Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




summer-flower-garden
Para muitos, as flores são a definição de um jardim. Não importa o seu nível de experiência, você pode ter a beleza das flores florescendo em sua vida. Mas, são os  princípios básicos sobre as flores que vão garantir um jardim florido o ano todo.

Sol é essencial
A maioria das flores precisa de um local cheio de sol, com pelo menos 6 a 8 horas de sol por dia, durante toda o tempo de crescimento.

O sucesso está no solo. Um solo bom e não muito arenoso, com matéria orgânica suficiente para alimentar as raízes das flores. O bom solo é essencial para o sucesso da jardinagem com flores e também para os vegetais. Sempre é interessante testar o pH e fertilidade do seu solo e depois visitar um site de análise de solo para sugestões.

Anuais e perenes
Quando se quer plantar uns jardins de flores estes são os dois tipos básicos de plantas com flores. Anuais passam por todo o seu ciclo de vida em uma estação de crescimento: germinação de uma semente, crescimento folhas e raízes, produção de flores, criação de sementes e depois morrem. Elas são populares entre os jardineiros, porque, com o devido cuidado, elas florescem durante toda a temporada.

cosmos-3

flor anual
Perenes são plantas cujo sistema de raiz permanece subterrânea e viva por vários anos ou até mesmo décadas. A parte acima do solo pode ficar dormente, mas a planta ainda está viva e vai brotar novamente na primavera. A compensação para a vida longa das perenes é que elas florescem por apenas algumas semanas ou meses de cada ano. Exatamente quando e quanto tempo varia entre as espécies.

Qual é melhor?
Ambos têm o seu uso no jardim. As anuais são ótimas para lugares onde você quer ter um monte de flores, mas elas geralmente precisam de mais água, adubação e outros cuidados, e plantá-las todos os anos pode ser uma tarefa árdua.

Flores anuais permitem que você mude o visual do seu jardim de um ano para outro. Mesmo um jardim com uma estrutura de plantas perenes pode receber diferentes plantas anuais a cada ano.

As perenes fornecem estrutura estável e forma a um jardim, e muitos jardineiros deliciam-se com a expectativa de esperar a floração. As perenes precisam de menos cuidado do que as anuais.

As flores perenes podem ser plantadas a partir de sementes ou de mudas, e pode demorar um ano ou mais para se estabelecerem no jardim, mas a beleza vai pagar o esforço. Se você quiser flores agora, as anuais são a solução. Mas não é uma coisa ou um ou outra, muitos jardineiros combinam plantas anuais e perenes.

Sementes ou mudas?
Ambas as plantas anuais e perenes podem ser plantadas a partir de sementes diretamente no jardim, mas vai demorar um pouco para elas germinarem, se desenvolverem e florescerem – várias semanas para anuais, até um ano para perenes.

É por isso que muitos jardineiros preferem plantar sementes em vasos e mantê-las dentro de casa para replantar quando o clima fica mais quente. Você também pode comprar mudas das flores. Nesse caso é melhor comprar plantas que não estão em flor.

petúnias
Plantar no local certo
Muitas vezes, nós nos encantamos por determinadas flores, sem sabermos se podemos dar-lhe o que ela precisa para crescer e florescer. Mas você teremos mais sucesso com as duas plantas anuais e perenes, se descobrirmos primeiro que tipo de solo temos,  quanto sol, quanto tempo temos disponível para regá-las, quanto trabalho estaremos dispostos a fazer para ter uma jardim com flores, para depois encontrar as plantas que se adaptam às nossas necessidades.

Na sombra: em geral, quanto menos luz solar tivermos menos flores teremos. Na meia sombra, plantas com flores podem produzem folhas, mas sem flores. Algumas espécies de plantas anuais e perenes podem florescer com menos de 8 horas por dia de luz solar, mas teremos que procurá-las.

Aqui estão tipos de flores anuais que poderemos semear as sementes diretamente no jardim, após o fim do inverno. Seguindo sempre as instruções no pacote de sementes. Todas estas plantas precisam de sol pleno.

alyssum
Alyssum
Flores brancas perfumadas em plantas baixas, cerca de 8 cm de altura. Muitas vezes usado em torno de plantas perenes.

calendula (1)
Calêndula
Flores alaranjadas brilhantes com tons de marrom. São tradicionalmente plantadas com tomates para dissuadir algumas pragas de insetos.

amor-perfeito
Amor-perfeito
Esta é a rainha dos jardins no inverno, com uma beleza delicada que encanta a todos.

dedaleira
Dedaleira
Planta que pode ser cultivada como medicinal, e também como ornamental.

Janela-menina

eugenia-uniflora1
A Pitangueira é uma árvore frutífera e floresce em algumas épocas do ano. Seu fruto, a pitanga, bastante conhecida no Brasil e é característica pelo seu gosto adocicada.

É uma árvore nativa da Mata Atlântica, assim como outras plantas consideradas de pequeno porte. Seu fruto, pitanga, é bastante comercializado, assim como as folhas da pitangueira que possuem ótimos efeitos contra alguns problemas de saúde.

Depois do seu desenvolvimento completo, a árvore chega a atingir 12 m de. Sua copa possui formato piramidal com folhas, em sua maioria, bastante pequenas e ovais.

A pitangueira também tem um cheiro característico justamente por causa das suas folhas e frutos, que permite reconhece-la no meio da mata. Seu tronco é um pouco tortuoso e bastante ramificado. Na época em que a Pitangueira floresce, ou seja, na primavera, pequenas flores brancas aparecem e atraem alguns insetos polinizadores como as abelhas. É uma planta recomendada para plantio em locais de reflorestamento e áreas degradadas.

A pitanga é também conhecida por cereja brasileira. Ela é bem pequenininha mas bastante doce, do tipo dupra, carnosa e possui uma casca vermelha. Quando está madura, a polpa se torna bastante adocicada. Por isso, a pitanga é tão apreciada não só pelos humanos, mas também por pássaros e outros animais selvagens. Dependendo da região, os frutos ocorrem até o final do verão.

Além da pitanga ser um fruto bastante apreciado, possui diversas substâncias benéficas ao organismo humano e animal: vitaminas A, C, B2, cálcio, ferro, fósforo e carotenóides (licopeno).

Eugenia Uniflora
Como cultivar
A Pitangueira pode ser facilmente cultivada no litoral e em pomares meramente domésticos. A planta não suporta ventos fortes pois suas flores acabam sendo derrubadas e a frutificação diminuída.

A árvore se desenvolve bem em locais úmidos, mesmo que não exija uma fertilização completa. Lembrando que tal espécie precisa de muito sol para crescer bem e frutificar da forma correta. Desenvolve-se bem em locais de clima quente e úmido com boa distribuição de chuvas durante o ano, é bastante sensível ao frio e não suporta geada.

Quando fazer o plantio da Pitangueira, abra a cova o dobro do tamanho do torrão, coloque no fundo adubo animal de curral bem curtido, cerca de 1 a 2 kg/cova ou cama de aves, metade deste valor. Coloque composto orgânico e misture bem, regando bastante antes de colocar o torrão. Ao redor deste preencha com composto orgânico e regue bem nos próximos 10 dias.

Uma das melhores épocas para plantar a Pitangueira é no inverno. Nos estados mais ao norte do Brasil, a época de muitas chuvas também é ideal para começar o cultivo. Todo o ano é preciso realizar a adubação também no inverno, com a mesma mistura. Não se esquecendo de regar bem a árvore depois da adubação.

A Pitangueira mesmo sendo uma planta nativa da Mata Atlântica, pode também ser encontrada em áreas subtropicais do Brasil como em Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Ela também é encontrada em outros países como Caribe, em todo o continente africano e nos EUA.

peixe