Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




vaso-com-pimenta

A pimenteira, que dar sabor a muitas receitas da culinária do Brasil e do mundo, está ficando famosa quando o assunto é ornamentação.

Elas estão ganhando destaque na decoração pela sua beleza, um equilíbrio perfeito do verde das suas folhas com a cor brilhante da pimenta.

As pimenteira são cultivadas em vasos pequenos e por isso, cabem nos mais diversos espaços quando o assunto é usá-las para decoração de interiores. Isso mesmo, ela pode ser cultivada dentro de casa em um vaso.

Apesar de toda a sua beleza e uso na decoração, o forte da pimenteira continua sendo como um condimento que dá mais sabor aos pratos. E sendo por um motivo ou pelo outro é bem verdade que a procura por pimenteiras nas floriculturas aumento e muito nos últimos tempos, afirmam os donos deste tipo de comércio.

Uma outra vantagem da pimenteira é em relação a sua aparência, ela muda de cor durante a fase de amadurecimento. Ela está verdinha e passa pela tonalidade laranja, em várias nuances, até ficar com o seu característico vermelho vivo.

pimenteira

Cultivo da pimenteira
Antes de começar o cultivo saiba de alguns detalhes que farão toda a diferença para que sua pimenteira cresça bonita e saudável:
* O solo deve ser leve, profundo, fértil e bem drenado;

* O clima deve ser quente para o cultivo;

* Ela pode ser plantada até mesmo em um pequeno vaso, não precisa de grandes áreas;

* A colheita acontece entre o quinto dia até o 55 depois da fase de floração;

* Escolha entre as pimenteira mais cultivadas no Brasil pela facilidade: pimenta-do-reino, pimenta de bode, de cheiro, cumari, malagueta e dedo de moça. Na ornamentação são plantadas as vermelhas;

* As sementes da pimenta normalmente são híbridas;

* Plantando a pimenteira no vaso é melhor optar por mudas de produtores.

Se você estiver plantando pela primeira vez uma pimenta escolha aquelas que são mais resistentes, as que não se deixam abater facilmente pelo ataque de doenças. Outro detalhe importante é a aplicação de bactericidas e fungicidas. Não esqueça também de prevenir pragas no seu cultivo.

A poda deverá ser feita no período de frutificação, isto é, logo no fim dessa fase. E ela é necessária para estimular o rebrotamento da planta e que ela continue a produzir.

A pimenteira pode dar frutos durante vários meses, o que vai fazer com que isso aconteça ou não é a temperatura, a fertilidade e as características do lugar em que ela foi plantada.

A colheita pode durar depois da floração entre 50 a 55 dias. Quanto maior for a temperatura de onde ela foi cultivada e está sendo cuidada, mas chances do desenvolvimento dela acontecer mais rápido.

janel9

bonsai glicínia

O cultivo de bonsais é muito mais do que o simples ato de se ter uma planta em casa – por muitos, considerado uma arte, o bonsai requer cuidados muito especiais, mesmo depois de já ter alcançado seu estágio completo de desenvolvimento.

Os cuidados especiais que os bonsais precisam garantem que eles possam viver muito mais tempo do que suas contrapartes em tamanho natural, e estes cuidados devem ser observados sempre. Para bonsais de interior, o primeiro fator que deve ser cuidado com muito afinco é a iluminação.

Rega
O bonsai deve ser colocado em um ambiente em que haja bastante luz clara, de preferência próximo a uma janela. Para que ele não resseque, e com isso, fique prejudicado, a umidade do ambiente deve ser mantida em torno dos 50%, seja com um umidificador ou mesmo com a presença de aquários ou decorações que tenham água em si. Quanto maior a temperatura ambiente, mais úmido o ambiente deve estar.

Os bonsais que são acondicionados dentro de casa não suportam muito bem correntes de ar, por isso, o ambiente onde ficam deve ser claro, bem iluminado e úmido, mas livre de vento.

Já para os bonsais que são cultivados para viver do lado de fora, eles precisam de, basicamente as mesmas condições de vida que uma planta comum que vive na natureza.

O único fator que tem de ser levado em consideração é um cuidado grande com a secagem do solo onde o bonsai está. Para evitar que os bonsais fiquem secos demais, por serem menores, eles secam mais rápido, o ideal é molhar a terra onde ele está plantado sempre que a superfície esteja seca.

Tanto para a rega dos bonsais de interiores quanto o de exteriores, o ideal é o uso de água da chuva,  é possível fazer isso apenas colocando um balde ou vasilha em um espaço aberto, em que a água da chuva caia diretamente, sem contato com telhados ou paredes antes, e então utilizando-a para regar.

Se isso não for possível, e a água da torneira tiver de ser utilizada, o ideal é deixar que ela repouse, sem movimento, por 5 ou 6 dias, antes de ser utilizada para regar os bonsais.

Outra dica importante é regar os bonsais com um borrifador, e não apenas na terra – isso garante que as folhas possam ser limpas também, e que o pó que se acumula nas plantas seja retirado sem a necessidade de limpeza direta.

janel10