Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Nicotiana_alata

O tabaco-ornamental é uma planta herbácea, perene e muito florífera. Pertence à família Solanaceae e é originária da América do Sul, Argentina e Brasil.

A planta cresce de 30 até 1,80 m de altura com folhas pequenas e espatuladas, verdes e apresentam pecíolos alados.

Floresce na primavera e verão, em profusão. As lindas flores tubulares, lembram pequenas estrelas atraem os beija-flores com suas cores e também os jardineiros. São bem delicadas e liberam uma fragrância à tardinha e à noite.

Elas ainda têm o grande poder de atrair lindas borboletas e beija-flores. A cor típica é branca, mas atualmente há diversas cultivares de cor verde-limão, rosa, salmão, vermelho e roxo.

A planta é interessante em maciços e bordaduras em jardins semi-sombreados. Locais em que muitas vezes outras plantas não floresceriam.

Plantar essa flor no jardim é um hábito difícil de parar. A natureza pouco exigente delas é apreciada e tornaram-se as favoritas anuais para canteiros, floreiras e vasos de janela.

Também vai muito bem acrescentando volume em jardins de rosas. Pode ainda ser plantada em vasos e jardineiras, adornando pátios e varandas.

A variedade de flores brancas ‘Grandiflora’ é muito perfumada e a escolha perfeita para jardins que serão admirados à noite, pois suas flores brilham em noites com a claridade da lua.

nicotiana

O tabaco-ornamental é uma planta nativa, rústica e versátil, que poderia ser melhor explorada no paisagismo brasileiro. Nos Estados Unidos já foram desenvolvidas muitas variedades e híbridos, com mais ou menos perfume e de cores e portes diversos.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Prefere à meia-sombra ou sombra filtrada, em local fresco.

Em locais de clima temperado é conduzida com anual, pois não resiste ao frio invernal. O beliscamento da ponteira de planta, propicia o crescimento lateral, deixando-a com aspecto mais cheio. É bom remover as flores velhas, estimulando assim uma nova floração.

Instruções para plantio
- Escolha um local onde sua fragrância noturna possa ser apreciada e receba incidência total de sol, ou uma sombra parcial. Ao escolher o local antes de comprá-las é possível determinar antes a quantidade necessária;

- Compre mudas individuais da planta que estão disponíveis em viveiros e lojas de jardinagem na primavera. As cores geralmente são branca, rosa, vermelho, roxo ou salmão. Elas são anuais e resistentes em todas estações e florescem do verão até a primeira geada;

- Para plantar as mudas utilize uma espátula para cavar um buraco pequeno, ligeiramente mais largo que as raízes e na mesma profundidade em que estavam crescendo. Gentilmente devolva o solo original e firme-o em volta da muda plantada com as mãos.

- Irrigue as plantas regularmente

Sua multiplicação é feita através de sementes, estacas e divisão das touceiras. É comum encontrarmos pequenas mudas em torno da planta mãe, resultado da queda natural das sementes no solo.

Advertências
- O tabaco-ornamental é uma auto semeadora e voltará na próxima estação;

-. As variedades menores geralmente são menos perfumadas. As maiores são melhores localizadas no fundo do jardim e podem precisar de uma estaca. Verifique os rótulos ou embalagens quando comprar as plantas e sementes para informações detalhadas da variedade escolhida.

riocercadodeárvores