Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jacintos
Para que não sabe o que são plantas bulbosas, são plantas em que uma parte específica da estrutura destas espécies (bulbos) costuma ficar e se desenvolver por baixo da terra, se diferenciando de tantas outras plantas por ai.

Este bulbo também pode ser conhecido como caule subterrâneo, e é lá que estas espécies tão especiais armazenam os seus nutrientes, durante as regas, adubação e outros elementos do cultivo. É muito importante lembrar que esta acumulação de nutrientes em um caule por debaixo da terra é o que garante o impulso inicial destas plantas para a primeira brotação e até mesmo para que elas possam se manter ao longo de todo o plantio.

As plantas que possuem seus bulbos podem se comportar de várias maneiras diferentes, sendo duas as mais importantes. Para começar, elas podem ser perenes, ou seja, duráveis. Geralmente são plantas anuais, que entram em dormência vegetativa, perdendo sua parte aérea, em determinada época do ano. Mas, os bulbos estarão guardados para vegetação na próxima estação, reaparecendo sempre belas, mostrando tudo o que tem de bom.

Antes mesmo do período de uma nova brotação iniciar, os bulbos poderão ser deixados  em baixo da terra ou retirá-los, guardando os mesmo em um local ventilado, úmido e bem protegido.

Quando chegar o tempo de rebrotação, os bulbos poderão ser replantados, que não terá mudado nada e elas continuarão se desenvolvendo. Geralmente, quando a bulbosa não brota é porque ela está entrando em seu período de hibernação. Logo depois, a floração começa enchendo o jardim de alegria. Além deste grande milagre, as bulbosas costumam ser plantas mais resistentes entre todas as outras que existem.

As plantas bulbosas são ótimas companheiras. No geral, elas necessitam de poucos cuidados e podem, quando menos se espera, brotar com lindas flores. Algumas espécies liberam um odor incrível, tendo gosto de tê-las no seu jardim.

Existem variedades de bulbosas que florescem sempre muito rápido, brotando com velocidade e que se adaptam a climas diversos, se desenvolvendo nas áreas mais complicadas para plantio, tamanha é a sua força para brotar. Muitas delas conseguem brotar em várias estações do ano, sem muitas exigências, o que torna estas espécies inseridas dentro do grupo de baixa manutenção para cultivo.

Outra coisa muito interessante sobre as bulbosas é que elas podem florescer mesmo se seus bulbos forem deixados em prateleiras. Além disso, mesmo que seu ciclo de vida termine, as bulbosas costumam deixar seus filhotes de forma natural, com o intuito de propagar a espécie. Por causa disso, elas são consideradas muito resistentes, durante um longo tempo e sempre estando presente nos locais escolhidos para plantio.

tulipa amarela
Cuidados e cultivo das plantas bulbosas
Escolhendo as plantas
Por mais que as bulbosas sejam muito fortes a qualquer condição climática, é sempre bom escolher aquela espécie que mais se desenvolve no clima da sua região, já que o cultivo acaba se tornando muito mais fácil. Pesquise bastante sobre a espécie que você vai escolher para plantar, de forma que a mesma se desenvolva de uma forma mais prática. Com isso, seu jardim ficará lindo e você não terá um trabalho imenso para poder conserva-las.

Armazenamento
Com o bulbo comprado, nem sempre conseguimos plantá-lo de imediato, eles podem ser guardados em um local seco, arejado e protegido, para que posteriormente ele possa ser cultivado da melhor maneira possível.

Uma opção muito boa e que aconselham todos os especialistas é colocar os bulbos recém comprados em uma bandeja forrada e grande, com areia ou com papel limpo, estando o mesmo bem seco.

Lembre-se de manter os bulbos separados uns dos outros. Para não se perder e identificar cada um de seus bulbos armazenados, cole uma etiqueta em cada um indicando qual é a sua espécie e também qual a data em que ele foi adquirido. Esta etapa de identificação dos bulbos é muito importante e não pode ser esquecida.

Para evitar o apodrecimento dos bulbos mantenha a área de armazenamento sempre muito bem ventilada.

amarilis_vermelha
Plantando os bulbos
Antes de colocar os bulbos na terra, verifique sempre se a mesma não está muito encharcada e se o sistema de drenagem está bom.

Esta etapa é muito importante, pois os bulbos não conseguem se desenvolver bem em solos muito úmidos, mas lembrem-se que para terem um crescimento saudável eles precisam de umidade adequada o ano todo.

O solo deve ser regado 2 a 3 vezes por semana. É claro que nos períodos muito quentes e secos, as regas devem ser mais regulares.

Muita gente prefere cortar as folhagens das plantas de bulbo assim que termina a floração, porque acham que vão perder a energia. Mas isso não é recomendável. Os bulbos obtêm suas reservas de alimento justamente absorvendo a energia solar por meio do processo de fotossíntese de sua folhagem.

Assim, o ideal é deixar que as folhas murchem, fiquem amarelas e somente depois disso devemos cortá-las. Outra dica: não descarte os bulbos que se formam ao redor dos maiores. Plante-os em local separado e terá belos “filhotes” de seus exemplares.

Para iniciar o plantio, prefira um solo mais ou menos argiloso, onde não há a proliferação de fungos e faça uma cova bem profunda. Depois, basta inserir o bulbo e regar com apenas um pouco de água.

Esta parte é importante, pois solos muitos secos acabam desfavorecendo a floração de algumas espécies de bulbosas. Neste caso, a inserção de matéria orgânica logo após o plantio é muito importante.

Para cobrir a cova, misture uma matéria orgânica com uma camada grossa de terra. Depois, é só deixar que as bulbosas se proliferem lindamente em seu jardim, regando as mesmas regularmente para que a armazenagem de nutrientes nos caules subterrâneos seja feita da melhor maneira possível.

janel2

flor-de-maio
A flor de maio pertence à família das Cactáceas, e sua origem é brasileira. E como todos os cactos, possuem reservas de água em seu caule e, assim, conseguem suportar curtas estiagens…

Trata-se de plantas resistentes, adaptadas ao clima tropical, e precisam receber a luz, direta do sol pela manhã ou, à tardinha, pelo menos umas 4 horas diariamente.

Propagação
A flor de maio poderá ser propagada por estaquia dos gomos (caule) ou, por sementes.

caule da flor-de-maio
Propagação por estaquia dos gomos (caule)
Retirar dois segmentos inteiros de gomos (caule). Os melhores segmentos são os das extremidades da planta.

Enterrar o segmento inferior de forma que o outro segmento fique perpendicular com relação ao nível do solo do vaso.

Caso necessário, poderá ser colocado um palito espetado ao solo, como tutor, para que o gomo superior fique em posição ereta.

O solo deverá ser mantido ligeiramente umedecido.

Substrato
Deve ser misturado de forma homogênea:
Terra de boa qualidade, fibra de coco e areia lavada na proporção de 2:2:1.

O substrato deverá apresentar textura leve, totalmente drenável. A areia entra na composição apenas para aumentar a drenagem de água.

A planta não tolera substrato denso encharcado e com pouca drenagem.

Regas
O substrato deverá ser mantido levemente úmido, sem encharcamento. – Nos períodos mais secos do ano, haverá a necessidade de aumentar o numero de regas.

Observar os gomos da planta.  Caso apresentarem-se murchos, enrugados, é sinal de desidratação, neste caso, deverá aumentar a frequência das regas, de forma que o substrato fique sempre levemente umedecido.

Obs.:
O método de propagação de mudas por estaquia de gomos, deverá ser realizado no início da primavera, quando as plantas estarão saindo do seu período de dormência vegetativa.

frutinho da flor-de-maio
Propagação por sementes
As sementes são aqueles pontinhos negros que aparecem dentro da substância gelatinosa dos frutinhos, geralmente na cor vermelho arroxeado, que aparecem nas bordas dos gomos (caule), após período de floração.

Para semear, os frutos deverão estar na fase final de maturação.

Preparar um vaso, tamanho médio, com substrato de fibras de coco, ou similar, enchendo-o até a sua metade.

Umedecer o substrato uniformemente.

Espremer os frutinhos maduros, sobre o substrato de coco, de forma que a substância gelatinosa, contendo as sementes, fique totalmente distribuída.

Umedecer levemente, com um borrifador manual, para que as sementes entrem em contato direto com o substrato.

Cobrir a superfície superior do vaso, com plástico transparente, formando uma pequena estufa. Isso irá manter a umidade e a temperatura um pouco mais estável.

Colocar o vaso em local com bastante iluminação, sem o contato direto com a luz solar.

Umedecer sempre que perceber que o substrato estiver seco.

Logo as sementes se transformarão em pontinhos verdes e começarão a se desenvolver.

- As plantinhas deverão ser transferidas para vasos individuais, quando perceber que terão condições suficientes para essa mudança de habitat.

Obs.:
A multiplicação de mudas por sementes trata-se de um método lento, muito demorado parta a obtenção de plantas adultas.  O método mais acelerado, geralmente utilizado para se obter resultados rápidos, é o da estaquia dos gomos (caule).

rosachuva