Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




humulus

O lúpulo é uma planta trepadeira que cresce rapidamente e é nativa das ilhas britânicas. Humulus lupulus é mais comumente chamado de lúpulo.

Pertence à família Cannabaceae, tradicionalmente usado, junto com o malte (grão malteado), a água e o levedo, na fabricação do chope e da cerveja.

O lúpulo é um conservante natural, sendo essa uma das principais razões para ser adotado na produção de cerveja.

No calor do cozimento da mistura, o lúpulo libera suas resinas de sabor amargo, dando à cerveja sabor característico.

O lúpulo era adicionado diretamente ao barril de cerveja após a fermentação para mantê-la fresca enquanto era transportada. Foi assim que um estilo particular de cerveja surgiu, a Índia Pale Ale.

Na virada do século XVIII, os cervejeiros britânicos começaram a enviar cerveja forte, com muito lúpulo adicionado aos barris para preservar a bebida durante a viagem de vários meses para a Índia. No final da viagem, a cerveja acabava adquirindo grande intensidade de aroma e sabor de lúpulo. Perfeito para satisfazer a sede de pessoal britânico nos trópicos.

humuluslupúlus
Além de um constituinte da cerveja, o lúpulo é cultivado como trepadeira ornamental em jardins em áreas subtropicais e temperadas. Também é usado em pequena escala na alimentação, produzindo o chamado “aspargo de lúpulo”

O fruto — ou os cones — da planta agem como conservantes e adicionam um sabor amargo à bebida. O lúpulo também pode ser usado para fazer um chá calmante e relaxante ou pode ser cultivado e apreciado por sua bela folhagem abundante.

Cultivo
- Prepare um canteiro grande, com solo profundo, rico e bem drenado. Acrescente bastante esterco para obter melhores resultados. Esse local deve ter pleno sol e estar perto de uma fonte de água para tornar a rega mais fácil. O lúpulo precisa de algum tipo de estrutura de apoio, portanto escolha um local ao lado de uma cerca ou instale uma treliça, estacas, postes ou arcos.

- Comece em meados do inverno se for plantar por sementes. Deixe-as na água por 24 horas e, em seguida, coloque-as em um saco plástico com musgo de turfa úmido e deixe na geladeira por cerca de seis semanas.

- Plante as sementes em recipientes pequenos e mantenha-as em um local quente e protegido das geadas. As sementes devem começar a crescer em cerca de quatro semanas, mas pode demorar mais tempo. O primeiro ano de crescimento será muito lento. Transfira as plantas para o canteiro durante a primavera.

Humulus lupulus lupuloides
- Mantenha o rizoma refrigerado até que o canteiro esteja preparado, caso cultive uma muda ou um rizoma. Mergulhe o rizoma em uma solução de água morna e fertilizantes em pó para as raízes e deixe de molho durante uma hora, antes do plantio. Plante os rizomas a pelo menos 90 cm de distância entre si e cubra com uma camada de terra de 5 cm.

- Mantenha as plantas bem regadas e não deixe o solo secar. Utilize uma cobertura de solo orgânica e fertilize regularmente. Tome cuidado com o oídio, os pulgões e os ácaros, e trate a planta imediatamente se um desses problemas comuns surgir. Comece a colocar as plantas sobre os suportes quando elas tiverem cerca de 30 cm de altura.

Advertências
-
O lúpulo cresce lentamente no primeiro ano, mas muito rapidamente nos anos seguintes — de 2,5 a 7,5 cm por dia e até 6 m de comprimento. Apenas as plantas femininas produzem os cones que são usados ​​para fabricar cerveja.

- A planta pode irritar a pele, causando dermatite de contato em algumas pessoas. Use luvas ao lidar com essas plantas.

janel354