Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Tecoma stans2
Este arbusto perene cresce no sul dos Estados Unidose pertence à família Bignoniaceae. Recebe vários nomes devido a suas flores amarelo vibrante em forma de trombeta que florescem na primavera, verão e outono. São eles: Amarelinho, Guarã-guarã, Ipê-amarelo-de-jardim, Ipê-mirim, Ipezinho-de-jardim ou Sinos-amarelos.

Em áreas com geada forte, geralmente crescem como um arbusto, mas em climas amenos pode crescer como uma árvore que chega a alcançar até 25 me de altura. Você pode cultivar ipê de jardim através de sementes ou mudas.

Como cultivar o Ipê-de-jardim
* Primeiramente encontre um local ensolarado e bem drenado para plantar o ipê-de-jardim, pois a planta gosta de sol e pouca água. Um contêiner serve e ele poderá ser protegido, se necessário.

* Dê bastante espaço a planta. É um arbusto perene, o qual cresce até 2 m de altura e 2 m de largura, o que faz com que ele não seja o arbusto ideal para ser plantado frente do canteiro de flores. Coloque-o mais no fundo.

* Molhe e fertilize o ipê-de-jardim quando plantado e no começo da estação. Selecione um fertilizante balanceado e siga as instruções na embalagem. Uma vez estabelecido, o ipê pode aguentar longos períodos de seca.

* Fique atento às flores amarelas em formato de trompete. O ipê tem grandes flores e produz várias delas, quando estiver estabelecido. Cuidando apropriadamente, elas nascem de maio a outubro.

* Procure por sementes, as quais são longos grãos. Remover os grãos cedo irá resultar em mais flores. Esperar que eles amadureçam, porém, fará com que tornem-se adequados para novas plantações. Guarde alguns para plantar depois.

* Corte a planta em janeiro, de modo que será mais cheia e bonita no próximo ano. Em áreas mais frias, mova o contêiner para um lugar menos frio ou cubra-o em noites geladas.

Tecoma stans2
Semeando o Ipê-de-jardim
* Se as sementes estiverem verdes, primeiramente é preciso colocar para secar. A Tecoma stans é uma produtora abundante de sementes. As sementes da planta não necessitam de cuidados especiais e podem ser armazenadas durante vários meses antes do plantio.

* Coloque as sementes em um pote ou bandeja cheio de musgo. Cubra parcialmente com um plástico.

* Mantenha-a úmido até que os brotos se desenvolvam.

* Coloque o pote ou bandeja em um local onde receba luz indireta. As sementes germinam entre 14 a 2 dias se for mantida em um local com um temperatura de 20º C.

Plantio de mudas
* Durante os meses da primavera ou verão, retire estacas de cerca de 4 a 8centímetros de comprimento das pontas dos galhos semi- lenhosos com uma faca afiada.

* Coloque as estacas em uma mistura de musgo de turfa úmida e em um vaso pequeno.

* Cubra o vaso com um saco plástico. Você pode fixá-lo com uma borracha.

* Coloque o corte vaso com luz solar indireta. O corte pode também ser colocada sob uma luz fluorescente.

* Molhe somente o necessário, mantenha úmido mas não encharcado.

* Replante em um vaso maior com substrato normal depois que a planta crescer alguns centímetros.

* Transplante as mudas para um local ao ar livre após a planta atingir 31 centímetros de comprimento.

Sementes de Ipê de jardim germinam facilmente em solos arenosos. Você pode plantar as sementes diretamente no solo, não é necessário excesso de umidade  para a germinação. Fertilização geralmente não é necessária para plantas nativas , como ipês de jardim.

Evite molhar em excesso as mudas, porque pode causar apodrecimento da raiz e crescimento de fungos.

janel3

P3040020

A orquídea é uma das flores mais populares e procuradas pelas pessoas que estão começando um jardim. As plantas conhecidas por esse nome fazem parte da família Orchidaceae que faz parte da ordem Asparagales. Essa é uma das maiores famílias de plantas do mundo.

Um dos motivos que tornaram as orquídeas tão populares é a sua variedade de cores e formas e também o fato de existir em todos os continentes com exceção da Antártida. Pelo o que já foi possível perceber essas plantas tem o seu quê de mistério e curiosidades.

Descobrindo as curiosidades a respeito das orquídeas, podemos encontrar novos motivos para gostar dessas plantas e desejar tê-las em nossos jardins.

Algumas pessoas tem uma idéia errada de que as orquídeas são parasitas, isso porque essa planta cresce sobre outras árvores. Porém, a curiosidade está no fato de que as elas utilizam as árvores somente como um apoio para buscar a luz e não parasitam a mesma.

Essas plantas nutrem-se apenas do material em decomposição que cai das árvores que utilizam como apoio, aquele que se acumula no emaranhado de suas raízes.

Outro dado interessante e curioso a respeito das orquídeas é que elas possuem muitas formas de se reproduzir, algo que garante a prosperidade da espécie. Dentre as formas que mais se destacam de reprodução estão a dispersão de sementes, meristemagem e semeadura in-vitro.

vanilla-planifolia
Utilidades das orquídeas
Geralmente plantas que possuem uma grande variedade de espécies tem grande utilidade para as indústrias de produtos medicamentosos ou de beleza. As orquídeas, porém, mesmo tendo uma grande variedade de espécies são utilizadas apenas como plantas ornamentais.

Na lista dos usos mais comerciais das orquídeas podemos incluir a produção de baunilha que é feita a partir dos frutos das espécies que pertencem ao gênero Vanilla. No que se refere a ornamentação apenas uma pequena parcela de toda essa variedade acaba sendo utilizada para decoração.

É importante destacar que a partir de diferentes tipos de híbridos de orquídeas os cultivadores de orquídeas conseguem obter espécimes com um grande valor comercial.

O formato das Orquídeas
Se pensarmos nas espécies de orquídeas poderemos chegar a conclusão de que à conclusão de que em grande parte dos casos não se trata de um espécime muito vistoso, porém, as suas formas intrigantes é o que a torna uma planta bastante cultuada pelos aficionados.

Uma curiosidade que surpreende os mais leigos no assunto é fato de que as Orquídeas despertam o interesse de colecionadores que se juntam nas chamadas associações orquidófilas para procurar pelos mais raros exemplares da espécie.

Para ter-se uma ideia da força desse tipo de coleção existem diversas associações dessas espalhadas por diversas cidades ao redor do mundo. Nestas sociedades são organizadas palestras, exposições de orquídeas, estudo de novas espécies e muito mais. Uma coleção de valor para quem gosta de orquídeas.

Catasetum tenebrosum

A Orquídea-negra
Esta é uma das espécies mais procuradas por colecionadores ao redor do mundo, mas  não passa de um mito, pois apenas o Catasetum tenebrosum (encontradas no Peru) tem uma cor marrom que chega próxima a tonalidade negra, mas que ainda assim não é negra.

Epidendrum scalares
A maior Orquídea brasileira
A maior orquídea encontrada no Brasil é a Epidendrum scalares, ela pode ser vista nos estados de Minas Gerais e Bahia. Essa espécie pode atingir mais de 6 m de altura.

Coelogynes Cristatas
Coelogynes, uma orquídea das montanhas asiáticas
Por mais incrível que pareça existem orquídeas nas montanhas asiáticas, são as Coelogynes. O mais interessante é que a floração dessas plantas apenas acontece nos anos mais frios, pois elas precisam de uma diferença de mais ou menos 10°C a 15°C entre a temperatura do dia e da noite.

A orquídea é senhora de si
A Orquídea é uma planta Autótrofa, ou seja, tem a capacidade de produzir o seu próprio alimento. Isso acontece através do processo de fotossíntese que faz a transformação de gás carbono e a água em oxigênio e carboidratos com a ajuda da luz, da clorofila e do calor.

Orquídea do meio-dia
As lindas orquídeas são carinhosamente chamadas de meio-dia no sertão de Minas Gerias porque é nesse período do dia que elas se destacam com mais intensidade, isso devido a presença do sol incidindo sobre o seu colorido.

Cattleya Nobilior
Cattleya Nobilior
A variedade de orquídea Cattleya nobilior não gosta de água e precisa de uma atitude bem interessante para florescer totalmente. Após o amadurecimento dos pseudobulbos é importante cessar as regas da planta. Isso até que aconteça a sua floração entre os meses de maio a outubro.

Peristeria elala
Peristeria elala – A flor do Espírito-santo
Essa orquídea é originária do Panamá e é conhecida de forma popular como a “Flor do Espírito Santo”. Trata-se de uma planta sagrada para os nativos, as suas formas compostas de um labelo carnoso com lóbulos basais ascendentes juntamente com a sua antera formam algo que se parece com uma pomba da paz. É possível ainda observar a forma da cabeça dessa pomba na flor.

O pH da Orquídeas
Um estudo sobre o pH mais interessante para cultivar orquídeas indica que o ideal fica entre 4,5 e 5,5. Quando fica abaixo de 4,5 se torna muito ácido e precisa ser corrigido com uma solução de amônia a 25%. Quando se encontra acima de 5,5 fica muito alcalina e deve ser corrigida com solução de ácido fosfórico a 10%.

Também é interessante atentar para o fato de que a acidez no substrato é diferente na superfície, no meio e também no fundo vaso. Vale a pena fazer uma observação de perto para saber qual a condição do substrato.

Catasetum pileatum
Gênero Catasetum
Esse gênero se destaca por apresentar 7% de suas flores, as demais são flores femininas ou masculinas.

janel9