Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




morangos22

O morango ou o morangueiro é uma planta híbrida que surgiu naturalmente na França durante o século XVIII, sendo resultante do cruzamento de duas espécies silvestres oriundas do continente americano, uma sendo a espécie Fragaria virginiana e a outra a espécie Fragaria chiloensis. Graças ao tamanho de seus frutos e da produtividade da planta, este híbrido se tornou o morango mais cultivado do mundo.

O morango na realidade é um pseudocarpo, ou seja, um pseudofruto ou um falso fruto, uma vez que o morango é o resultado do crescimento do tecido do receptáculo que contém os ovários da flor. Os reais frutos de um morango são as chamadas “sementes do morango”, que são frutos do tipo aquênio (um tipo de fruto seco), e que contêm uma única semente cada um. Cada flor tem muitos ovários e cada um gera, quando fertilizado, um aquênio.

O morangueiro é uma planta perene de vida curta que atinge geralmente de 10 a 30 cm de altura. Suas folhas são trifoliadas, isto é, cada folha apresenta três folíolos, como um trevo, e também são comestíveis, especialmente quando as folhas são mais jovens. A planta inteira pode ser usada para fins medicinais.

O morango é uma das frutas mais apreciadas no país, sendo utilizada não apenas para o consumo in natura, mas também para a confecção de doces, geleias, compotas, entre outros.

O cultivo de morango é comum no Brasil, e devido a isso as técnicas utilizadas não só para o cultivo, mas também para a colheita evoluem constantemente. Uma novidade para quem trabalha em plantações da fruta é o cultivo de morango suspensos, que atenuam um dos maiores problemas encontrados em trabalhadores rurais: as dores e problemas na coluna devido à colheita, pois o trabalhador precisa abaixar para colher os frutos e passa até 95% de seu tempo nesta posição.

A técnica de plantar morangos suspensos começou a ser testada no município de Rancho Queimado, situado em Santa Catarina, um dos maiores produtores de morango do país. A técnica consiste em plantar os morangos acima do solo, de modo que eles fiquem na altura da cintura.

Deste modo o trabalhador rural pode realizar suas atividades com segurança e mais conforto, sem prejudicar sua saúde. Os morangos são sustentados por estruturas de madeira, ardósia ou concreto, sobre a qual se colocam sacos plásticos ou material específico que é preenchido com o substrato para o plantio, misturando material orgânico ou o resultado da compostagem com o solo apropriado.

A escolha do material que forma a estrutura deve levar em consideração não só o custo, mas também a longevidade, motivo pelo qual a ardósia é o material mais indicado.

morangosuspenso

Morangos Suspensos
O espaçamento entre o suporte e o chão é de 80 cm, e a altura do saco de plantio é de 15 cm, resultando em 95 cn de altura total.

Os sacos utilizados podem comportar até 40 litros de substrato, em média, e novos tipos de substratos (como casca de arroz) estão sendo testados pelos agricultores, para melhorar os resultados do cultivo suspenso.

Depois de preenchidos com o substrato, os sacos recebem furos, para que a muda do morango seja depositada. Em um metro de saco, é possível plantar cerca de 9 mudas de morango.

O sistema é prático até mesmo para a irrigação, que é realizada através de canos colocados sob o saco. Além de beneficiar a saúde e produtividade do trabalhador rural, o sistema também é econômico, pois permite que o produtor utilize menos insumo, devido à quantidade limitada de terra no saco.

Esta técnica também é benéfica para agricultores que dispõe de pouco espaço, pois permite reutilização do mesmo trecho de plantio, apenas substituindo o substrato.

Clima
Podem ser encontradas cultivares que crescem bem em diversas faixas de temperatura. Alguns podem ser cultivados em regiões mais quentes, sendo porém sempre necessário um período de baixas temperaturas durante o inverno. O ideal é que a temperatura não ultrapasse, em média, os 22°C durante a frutificação. Além disso, considera-se que dias ensolarados e noites frias levam a produção dos melhores morangos.

Em regiões de clima temperado, subtropical ou tropical de altitude, o morango pode ser cultivado com relativa facilidade. Em regiões onde a temperatura não é baixa durante o inverno, as mudas de morango podem ser colocadas em um ambiente refrigerado a aproximadamente 4°C durante 15 a 20 dias, antes de serem plantadas.

Luminosidade
Grande parte das cultivares de morango são sensíveis ao fotoperíodo, ou seja, ao número de horas de luz em um dia. Entre estas, há cultivares de dias longos e cultivares de dias curtos. Cultivares de dias longos são adequados para regiões em altas latitudes, onde a duração do dia de luz varia consideravelmente durante o ano. Há cultivares que não são sensíveis ao fotoperíodo. É importante escolher cultivares adequadas a sua região.

morango suspenso (2)

O morangueiro necessita de boa luminosidade para crescer bem, com pelo menos algumas horas de luz solar direta diariamente. Em regiões mais quentes, o morangueiro pode ser sombreado durante as horas mais quentes do dia. Contudo, quando cultivado sem luz solar direta pelo menos por algumas horas por dia, o morangueiro tende a produzir poucos morangos.

Solo
O solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo situa-se entre 5,5 e 6,5.

Irrigação
Deve ser irrigado de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que fique encharcado.

Plantio
O morango é normalmente plantado do fim do verão ao fim do outono, dependendo do clima da região (mais cedo em regiões mais frias e mais tarde em regiões mais quentes). As cultivares de dias longos, cultivadas em regiões de clima temperado, são também plantadas na primavera.

O morango é plantado através de mudas oriundas dos estolhos (ou estolões) do morangueiro. O estolho ou estolão é um caule rastejante que cresce eventualmente lançando raízes e brotos, dando origem a novas plantas.

Compre mudas de fornecedores no início da plantação e nos anos seguintes obtenha mudas dos estolhos destas plantas. Corte os estolhos para a retirada das mudas quando estas estão bem desenvolvidas, cortando na metade do comprimento entre os brotos (as mudas) em cada estolho.

Morangos-Na-Varanda-17

Alguns horticultores esperam as mudas enraizarem antes de separá-las da planta-mãe, outros cortam assim que os brotos nos estolhos têm de 3 a 5 folhas. O espaçamento pode ser de 20 a 35 cm entre as plantas.

O morango também pode ser propagado a partir de sementes, mas este método é pouco usado, pois as mudas oriundas de sementes dificilmente têm as características das plantas progenitoras. Além disso, as mudas oriundas de sementes demoram muito mais para crescer e começar a frutificar.

A propagação através de sementes é mais utilizada por pessoas interessadas em obter novas variedades de morango.

Sendo uma planta pequena e de raízes relativamente pouco profundas, o morangueiro pode ser facilmente cultivado em vasos e jardineiras. O morango também é bastante cultivado em sistemas hidropônicos.

Tratos culturais
Em canteiros é preciso cobrir o solo com cobertura morta ou com um plástico opaco com furos para o morangueiro, para ajudar a controlar as plantas invasoras e para impedir que os morangos fiquem em contato direto com o solo.

Há estudos que mostram que morangos cultivados em solo com cobertura morta apresentam mais alta concentração de açúcar, flavonoides e antocianinas, em comparação com os cultivados em solo coberto com plástico preto.

Se novas mudas não são necessárias, corte os estolhos assim que surgem para induzir a planta a produzir mais morangos.

Colheita
Os morangos devem ser colhidos quando estão maduros, diariamente ou a cada dois dias. Colha cortando o talo, sem tocar no morango.

Os morangueiros são plantas perenes, mas produzem bem apenas por dois ou três anos. Assim, substitua as plantas a cada dois ou três anos (alguns horticultores substituem as plantas todos os anos).

janela 70

couve-flor003

Se você acha que isso é impossível porque não tem um quintal grande o suficiente para cultivar a couve-flor vai ver que não é bem assim. Você pode cultivá-la em vasos. Isso mesmo, o cultivo de couve-flor em vasos é possível, é simples e garante um ingrediente fresco na sua cozinha.

1º passo:
Um bom cultivo seja ele qual for para que seja bem sucedido deve começar com os cuidados com  a terra, o local que será plantado. E não seria diferente no caso da plantação no vaso. Comece fazendo o substrato, que no caso da couve-flor deverá ser o seguinte: duas partes de terriço, com duas partes de turfa, misturados a terra preta que será usada para o cultivo.

2º passo:
Substrato pronto é hora de pegar o vaso adequado (dicas mais adiante) e enchê-lo com a terra que foi preparada, mas é importante, que o vaso tenha aqueles furinhos no fundo que garante a drenagem da água da rega ou chuva.

3º passo:
Pegue as sementes de couve-flor que podem ser compradas em qualquer loja especializada em plantas e jogue-as dentro do vaso, para cada um, de 2 a 3 sementes. É importante que elas sejam colocadas observando a profundidade de 3 vezes maior o tamanho que será atingido.

4º passo:
Semente plantada é hora de fazer a rega, mas cuidado para não exagerar na quantidade de água.

5º passo:
O vaso deverá ficar em uma parte da casa que não receba tanta luz solar durante o dia todo. A couve-flor se adapta facilmente a todos os climas, mas não gosta da luz do sol direta por muitas horas.

6º passo:
Não esqueça de colocar aquele pratinho embaixo do vaso para que a água também seja absorvida pela raiz da sua couve-flor. Mas, também fique atento, coloque areia para evitar a dengue. A água parada em pratos de plantas pode se transformar em um foco do mosquito da doença. Faça a troca da água com frequência.

7º passo:
Ainda falando de rega atenção para não molhar as folhas da couve-flor, isso poderá resultar em fungos e acabar estragando a sua plantação.

8º passo:
Na estação da primavera é hora de acrescentar ao substrato um pouco de adubo orgânico, isso garantirá uma planta mais forte.

9º passo:
Lembre-se que você está plantando algo para ser consumido, por isso, não use produtos agrotóxicos para tratá-las e fique de olho no momento certo de fazer a colheita, quando ela apresentar a cor verde um pouco cinzenta. Quando os botões ainda estão fechados, a couve-flor não está pronta para ser consumida.

10º passo:
Uma dica é deixar para fazer a colheita em dias não muito quentes, ao contrário a couve-flor que ainda deve crescer sofrerá com a desidratação.

Cultivo-de-Couve-Flor-em-Vasos-3

Como conservá-la e outras dicas
*Assim que for feita a colheita da couve-flor, imediatamente, para que ela dure mais tempo antes de ser utilizada, prepare uma vasilha com água e bastante gelo, deixe-a imersa por uns 3 minutos e em seguida, coloque-a na geladeira, bem embalada;
* Você poderá usar o adubo orgânico logo na hora do cultivo e não poderá esquecer de usá-lo novamente na primavera. O melhor mesmo é usá-lo a cada 40 dias;
* Faça você mesmo o seu adubo orgânico usando restos de comida, húmus de minhoca, cascas de alimentos, esterco de boi, entre outros;
* Adubos orgânicos são encontrados facilmente em lojas que vendem produtos para cultivo e custam pouco;
* É muito importante que a sua couve-flor seja colocada em um lugar que ela receba a luz do sol indireta, tenha circulação de ar, a mesma importância você deverá dar quando estiver fazendo o cultivo. Procurar plantar a couve-flor no vaso em um lugar com as mesmas características.

O vaso certo para plantar a couve-flor
A escolha do vaso certo fará toda a diferença para que o seu cultivo de couve-flor em casa seja bem sucedido. Para que a planta desenvolva de forma normal e principalmente para que seja saudável é importante que ela tenha o espaço adequado.

Não é que dá para sair plantando cada espécie em qualquer lugar. Tem sempre um vaso adequado para cada uma delas. Claro, que o caminho mais simples é aquele de dizer ao vendedor o que você está pretendendo plantar.

Brassica oleraceae variedade botrytis

Veja alguns exemplos:
Quando a idéia é plantar as folhosas o ideal mesmo são aqueles vasos que a altura não ultrapassa 10 cm, que podem ser as seguintes: orégano, coentro, salsinha, couve, almeirão, alface, manjericão, hortelã e rúcula.

Quando a altura do vaso fica entre 30 e 40 cm, que são classificados como aqueles médios, as hortaliças de frutos se adaptam melhor a esse tamanho, podemos citar como exemplos: pepino, pimentão, tomate, rabanete, alecrim, nabo e berinjela.

Já aqueles vasos considerados grandes e estamos falando dos que possuem uma altura que supera os 40 cm são ideais para o cultivo das sementes que devem ser plantadas com uma boa profundidade. Um exemplo disso, está a nossa couve-flor, por causa da grande raiz. Além dela, podemos citar outros exemplos, como a beterraba, a cebola, o brócolis e a cenoura.

A ideia de manter uma horta em casa é excelente, porém, devemos ter atenção em fazer um cultivo saudável, dispensando os agrotóxicos. E claro, assim como a couve-flor outros alimentos podem ser plantados dentro de vasos ou jardineiras. Porém, para que esse tipo de plantação dê certo é muito importante observar as necessidades individuais da planta.

Outro fator que é determinante, além de atender as exigências de lugar, rega, clima, entre outros, é saber qual é o momento ideal para realizar o cultivo. Além disso, é importante saber que não basta cultivar e pronto, é preciso seguir os cuidados específicos do pós cultivo.

Assim como a couve-flor você poderá plantar outros alimentos em vasos e tê-los em casa frescos para hora do consumo. Porém, não esqueça de observar e seguir a regra de cultivo de cada um deles, que poderá não ser a mesma daquela usada para couve-flor.

florest1

fertilizante natural

Quem cuida de plantas em casa sabe o quanto o adubo é de extrema importância para que as espécies cresçam bonitas, saudáveis e fortes. E claro, que esse tipo de “ingrediente” para dar mais saúde as nossas plantas pode ser encontrado nas lojas especializadas em produtos para cultivo. Porém, sabemos também que em sua grande maioria, produtos químicos fazem mal à saúde e não são amigos do meio ambiente. Por isso, quanto mais produtos orgânicos conseguimos usar, melhor é, mesmo que seja necessário pagar um pouco mais por eles.

No caso do fertilizante ou adubo uma opção de ter algo saudável e fazendo você mesmo em casa. Sairá bem mais barato e você terá certeza de que está dando o melhor para as suas plantas.

1 – Faça adubo com casca de banana
Ao invés das cascas de banana irem para o lixo podem ser o ingrediente principal para se fazer um excelente fertilizante natural. É bem simples.

As cascas deverão ser cortadas em pequenos cubinhos e depois disso mais nada. Basta colocá-los próximos as suas plantas, que estejam na horta ou também as plantadas em vasos e xaxins.

A casca dá banana tem muito potássio e fósforo e ambas as vitaminas são importantes para o crescimento de plantas fortes e saudáveis.

2 – Cascas de legumes para fertilizante natural
Nada de jogar as cascas dos legumes fora. Junte cascas de abóbora, batata, chuchu e cenoura e faça um excelente fertilizante. Sempre cortando-as em cubos e depois colocando-as tanto na terra, no jardim, horta e vasos.

As vitaminas dessas cascas ajudam na nutrição das suas plantas e as ajudam crescer fortes e bonitas.

3- Água de jarro de flores de corte
água que serviu para manter as flores por algum tempo pode ser usada para regar as suas plantas. E mais, elas possuem nutrientes que agem como fertilizante natural.

Essa água fica rica em nutrientes justamente graças as flores que nela ficaram por um período e por isso, não deve ser desperdiçada.

E falando em água, considere também aquela dos legumes. Quando você colocar alguns deles para cozinhar, não coloque nada além da água, porque depois o líquido poderá ser usado para banhar as plantas.

Os legumes quando estão cozinhando liberam uma série de nutrientes nessa água, além de sais minerais e muitas vitaminas. Ficará uma água rica e um perfeito fertilizante natural para as suas plantas.

4 – Receita de fertilizante caseiro
É necessário uma lata bem grande e que no seu quintal tenha espaço para enterrá-la. Um terço dela deverá ficar embaixo da terra, bem no lugar que será adubado, e atenção, enterre de cabeça para baixo.

Com o fundo do latão virado para cima, você deverá fazer um pequeno buraco, que seja suficiente para passar restos de comida. E nele você irá jogar, cascas e restos de frutas, cascas de legumes, pó de café, casca de ovo, entre outras coisas. E mais, folhas secas e verdes. Depois de colocar tudo isso, tampe o buraco e esqueça essa lata por 3 meses.

Quando você retirar a lata o resultado será um material que será muito parecido com terra preta e não terá nenhum odor. E o melhor, você terá um fertilizante natural muito rico em nutrientes.

Pode plantar o que quiser naquela terra ou remover o fertilizante e usar em vasos ou em outra parte. E pode repetir o processo enterrando o latão em um outro lugar do seu quintal ou jardim.

5 – Café, ovos e cinzas como fertilizantes naturais
Café:
Tanto o pó de café usado como o café frio serve para fertilizar as plantas. Ambos têm uma alta taxa de nitrogênio, que fortalece as folhas e as raízes. No caso do café usado, poderá ser colocado diretamente na terra.

Ovos: As cascas dos ovos deverão ser trituradas e misturadas com água. Deixar por alguns dias maturando, uma semana é o suficiente e depois coar. Essa água é ótima para molhar as plantas. A vantagem é que a casca de ovo ajuda para que as folhas cresçam mais bonitas e vistosas.

Cinzas de madeira: As cinzas de madeira são ricas em oligoelementos, fosfato e potássio. Ela deverá ser mistura com água e usada somente uma vez por mês para molhar as plantas.

flores ao vento gif

10411971_793721694039886_1651253641004340864_n

A Lichia é uma fruta exótica com origem no continente asiático – China. Mas já chegou a diversos outros países, antes de aportar em terras brasileiras. A árvore tem um porte grande, apesar dos pequenos frutos, e podem chegar a medir até 15 m de altura.

Esses frutos surgem a partir de cachos, com aparência arredondada a oval, possuindo uma polpa com coloração branca, que se desenvolvem em árvores com galhos e troncos delicados.

A casca é vermelha e espinhosa, com uma fruta delicada e branca dentro dela. A semente que é encontrada no fruto pode variar de tamanho conforme a variedade da espécie.

É um fruto que têm uma vantagem extra, são ricos em vitamina C e podem tanto ser consumido em compostas e doces, como ao natural.

Depois de feita a retirada da semente, é recomendado que seja feito o plantio imediatamente, já que deixá-la em exposição por um tempo maior impedirá seu crescimento. Entretanto, fazer o cultivo da planta por meio de sementes é complicado, pois muitas delas podem não se desenvolver.

A árvore de lichia passa a produzir frutos depois de um período que varia entre de cinco a dez anos, o que torna o cultivo da lichia mais recomendado para os jardineiros mais experientes.

11053494_793721767373212_8444441512005685690_n

Cultivo
As sementes de lichia precisam ser adquiridas a partir de viveiros com fiscalização. Caso as mesmas sejam armazenadas de forma incorreta, acabam perdendo sua longevidade com maior rapidez. Para obter grande viabilidade das sementes, fazendo com que elas durem até oito semanas é preciso que sejam conservadas em lugares úmidos e com temperatura baixa, variando entre os 10ºC e 15ºC.

Para fazer p plantio da lichia tem que se ficar atento ao clima, já que é uma planta bastante exigente à temperatura. Em áreas onde predomina o clima tropical a lichia consegue um pleno desenvolvimento, entretanto apresenta desvantagem na produção, pois não é capaz de render o suficiente. Em razão disso, esta planta precisa estar num clima seco e frio antes de ganhar suas flores e, após, durante o restante do ano o clima precisa ser úmido e quente.

Também é preciso que se dê atenção para o fator da precipitação, já que a Lichia só tem adaptação positiva em lugares onde a precipitação está entre os 1250 e ainda os 1700 mm por ano. Em se tratando do solo ideal, ela se adapta bem naqueles mais profundos, que tenham uma boa drenagem e que possuam alto índice de matéria orgânica.

Assim que resolver fazer suas mudas de lichia é preciso que se fique atento quanto ao diâmetro delas, já que é preciso ter entre 1,5 e 2,5 cm e o plantio precisa ser efetuado quando o clima estiver úmido, o que ocorre geralmente nos meses de janeiro a março. Já entre os meses que vão de junho a julho acontece o período de floração da lichia.

Se bem cultivada, a árvore de lichia costuma produzir no máximo 45 quilos de fruta e no mínimo 30, entretanto no Brasil ela pode chegar a produzir até 300 kg durante o ano.

Depois de se fazer a colheita dos frutos é preciso que se tenha atenção quanto aos frutos que acabam perdendo com grande facilidade a coloração vermelha da casca, tornando mais difícil caso queira fazer sua comercialização. Para que isso não corre com facilidade, no decorrer da comercialização e ainda com o transporte é necessário que os frutos sejam mantidos em lugares frios, aumentando a vida útil da fruta na prateleira.

11002653_793721744039881_6631056589722161444_n
Cultivo em vasos
Materiais

* Vaso com 09 cm;
* Terra boa e própria para ser usada na jardinagem;
* Lichias que esteja em perfeito estado;
* Elástico;
* Saco Plástico em cor escura;
* Fertilizante que possa ser dissolvido em água.

Passo a passo
- Primeiro, retire a semente que é encontrada dentro da fruta;
- Encha o vaso que tem a mão com terra para jardinagem estéril. Coloque um pouco de água na terra, para que a mesma escorra por baixo do vaso;
- Nessa terra, faça um pequeno buraco e nele enterre entre quatro e cinco sementes da fruta e ponha mais ou menos 2 cm de terra por cima, para que a semente fique bem protegida e tenha mais espaço para se desenvolver;
- Ponha o saco plástico em cima do vaso e prenda com a ajuda de elástico convencional;
- Deixe o vaso num escuro e quente. Observe o vaso todos os dias e molhe o solo, se achar que é preciso. A muda da planta deve surgir a partir de duas semanas;
- Retire o saco plástico depois que a planta ter brotado e ponha numa janela onde o sol bata indiretamente;
- Depois que as mudas tenham entre três ou quatro folhas, já podem ser retiradas, e plantadas ao ar livre, usando como base a mesma profundidade que estava no primeiro lugar;
- Deixe a muda da lichia num lugar que tenha bastante iluminação depois de três ou até quatro semanas. Quando perceber que o solo que está plantado a muda está ficando seco, molhe-o com cuidado, e use fertilizante que dissolva em água, conforme as instruções que vêm inseridas no pacote, fazendo isso de duas em duas semanas.

A muda de Lichia cresce com bastante rapidez e até atingir os 20 cm de altura vai muito bem. Não se desespere se ela não crescer muito mais, além disso, já que isso somente irá acontecer depois dos dois anos, mostrando um crescimento vagaroso e pouco notável.

Mas aproveite a delícia e a beleza dos frutos e tenha uma dessas em casa, especialmente se você tiver um quintal grande e precisar de uma sombra para descansar e ler um bom livro. Além disso, árvores em casa ajudam na renovação do oxigênio, deixam o ar mais puro e leve, e consequentemente favorecem a sua saúde.

x portal