de uma crassula ovata é de 30 anos, quando for escolher o vaso e o formato ideal para a poda. Lembre-se também que suas folhas são bastante pesadas, por isso mesmo a necessidade da poda anual, para não comprometer o caule com o peso excessivo das folhas e estimular o crescimento do caule para suportar o peso;

- É sensível à pragas como as cochonilhas que causam uma deformação que impede o crescimento da planta, para evitar esse tipo de praga o melhor é usar uma solução caseira de sabão em pó e água na proporção de ½ colher de sopa de sabão para cada litro de água. Faça isso uma vez por semana enquanto observar que o ataque não cessou de vez. Evite o máximo possível usar pesticidas, porque todas as suculentas são muito sensíveis a pesticidas, o que poderá inclusive vir a matar a planta;

- Quando bem cuidada a crassula ovata floresce uma vez ao ano, normalmente no inverno ou outono, principalmente se estive em um local assombreado.

Bem, com essas dicas de cuidados, você terá em sua casa, por longos anos sua Crassula ovata.

l_6d6d4de14ff84fab846e24508fd76035