Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Rhododendron_indicum

Ao contrário do que muita gente pensa, os bonsai  não são plantas de pequeno porte. Eles são réplicas de algumas árvores que encontramos na natureza. Sim, aquela árvore imensa que você tanto gosta pode ser cultivada na mesinha da sua sala. Isso se dá porque é utilizada uma técnica toda especial que reduz o crescimento da planta e faz com que ela se reproduza perfeitamente só que em miniaturas.

Muita gente atribui o bonsai ao Japão devido essa técnica ser muito conhecida por lá, mas na verdade foram os chineses que começaram esse tipo de cultivo, quando reproduziam algumas espécies de plantas dentro de vasos de cerâmicas e estas acabavam se desenvolvendo de acordo com a forma de cada vaso.

Por serem árvores moldadas em uma técnica bem especial, o Bonsai como qualquer outra planta vai precisar de alguns cuidados e muitos devem ser bem especiais já que esta espécie é bem mais delicadas.

Vejamos os principais:
O bonsai precisa de um ambiente que tenha acesso à luz do sol por pelo menos 2 horas e no máximo por 4 horas por dia. Caso o local onde você vá deixar ele não tenha essa quantidade de luz, já que muitos usam o bonsai em mesas e armários de cantos, lembre-se sempre de expor a sua planta durante esse tempo na varanda, na cozinha ou qualquer outro lugar com esse tempo de sol.

Evite deixar o bonsai em locais quentes demais ou sem nenhum tipo de ventilação. A planta gosta de ambientes mais frescos e o vento ajuda a deixar as folhas sempre com aquela aparência de saudáveis. Nesse caso não indicamos mesmo a mudança por uma quantidade certa de horas se você deixará por mais tempo em um canto quente da casa. Evite também deixar o seu bonsai em locais que ficam muito tempo ventilados por ar condicionado ou outro tipo de condicionador de ar e que não circule muito vento natural. Quando você abafa a sua planta, ela fica mais vulnerável à pragas e doenças.

É indicado que você sempre gire o seu vaso para que a planta receba luz do sol e vento na mesma proporção. Se você deixa a planta sempre na mesma posição, somente parte dela será alimentada por esses fatores. Também não deixe o seu bonsai em locais de metal, cimento ou qualquer outro material que acumula temperatura.

A rega também  é outro detalhe que você deve ter muito cuidado, pois os bonsais não devem ficar sob o solo muito encharcado. Se você observar algumas espécies, a quantidade de areia é bem pouca, pois eles sobrevivem mais de adubações e cuidados essenciais do que as regas em si. O correto é você regar de preferência somente quando a superfície da sua planta estiver um pouco seca. Não deixe secar por completo, mas se tiver úmida também não regue.

Para saber o tempo ideal, uma boa dica é você tocar a areia e ver se ela gruda em sua mão. Geralmente quando a areia está seca ela apenas entra em atrito, mas não gruda totalmente.  Então se isso acontecer é porque já está em tempo de fazer uma nova rega. Deposite uma quantidade abundante de água sobre a planta e pare quando ela começar a escoar pelo fundo do vaso. Evite o excesso para que as raízes não apodreçam.

Nos dias mais quentes, borrife um pouco de água sobre a copa da sua planta, para evitar que ela seque ou fique com a aparência de queimada. Em caso de ausência por mais de 2 dias, indicamos que você deixe o seu bonsai sob os cuidados de uma pessoa para evitar que ele morra.

Toda planta precisa ser fertilizada de tempos em tempos, e o bonsai não é diferente. Estes componentes são responsáveis por repor os nutrientes que a espécie precisa e consequentemente ajudar no desenvolvimento e na saúde da sua planta. A adubação do bonsai vai variar de acordo com cada espécie e isso vem bem especificado ao comprar a planta. Para esse processo você pode utilizar adubos químicos e/ou orgânicos porque a planta responde muito bem aos dois tipos.

A poda das raízes
Não é toda planta que exige muito isso, mas os bonsais pedem que de dois em dois anos você realize uma poda na raiz e faça a troca de todo o substrato da planta. Isso é indicado porque como qualquer espécie a raiz do bonsai cresce, mesmo que em ritmo e proporção maior e com o tempo vai acumulando-se no caso e consequentemente, atrapalha o desenvolvimento e as regas.

Fazer os cortes na raiz vai permitir que o seu bonsai continue recebendo todos os nutrientes necessários para se manter saudável e a oxigenação da raiz que mantém a planta viva também acontece, já que ela vai ter mais espaço.

Ainda falando das podas, mas de uma forma geral, você também precisará realizar esse processo com o seu bonsai. Essas podas servirão para dar mais molde à sua planta e fazer com que ela receba a quantidade de vento e luz necessária. Como nem todo mundo possui prática com podas de bonsai ou de qualquer outra planta, não arrisque cortar as ramificações do seu exemplar para evitar ter problemas com isso. O mais correto é contratar um profissional para tal serviço.

Os cuidados com as pragas e doenças
Como qualquer ser vivo, se você não dispuser de cuidados especiais para com seu bonsai ele vai adoecer. Isso pode ser evitado levando em conta todos os quesitos que citamos mais acima porque são eles os maiores responsáveis por levar saúde à sua espécie. Por menor que sejam esses cuidados são indispensáveis e devem ser seguidos.

Mesmo com toda atenção dada, muitas vezes a planta ainda adoece e caso você perceba algum mal desses no seu bonsai, imediatamente aplique um pesticida indicado para sanar o problema e evitar que se espalhe pela planta inteira.

00006

astromélias1
As Astromélias são plantas originárias da América do Sul – Brasil, Chile e Peru. Apesar de ter um nome não muito atrativo, possuem flores de grande beleza.

São flores ideais para presentear qualquer ocasião e garantir um certo toque de alegria em casa, escritório ou apartamento, quando usadas em forma de arranjos ou plantadas em vasos.

Cultivo das Astromélias
Para quem não entende muito sobre a planta, é importante estar atento aos cuidados, pois essa planta não é muito tolerante em estações mais frias ou a seca. Gostam de bastante sol, mas para evitar que as pétalas queimem é importante que sejam mantidas a meia sombra. Quando essas plantas são cultivadas em solo propício, muitas vezes ela é considerada como planta praga, pois cresce e se desenvolve muito rápido e ela se alastra com muita facilidade, podendo até prejudicar outras espécies de flores que estiverem próximas.

Elas são mais bem adaptadas para desenvolver em ambientes com solos mais úmido e fértil, é importante cultivar com adubos orgânicos regularmente.

Suas inflorescências são terminais e compostas por um número de flores variável. As flores da Astromélia podem apresentar diversas cores e aptas à polinização de abelhas. As flores apresentam 6 pétalas que são idênticas ou quatro pétalas iguais e duas diferentes, que servem como sinalizador para os polinizadores. Suas flores são semelhantes as do lírio. Razão pela qual se diz que são lírios em miniatura.

astromelias

Ainda podem ser cultivadas em maciços e bordaduras, mas são mais conhecidas como flor-de-corte. As sementes produzidas são pequenas, duras e arredondadas.

É também considerada como planta invasora, devido a sua rápida dispersão. Há diversas variedades de plantas para cada tipo de clima, com comportamentos anuais ou perenes, sendo mais ou menos rústicas também.

Algumas subespécies necessitam de refrigeração dos rizomas no período de descanso. Multiplica-se por sementes e por divisão de planta.

As flores das Astromélias são muito graciosas em forma de planta. Elas também podem ser usadas na culinária. Isso é possível, pois algumas de suas variedades possuem raízes que são feculentas e, portanto comestíveis, ou seja, também podem ser usadas na fabricação de farinhas e consequentemente de bolos, pães, e vários outros alimentos. Porém seu uso na alimentação deve ser cuidadoso, pois algumas das subespécies de Astromélias são tóxicas.

rosas

compostoorgânico

O composto orgânico foi deixado de lado quando os produtos químicos chamados fertilizantes entraram em cena. Deste ponto em diante, passou a ser dispensável o uso do composto orgânico até que a agricultura orgânica moderna trouxe de volta o seu uso e dessa vez, que vai ficar no armário é o fertilizante químico.

O que as pessoas tentam fazer agora e com muito sucesso, era o que os nossos avós faziam e dava certo é fazer em casa mesmo o composto orgânico.

Vale ressaltar que o composto orgânico ajuda as plantas porque dá a elas nutrientes que as mesmas perderam por diversas razões. Então, uma vez “reforçadas”, as plantas crescem mais fortes e o processo é muito melhor.

De que é feito o composto orgânico
Nada melhor do que entender de que é feito o composto orgânico para entender porque eles são importantes no crescimento das plantas.

Composto orgânico é feito com material que vem de várias fontes, que para uns pode ser lixo e na verdade ainda tem muito nutrientes para “doar”, como por exemplo, legumes e frutas que não servem mais para serem consumidos.

Esses “restos” são misturados para se fazer o adubo. Podemos citar como “ingredientes” os seguintes itens: além das frutas e legumes estragadas, restos de grama, esterco de animais (vegetarianos) e qualquer resto vegetal encontrado na lavoura. Depois de juntar “os restos” é necessário fazer a compostagem.

Obviamente, os materiais que foram separados por você não possuem a mesma composição, nem o mesmo formato e tamanho e por isso devem ser decompostos através de um procedimento bioquímico.

Quem ficará responsável por ajudar nesse processo serão os micro-organismos. Eles utilizarão tudo o que você juntou para retirar carbono e mineral, que são fontes de energia para eles. Isso fará com que tudo o que foi reunido se degrade e restará o composto orgânico que é bom para as plantas.

Fazer o composto orgânico em casa pode levar para que fique pronto entre 90 dias e um ano, dependerá da forma como será executado. O processo leva menos tempo quando ele fica em contato com a umidade correta.

Como fazer o composto orgânico
Se dá para fazer em casa o composto orgânico não é necessário comprá-lo. Não precisa de um trator para fazer as fileiras, como em uma grande quantidade de terra. Dá para fazer no quintal de casa mesmo.

Para fazer o seu composto orgânico em casa separe uma caixa de papelão com a medida: 1,0 x 1,0 x 1,0 e retire o fundo da mesma colocando sobre o solo. Será necessário ter um pedaço de papelão ou lona para cobri-la depois.

Na hora de colocar o material que você juntou faça isso alternando, por exemplo, se tiver excremento de mais de um animal, coloque a camada de um e depois uma vegetal e depois uma de outro.

No caso de restos de cascas, coloque-as sempre em pequenos pedaços, também vale colocar, pó de café usado, restos de ervas de chá, restos da grama aparada, o papel que foi usado para coar café, até mesmo os guardanapos de papel usados. E mais, aquela caixa de ovo em pedaços, papel branco picadinho e cascas de ovo, bem trituradas.

Se tiver cinzas de fogão a lenha ou de lareira, use com moderação, bem pouco. De verde coloque restos de frutas, folhas verdes e mais esterco.

A proporção entre vegetais e esterco de animal para fazer o composto orgânico em casa é de 75% desse primeiro e 25% do segundo.

composteira
O que não usar no composto orgânico
- Não coloque no composto orgânico:
- As sementes de qualquer tipo de tomate;
- As cascas de batatas também não devem ser usadas;
- Não use a areia da caixinha dos gatos;
- Folhas de revistas também não devem ser usadas;
- Nada que tenha sido preparado com sal;
- Nenhuma carne nem cozida e nem crua;
- Papéis coloridos de publicidade;
- Não use sementes nem de abóbora e nem de moranga;
- O papel toalha pode ser usado somente se não foi utilizado para tirar a gordura da fritura;
- As cinzas da churrasqueira também não podem ser usadas.

Faça o seu ponto de compostagem no quintal com sarrafos e tábuas. Lembrando que uma das laterais deve ser aberta. Nunca coloque nada no fundo, os restos devem ficar em contato direto com a terra. No máximo, crie uma camada de areia para ajudar na hora de escoar a chuva.

Vale ressaltar que tudo que for colocado deve ser feito com pedaços bem pequenos, para facilitar no processo. Não quer dizer que com pedaços grandes não será feita a compostagem, porém, demorará mais tempo.

Outra dica é usar uma camada bem fina de terra ou areia entre cada uma das etapas para manter as moscas longe. Lembrando que a mistura deve ser umedecida. O uso de muita água pode atrapalhar. E não se esqueça de deixá-la coberta.

compostagem
Dicas para que seu composto dê certo
* Sobre o papel usado na mistura: lembre-se que pode ser qualquer um, porém, branco e que papéis sujos de gordura não devem ser usados. No caso do papel é essencial que ele seja rasgado em pedaços muito pequeno;

* O composto deverá ser misturado todos os dias durante a primeira semana, passado esse período, a mistura deverá acontecer pelo menos uma vez por semana;

* Caso perceba que o material está esfarelando na mão é sinal de que precisa de água, sem excesso;

* Se você perceber que tem água escorrendo na parte de baixo, fique sem molhar por um período e mexa para deixar arejar mais a mistura. Outra dica é acrescentar mais material seco.

margaridas em movimento

avencas
Um grupo conhecido como Pteridophyta está entre o grupo de plantas mais antigas do mundo, são conhecidos por serem vegetais vasculares, que produzem frutos, flores e sementes. Essas plantas também são compostas por raiz, folha e caule, que também é constituído por um cormo. É o grupo onde se encontram as samambaias.

Dentre os tipos de samambaias mais conhecidas estão as Avencas (Adianthum), Samambaia-prateada (Pteris), Escadinha-do-céu (Nephrolepsis) e o Xaxim (Dicksonia sellowiana).

No lugar das flores e sementes, essas plantas usar esporos como meio de reprodução. Na natureza isso acontece naturalmente, mas em meios de cultivo, nem sempre acontece dessa forma, pois existem algumas condições ambientais que podem estar diferentemente apresentadas para essas plantas o que pode torná-las estéreis.

Uma outra forma que essas plantas têm de se reproduzir são através divisão de rizomas, touceiras ou bulbilhos e filhotes.

samambaiaprata

Ciclo de reprodução da Samambaia
O ciclo de reprodução das samambaias pode acontecer em duas fases: o primeiro estágio é o assexuado onde a planta é portadora de esporófitos, que geralmente é o mais comum à maioria das plantas cultivadas. O esporófito produtor de esporos usa o vento para a dispersão. São estruturas muito pequenas que contêm cápsulas de esporângios, que ficam maduros até serem libertados. Dá para visualizar este estágio, que parecem micro bolinhas marrons cobertas de pó, geralmente ficam localizadas na parte debaixo das folhas de avencas e samambaias.

Os esporos possuem apenas metade dos cromossomos do esporófito, sendo assim haplóide (n), conforme acontece a sua dispersão em ambientes favoráveis sendo em cima de plantas para germinação onde se inicia o desenvolvimento das raízes.

samambaia-1
Nessa fase são chamados de protalo, mas vivem muito pouco, enquanto os seus gametas fazem uma nova planta. Sendo assim há também a produção das estruturas sexuadas as femininas são chamadas de oosfera e as masculinas anterozóides.

A fecundação propriamente dita acontece quanto há bastante umidade no ambiente, para que essas estruturas possam se locomover e cruzar, tendo como produto final o zigoto, que já possui a quantidade de cromossomos certa (2n). O protalo serve como alimento ao ovo fertilizado enquanto o embrião começa a se desenvolver.

Propagação por esporos
Os esporos pertencentes à espécies tropicais costumam amadurecer próximo ao fim do verão. Os soros que costumam serem estruturas compostas de esporos mais visíveis nas folhas assumem uma coloração mais amarronzada quando estão maduros e têm uma textura aveludada.

Para que a propagação seja feita, muitas vezes é preciso colocar em baixo um pedaço de papel ou tecido. E sacudir as folhas onde haja esporos, eles irão cair, ou parte dessas estruturas secas, e elas devem ser descartadas.

Procure transferir sempre esses esporos através de um papel limpo, e sem deixar cair, pois eles poderão ser contaminados por fungos o que pode comprometer o trabalho e levar a planta a desenvolver alguma doença.

Passe os esporos em uma solução de 10% de água sanitária (hipoclorito de sódio) junto com água destilada, depois lave com água morna, quase quente. Coloque sobre um filtro de papel para secar.

escadinha-do-ceu
Substrato de semeadura
Os substratos mais simples de semeadura costumam ser uma mistura de turfa, areia de construção lavada e limpa, e musgo seco tudo em partes iguais. Depois de fazer a desinfecção do composto de água fervendo, misture com a água sanitária. Deixo coberto por um plástico para evitar que contamine enquanto esfrie.

Deixe as sementes dentro de um papel dobrado e faça a semeadura o mais uniforme possível. Cubra novamente com o plástico e mantenha o cultivo protegido por enquanto. Lembrando que o substrato deve estar sempre úmido.

Após algumas semanas, aparecerá uma cama verde aveludada em cima do substrato, são os protalos jovens. Caso a aparência seja um pouco viscosa, significa que estão contaminados por algas, muitos dos produtores descartariam esse material.

Por causa do ambiente propício, o musgo geralmente rebrota, nesse caso ele deve ser retirado delicadamente com uma pinça.

Depois que eles estiverem maiores, deve-se separá-los em alguns pedaços e ir colocando em vasos onde haja o cultivo coletivo, com um substrato já esterilizado. Tampe com plástico e deixe em algum local que bata luz indireta, sem raios de luz diretos.

samambaias1 (1)
Nessa etapa, além de borrifar água onde foi dissolvido adubos granulados, uma formulação de NPK 10-10-10, é essencial, nada mais do que 1 colherinha de chá para 1 litro de água que esteja em temperatura ambiente. Dissolva bem o adubo e borrife com um aspersor bem fininho na hora de regar.

Quando eles estiverem maiores para poder ser manuseados, poderão ser transplantados para vasos individuais. E novamente deve ser feita adubação com a fórmula recomendada e mantida em local claro, mas sem contato com a luz direta e sempre coberto por plástico.

Leva cerca de 2 a 3 anos para que atinjam o tamanho necessário para ir para vasos ripados com um cultivo protegido e na sombra, dependendo das condições climáticas.

variegado