Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




laranjeiras

A falta de espaço, principalmente nas grandes cidades, faz que as pessoas pensem que não é possível ter uma árvore frutífera em casa.

Essa matéria é para quem tem pouco espaço ou nenhum espaço com terra para o cultivo. Imagine que legal cultivar em casa algumas árvores frutíferas em vaso?

Ter uma planta frutífera em casa ajuda na decoração, pois ela pode ser agregada ao paisagismo do local. Além disso, a espécie promove contato direto com a natureza e é ótima para degustação.

Mas saibam que isso é possível e você poderá degustar os frutos do seu próprio cultivo, basta um pouco de dedicação e atenção às podas e adubação.

Várias espécies dessas plantas podem ser cultivadas em vasos, o que facilita o cuidado e proporciona mais economia.

Tudo começa com a escolha da espécie. As que mais se adaptam a esse tipo de cultivo são:
* Acerola
* Romãzeira
* Pitangueira
* Limoeiro
* Jabuticabeira

Confira algumas dicas de jardinagem para o cultivo de frutíferas em vasos:
Para as plantas crescerem fortes e sadias elas precisam de:
- Uma das principais exigências é que as frutíferas precisam de espaço suficiente para crescer e se desenvolver bem. Então, procure escolher um vaso grande, bem espaçoso, para que as raízes cresçam sem problemas. Não se preocupe com o formato – redondos, quadrados, retangulares, feito de qualquer material, mas precisa ter um tamanho proporcional ao da muda escolhida;

- É fundamental impermeabilizar o recipiente. Insira uma camada de brita no fundo para evitar o contato do utensílio com a planta;

- Quando for preparar o vaso para o plantio, é fundamental garantir um bom sistema de drenagem para escoar a água das regas. Antes de colocar a mistura de terra, coloque uma camada de argila expandida no fundo do vaso. Acrescente uma manta geotêxtil de cobertura e uma camada de substrato rico em matéria orgânica (pode ser esterco ou composto orgânico), bastante aerada e com boa capacidade de retenção de umidade e nutrientes. Isso contribui para a saúde e para o desenvolvimento da raiz;

- Prepare a mistura de solo da seguinte forma: 1 parte de terra vegetal, 1 parte de húmus de minhoca e 1 parte de areia. Encha o vaso com a mistura até mais ou menos a metade e ajeite a muda de forma que ela fique na altura adequada à borda do vaso. Centralize a planta no vaso e complete os espaços com um pouco mais de terra, mas não ultrapasse a parte entre o tronco e a raiz. Adicione mais terra, o topo da muda deve ficar mais ou menos a 3 cm da borda do vaso;

Se for preciso, abra mais a cova ou coloque mais terra para chegar na altura desejada. Lembre-se de fazer a tarefa com cuidado, preservando o torrão de terra da muda, pois ele protege as raízes. Agora complete o vaso com a mistura de terra e faça uma rega abundante;

- Terminado o plantio o plantio, é recomendável cobrir a superfície da terra com pedriscos. Além de ficarem bonitos, a cobertura protege e mantém a umidade. E por falar em proteção, no início a planta deve ficar num local arejado, mas longe dos ventos fortes. Além disso, nesse período inicial do plantio da muda, ela deve receber bastante sol, mas nos horários mais amenos, de preferência na parte da manha.

- Após o período de adaptação, a planta deve receber diariamente pelo menos 4 horas de luz solar direta. É preciso também cuidar da nutrição das frutíferas. No cultivo em vasos, as adubações devem ser realizadas com maior frequência e adequadas à espécie escolhida. De forma geral, dê preferência às adubações orgânicas com esterco curtido, torta de mamona, húmus de minhoca, etc.

- Opte por fazer o plantio no fim da primavera.

- A rega é outro aspecto primordial para manter as plantas em boas condições, é indicado que seja realizada 3 vezes na semana, sem deixar a terra encharcada demais. A iluminação solar também é indispensável. Pode ser indireta durante o dia todo ou direta por no mínimo 4 horas.

Como são espécies acostumadas a viver fixas em um só lugar, desaconselha-se mudá-las com frequência. Assim, deixe-as sempre em um mesmo local.

Depois de plantada, a árvore precisa de cuidados. É importante fazer adubação (rica em fósforo) de 3 a 4 vezes ao ano, e acrescentar terra vegetal e húmus de minhoca.

janel15

Véu-de-noiva (Gibasis pellucida)
O método para cultivo de flores no jardim é diferente do que é feito no vaso. Por meio de alguns passos simples, é possível plantar nesses recipientes sem dificuldades e conseguir belos resultados. Confira o que deve ser feito:

Escolha da planta
É fundamental optar por uma espécie que se adapte bem a esse tipo de plantio. As suculentas são as mais indicadas, pois armazenam água em suas folhas, raízes e caules, dispensando regas constantes. Há também muitas flores que podem ser cultivadas em vasos, como o Gerânio, a Petúnia, a Lobélia, o Amor-perfeito e a Prímula.

Gerânio

Petúnia

Lobélia azul

Amor-perfeito

Prímulas

Escolha do vaso
Há diversos modelos disponíveis para jardinagem, e os principais são feitos de plástico, cerâmica, barro, fibra, amianto e cimento.

Veja as características e cuidados necessários para cada um:
Plástico e fibra de vidro
As principais vantagens do plástico são a leveza e o preço baixo, enquanto os de fibra são mais bonitos e duráveis. Ambos quase não possuem porosidade, por isso, precisam de um bom sistema de drenagem.

Cerâmica ou barro
As vasilhas desses materiais são as mais comuns e apropriadas para a maioria das plantas. Por serem bem porosas, conferem ótima ventilação e drenagem de água. Como há um maior escoamento, as regas têm que ser mais frequentes.

Amianto ou cimento
Esses dois materiais contam com pouca porosidade, necessitando de uma boa camada de material de drenagem, como cacos de telha, seixos e argila, e de uma irrigação menos frequente.

Adubação
Não adube os vegetais assim que forem comprados – espere pelo menos duas semanas para isso. Faça a fertilização criteriosamente uma vez por mês e intensifique-a na primavera e no verão.

Drenagem
Todos os vasilhames devem ter furos no fundo. Para que a planta se desenvolva de maneira eficaz, crie uma camada de drenagem sobre essas aberturas com argila, seixo, cacos de telha ou pedregulho, o que irá facilitar o escoamento do excesso de água e impedir que a terra vá para o fundo do vaso. Outra ação importante é colocar um pedaço de manta geotêxtil (também chamada de manta de bidim) sobre essa camada antes de inserir a terra.

Plantio
Depois da adubagem e da drenagem, ponha terra até metade da vasilha e então deposite a planta. Assegure-se de que as raízes estão bem colocadas e não hesite em podá-las um pouco caso estejam muito grandes. Com o vegetal reto, vá introduzindo mais terra (o ideal é que fique a 1 cm da borda), dando leves socos para assentar. Para finalizar o plantio, aperte toda a terra em volta da planta a fim de deixá-la bem firme e regue-a para completar o assentamento.

flores ao vento gif

plantas para apartameno
Para quem gosta de plantas, mas vivem em um apartamento, aprender como iniciar um jardim de apartamento oferece a oportunidade de desfrutar de seu passatempo favorito, mesmo em um apartamento. Caso tenha uma janela ensolarada, poderá começar um jardim facilmente. Até mesmo um apartamento com luz limitada pode ser equipado com luzes para plantas, para criar um espaço interior repleto de flores, ervas e até legumes.

Há muitos tipos de jardins de apartamentos. Algumas pessoas cultivam ervas na janela da cozinha de seu apartamento, enquanto outros plantam orquídeas, violetas africanas, plantas exóticas. Jardineiros mais ambiciosos criam jardins no terraço cheio de plantas.

Enquanto a ideia de um jardim no terraço é sedutora, a maioria das pessoas tem suas atenções para algo um pouco mais modesto. Aqui estão alguns tipos e ideias de jardins de apartamentos para ajudar você a começar.

Criar um belo jardim interno em um canto acolhedor do seu apartamento. Escolha um canto que receba luz, pleno sol ou equipado com refletores que vão ajudar a planta crescer. Certifique-se de que as luzes dos refletores estão posicionadas corretamente para só refletir luz nas plantas.

Devem ser escolhidas plantas que se desenvolvem em ambientes fechados. Cultivar orquídeas é um hobby exótico, as orquídeas são surpreendentemente resistentes e se desenvolvem bem em apartamentos se for dado a luz certa e a umidade necessária. Outras plantas encantadoras e que vão colocar cor no interior do seu apartamento são as violetas africanas, que prosperam bem próximas a janelas ensolaradas, plantas aromáticas, como gardênias e jasmim também são excelentes opções.

Uma dica é organizar as plantas em uma prateleira ou estante perto da janela, em um canto do ambiente escolhido para fazer seu jardim. Escolha uma grande planta focal, talvez uma folhagem para interior ou uma palmeira ou bambu. Coloque-a ao lado de sua cadeira e use-a como base para colocar as outras plantas ao redor.

Muitas pessoas que moram em apartamentos sonham com o cultivo de hortaliças e não sabem que vegetais podem ser cultivados em um apartamento. Nem todo vegetal se desenvolve bem, é claro, mas você pode plantar alfaces, por exemplo, dentro de casa. Se você tem uma varanda, é ainda melhor , você pode cultivar tomates , pimentas, pepinos, e até mesmo pequenas frutas, como morangos e melões .

Plantas em varanda de apartamento
Um jardim na varanda deve receber muita luz para prosperar. É mais fácil quando você compra plantas especificas para apartamento em um centro de jardinagem. Escolha as plantas maiores e mais saudáveis.

Outra opção para os moradores do apartamento é plantar um jardim de ervas na janela. Você pode comprar kits em uma loja de jardinagem, que incluem um longo tabuleiro, estreito que se encaixa perfeitamente no parapeito da janela, vasos, terra e sementes. As melhores ervas para se cultivar no parapeito da janela são: manjericão, alecrim, cebolinha e pimenta .

plantas-ornamentais
Culturas frutíferas, como tomates e pimentas precisam de ajuda com a polinização. Basta escovar suavemente a mão as plantas, todas as manhãs para forçar o pólen para fertilizar as flores. Algumas pessoas também colocam um pequeno ventilador sobre as plantas para ajudar na polinização.

As flores são mais tolerantes do que os vegetais. Plantas compactas, como begônia ocupam menos espaço e prosperam melhor do que as que se alastram. Estas plantas compactas crescem bem em locais bem iluminados no interior do apartamento.

Seja qual for o interior onde as plantas serão cultivadas, fique sempre atento a: regar cuidadosamente, adubar de forma adequada, e verificar regularmente as pragas.

janel6