Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Aurinia saxatilis

Trata-se de uma planta cujas flores parecem douradas, e isso as fazem muito atrativas. Estas flores começam a aparecer na Primavera, e a cor, tal como o nome indica, é amarelo ou dourado.

Seu porte é rasteiro, não ultrapassando os 30 cm, e é  bastante indicada  para a composição de maciços e bordaduras, mas também fica muito bonita quando plantada em vasos, pois o seu estilo pendente fica em evidência e desta forma esta planta é bem usada na decoração de varandas e sacadas.

Seja qual for a espécie, a cor dourada é predominante. Pela sua cor, esta planta é muito apreciada por quem tem um jardim.

Apesar de tudo, a cor não atrai só as pessoas como também abelhas. É preciso ter algum cuidado com o calor intenso ou mesmo a chuva em abundância.

O cesto-de-ouro é uma planta também conhecida como por Colchão-dourado, Tufo-dourado e Álisso-amarelo. É originária da Europa e da Ásia.

É uma florífera de ciclo de vida perene, suas folhas são verde-acinzentadas e dispostas em roseta. As suas inflorescências são ramificadas e formadas por numerosas flores amarelo-douradas na espécie mais típica.

Podemos encontrar variações com as flores amarelo-limão (“citrina”), flores dobradas (“flore-pleno”) e flores abricó (“sunnyborder abricot”).

É ótima para ser usada em jardins rochosos, plantada nos vãos de escadas e em muretas baixas. As flores atraem abelhas e borboletas, tanto pelo seu perfume quanto pela sua cor.

Deve ser cultivada em sol pleno, pois gosta de extrema luminosidade. O solo deve ser arenoso, fértil, bem drenável, adubado com matéria orgânica e regado periodicamente.

Gosta muito do frio e aprecia climas subtropicais e mediterrâneos. Tolera bem período de estiagem, se não forem muito longos.

O cesto-de-ouro é uma planta que não suporta o calor excessivo e muita umidade, por isso cuidado para não encharcar a terra quando for regá-la. Após a época da floração, deve-se fazer uma poda para que ela floresça novamente. Pode ser multiplicada através de sementes ou por divisão da ramagem enraizada.

Muitas vezes ao redor de uma planta surgem novas mudas, semeadas naturalmente. É uma planta que fica bem em vasos dentro de casa, só tome cuidado para que não entrem insetos atraídos por ela. Ela precisa ser poupada do calor intenso e da chuva em excesso.

O cesto-de-ouro é ornamental e muito usado em projetos de paisagismo. Ela é uma das espécies mais práticas, pois como não é muito grande e nem se expande muito, pode ser aproveitada de várias formas e em diversos lugares.

janela-chuva

Adubos-Naturais

Usar adubos naturais é a melhor alternativa para deixar as plantas do jardim mais bonitas e saudáveis. Além de não prejudicarem a saúde das pessoas que têm contato com a área verde de casa, eles garantem resultados rápidos, enriquecendo o solo e aos vegetais com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e a beleza das flores.

No caso das árvores frutíferas, a utilização desse tipo de fertilizante é fundamental para garantir frutos livres de agrotóxicos.

Alimentar a terra com as vitaminas e os minerais essenciais ao crescimento das plantações é importante devido aos desgastes provocados pela chuva e erosão. Fatores naturais que acabam retirando esses nutrientes do solo, deixando-o deficitário para o desenvolvimento adequado de qualquer tipo de planta.

Você não precisa ser um entendido em química para deixar suas plantas mais bonitas: é possível fazer adubos caseiros com ingredientes que todo mundo tem na cozinha. Há dicas para fazer adubos simples e caseiros que vão deixar suas plantas mais bonitas e saudáveis.

Os adubos orgânicos podem ser adquiridos em lojas de jardinagem ou ser feitos em casa, por meio do reaproveitamento de materiais que seriam descartados, como cascas de ovos e de frutas.

Orgânico caseiro
Produzir um adubo em casa é um procedimento simples, que ajuda a reduzir a produção de resíduos e exige apenas um pouco de paciência, pois é necessário esperar cerca de três meses para que fique pronto.

Para fazê-lo, é preciso que a pessoa pegue um latão de lixo e enterre 1/3 dele de cabeça para baixo no local onde deseja adubar, fazendo um pequeno furo no fundo do recipiente, por meio do qual serão jogados restos de alimentos como cascas de legumes, frutas e ovos, restos de vegetais e até o pó do café.

Em seguida, basta colocar folhas verdes ou secas por cima das sobras de alimentos e tampar. Depois de aproximadamente 90 dias, o material terá se transformado em um produto com aspecto escuro, inodoro e rico em vitaminas e nutrientes.

A dica especial de hoje é para quem possui um jardim caseiro, e quer dar mais vida e disposição para todas as suas plantinhas.

cascadeovos

Farinha de casca de ovo
Um adubo caseiro muito bom para todos os tipos de plantas do seu jardim é o uso da farinha feita com casca de ovo, que é rica em nutrientes e minerais indispensáveis para o bom crescimento das plantinhas.

E para fazer a farinha de cascas de ovos em casa você deve primeiro colocá-las para secar na sombra, pois o sol pode fazer com que o nitrogênio das cascas seja perdido com o calor em excesso. Faça isso logo após o consumo, para evitar o mau cheiro.

Depois que as cascas estiverem secas, você pode guardá-las em um saco de pão. Serão necessários pelo menos 12 ovos para produção de sua farinha caseira.

Quando tiver juntado muitas cascas de ovos, amasse-as com cuidado dentro do saco de pão, para que os pedaços fiquem menores. Agora é só colocar as cascas de ovos em um liquidificador e bater até que você obtenha um pó fino, que é muito mais fácil de ser absorvido pela terra de seu jardim. Esta farinha com casca de ovo pode ser armazenada em um pote de vidro com tampa, e armazenada em um local fresco

E para aplicar no seu jardim, basta uma colher de café em vasos pequenos, e duas ou três nos vasos maiores, que já é suficiente para beneficiar suas plantas. E a adubação pode ser repetida a cada 40 dias, caso seu jardim ainda necessite de uma boa adubação.

banana_casca

Cascas de bananas
Para a maioria das pessoas, a casca da banana não tem serventia. Por isso, ela acaba sendo jogada fora logo após o consumo da fruta. O que pouca gente sabe é que essa casca pode ser utilizada para enriquecer o solo, deixando a vegetação mais saudável e bonita, já que é rica em elementos como o fósforo e o potássio. Para isso, basta cortar algumas cascas em cubinhos e colocá-las junto às plantas.

Cascas-de-Vegetais

Cascas de vegetais
As cascas de alguns vegetais, como abóbora, cenoura, batata e chuchu, também podem ser usadas como adubo, pois são ricas em vitaminas. Para ajudar no crescimento saudável das plantas, basta cortar esse material em cubos e misturá-lo à terra do canteiro ou do vaso ou mesmo adicioná-lo ao vaso de fibra de coco.

Água reutilizada
Ao invés de jogar fora o líquido do vaso que continha flores ou aquele no qual os legumes foram cozidos, despeje-o diretamente no solo quando for regar as plantas. Nessa água estão elementos essenciais para fortificar as espécies do seu jardim e as flores plantadas em vasos.

Frequência de adubação
Folhagens devem ser adubadas a cada três ou quatro meses. Já os exemplares que dão flores exigem processos de adubagem a cada dois ou três meses.

Usar adubos naturais é a melhor alternativa para deixar as plantas do jardim mais bonitas e saudáveis. Além de não prejudicarem a saúde das pessoas que têm contato com a área verde de casa, eles garantem resultados rápidos, enriquecendo o solo e aos vegetais com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e a beleza das flores.

No caso das árvores frutíferas, a utilização desse tipo de fertilizante é fundamental para garantir frutos livres de agrotóxicos.

Alimentar a terra com as vitaminas e os minerais essenciais ao crescimento das plantações é importante devido aos desgastes provocados pela chuva e erosão. Fatores naturais que acabam retirando esses nutrientes do solo, deixando-o deficitário para o desenvolvimento adequado de qualquer tipo de planta.

Os adubos orgânicos podem ser adquiridos em lojas de jardinagem ou ser feitos em casa, por meio do reaproveitamento de materiais que seriam descartados. Para confeccioná-los é simples, basta ter em mãos alguns produtos.

janelabuterflay