Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




heliconia-bihai

O Pássaro-de-fogo é considerada como uma planta tropical. Sua origem é da América do Sul e a espécie se destaca pelo forte colorido das inflorescências e pela abundante folhagem.

O seu caule é formado por rizomas e com longos pecíolos, que dão base para a sustentação de folhas grandes, verdes e com a enervação marcada. Seu ciclo de vida é perene, isto é, tem vida longa.

É também conhecida popularmente por Pacová-branca, Tracoá, Caetê-vermelho, Helicônia e Bananeira-silvestre.

Apesar de ser uma planta herbácea, o seu porte é arbustivo, e ela chega a atingir de 1,5 a 4 m de altura. As suas inflorescências lembram espigas, são eretas e surgem nas estações quentes (primavera e verão).

Elas são formadas por grandes brácteas de um vibrante vermelho alaranjado, com uma margem verde superior. Suas flores são pequenas, tubulares e da cor branca.

Como suas flores são nectaríferas, ou seja, possuem a capacidade de produzir néctar, os pássaros de fogo atraem animais, como morcegos e beija-flores, que acabam sendo seus principais polinizadores. O seus frutos são drupas, que se tornam azuis quando amadurecem.

heliconia-bihai
As inflorescências dessa planta são excelentes para serem usadas como elementos decorativos, já que são muito duráveis e resistentes, além de belíssimas. A sua grande variedade de cores permite criar diversos tipos de arranjos florais.

No paisagismo esta helicônia chama a atenção pela exuberante folhagem e flores de cores chamativas. Ela valoriza principalmente jardins de estilo tropical, em canteiros, maciços e bordaduras informais, suavizando construções, cercas e muros.

O efeito da planta cercando caminhos amplos também é muito refrescante e acolhedor. Pode ser plantada em vasos largos e conduzida em estufas em locais de clima temperado.

O pássaro de fogo, à medida que vai se desenvolvendo, tende a cercar os caminhos, proporcionando sensação acolhedora e bonita. Além disso, as plantas são excelentes controladoras térmicas, deixando o lugar mais fresco.

Ela é ideal para ser cultivada em vasos largos e estufas que possuam clima temperado. O pássaro precisa de sol ou meia-sombra para se desenvolver bem, além de estar em um solo fértil, drenável, adubado com matéria orgânica e regado sempre que possível.

Pássaro-de-fogo (Helicônia bihai)

As suas folhas são sensíveis ao frio extremo e geadas, mas caso a planta seja atingida, não se preocupe, pois ela brotará novamente na primavera seguinte.

Seu cultivo é perene, não necessita replantio. Fertilizações orgânicas anuais na primavera estimulam intensas florações.

Sua multiplicação é feita através de sementes, divisão do rizoma ou da touceira.

janel9