Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ORQUÍDEA BULBOPHYLLUM.8

É o mais vasto e um dos mais complexos gêneros dentre as orquídeas, com cerca de 2 000 espécies bastante diversas, distribuídas pelos trópicos de todos os continentes com predominância no sudeste africano e asiático. Somente na Nova Guiné há mais de quinhentas espécies descritas.

Poucas são as características comuns a todas as espécies deste gênero. Apresentam crescimento simpodial e frequentemente apresentam rizoma bastante longo crescendo de forma desordenada com pseudobulbos bem espaçados, de modo que até que a planta forme uma touceira, seu aspecto é bastante desarrumado, muitas espécies apresentam crescimento cespitoso.

Têm uma folha por pseudobulbo, raramente duas. Estas são coriáceas e possuem pecíolo evidente. As folhas variam de poucos centímetros até quase um metro de comprimento.

A inflorescência é produzida a partir de nós do rizoma ou da base do pseudobulbo, e pode conter desde uma flor solitária, até dezenas de flores dispostas de maneiras variadas.

Algumas nascem formando uma coroa ou estrela, outras formam uma umbela ou corimbo, ou podem nascer enfileiradas e paralelas. As flores também variam de poucos milímetros até cerca de 30 cm de comprimento.

ORQUÍDEA BULBOPHYLLUM.

Normalmente o labelo dessas plantas é bem colorido e imita insetos da região em que vivem. Na maioria das espécies a base do labelo é apenas levemente preso ao resto da flor de modo que podem mover-se com a mais leve brisa atraindo insetos polinizadores.

Algumas são perfumadas e outras produzem cheiro bastante repulsivo, que pode assemelhar-se ao de carniça. As sépalas podem ser mais ou menos crescidas e consideravelmente mais largas que as pétalas e labelo.

Cultivo
São cultivadas das maneiras mais variadas conforme seu local de origem. De modo geral os Bulbophyllum asiáticos e africanos são plantas fáceis de manter, que gostam de bastante claridade, calor e muita umidade, mas não toleram o sol pleno, em poucos anos formando grandes touceiras.

Já algumas das espécies brasileiras podem ser consideradas de cultivo dificílimo. Muitas são rupícolas e gostam de bastante sol, e mesmo sol pleno com pouca umidade do ar. Outras provêm de florestas e apreciam mais umidade e menos sol.

ouvindo-a-chuva

Calceolaria-herbeohybrida

Essa é uma planta resultante do cruzamento de três espécies de Calceolária provindas todas do Chile. Trata-se de uma planta que possui flores com uma forma bem interessante o que acabou resultando nos nomes populares de Sapatinho-de-vênus, Tamanquinho e Chinelinho-de-madame.

O seu ciclo de vida é perene e basicamente se constitui num grupo de híbridos que são resultantes do cruzamento de três diferentes espécies de Calceolaria que são C. crenatiflora, C. corymbosa e C. cana.

É uma planta florífera perene cultivada de forma específica como planta de vaso. O seu caule é ramificado e a sua textura herbácea e de porte pequeno, chega a alcançar mais ou menos 30 cm de altura. As suas folhas são verdes, bastante rugosas, ovaladas e tem nervuras bem marcadas e os bordos denteados.

As suas inflorescências são retas e ramificadas, com inúmeras flores que podem ser vermelhas, amarelas ou alaranjadas. Também é possível encontrar flores com uma mistura dessas cores e pontilhados marrons. A flor da Calceolária tem a sua pétala inferior inflada ficando parecida com uma pequena bolsa.

calceolaria
Em geral a floração dessa planta se estende pelo inverno e pela primavera. São flores bastante interessantes para decoração de interiores e para serem cultivadas em casos e floreiras durante todo o seu período de floração. Em geral essa planta deve ser cultivada a meia-sombra ou então com uma iluminação difusa e num substratos fértil que seja bem drenável.

Uma boa dica é enriquecer o solo com matéria orgânica e realizar adubações regulares. As irrigações devem ser feitas com frequência e o melhor clima para o cultivo é o ameno, as regiões com clima tropical e subtropical são bem adequados para esse tipo de planta.

Uma planta bem interessante para a formação de bordaduras e maciços de renovação anual.

Nas regiões em que o frio é intenso a dica é cultivar essa planta em estufas protegida do frio intenso. A multiplicação é feita a partir de sementes que germinam em mais ou menos uns 10 dias.

O solo ideal para cultivar a Calceolária é aquele rico em matéria orgânica. Para enriquecer o solo a dica é preparar uma mistura de 1 parte de terra comum de jardim, 2 partes de composto orgânico e 1 parte de terra vegetal. Com esse aditivo o solo se tornará muito mais fértil para que a planta possa crescer e se desenvolver.

A Calceolária prefere um clima ameno nem sendo extremamente quente e nem muito frio. Como já destacamos nas regiões de frio intenso a dica é apostar em cultivar a planta numa estufa para que ela não sofra os efeitos das baixas temperaturas. Tome um cuidado especial com geadas.

Calceolaria-herbeohybrida-4
O cultivo bem sucedido da Calceolária deve ser feito à meia-sombra, trata-se de uma planta que não suporta o sol direito. Porém, ainda assim é importante que a planta receba a luz do sol de forma indireta por pelo menos umas 3h por dia. Toda planta precisa de luz do sol para realizar a sua fotossíntese mesmo que não se dê bem com a incidência direta dos raios solares.

É uma planta que gosta de água, porém, que não pode ficar com o solo encharcado, pois isso contribui para o surgimento de fungos que apodrecem a raiz. Em geral a dica é regar 2 vezes por semana essa planta. Tome muito cuidado quando for regar a planta para não jogar a água sobre as flores ou então sobre a base das folhas. O correto é regar apenas o substrato da planta e não jogar a água sobre ela de forma direta.

Sua multiplicação pode ser através de sementes ou estacas. Não esqueça de enriquecer o solo com matéria orgânica para ajudar a planta a crescer e se desenvolver de forma mais saudável.

A poda é outro fator importante para os cuidados com a Calceolária, pois quando você observa que alguns ramos da planta estão doentes ou mortes é essencial removê-los para não prejudicarem o restante da planta que está sadia. Deixar ramos mortos ou doentes na esperança que eles se recuperem é causar problemas para a parte que ainda não foi prejudicada pela doença.

Mantenha o hábito de observar a sua planta Calceolária bem de perto para ter a certeza de que está tudo bem com ela. Quando perceber algo estranho ou problemas remova as partes que foram atingidas e assim preserve o restante da planta. Vale destacar que parta evitar fungos é importante evitar encharcar a planta nas regas.

Cuidando bem da Calceolária ela alegrará sua casa ou o seu jardim o ano todo com o seu lindo e maravilhoso colorido.

file