Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




solo do cerrado brasileiro

O solo é a camada que sobre a superfície da terra, mas a sua composição não é feita de uma única substância. Formam o solo, água, minerais e gás. E por isso, o solo pode se apresentar de várias formas, mudando as suas características como porosidade, permeabilidade, cor e textura.

Diferenças de acordo com as características
Porosidade:

Se observa a diferença de acordo com espaço que gases e líquidos ocupam em relação a massa do solo. Em outras palavras, a porosidade está ligada aos vazios. Sendo assim, de acordo com essa característica, o solo terá mais passagem de água ou menos. Quando existe mais poros a água penetra com mais facilidade e consegue chegar as camadas mais fundas. O resultado desse processo é a umidade do solo reduzida.

Cor:
A cor do solo dependerá de dois fatores para ser de uma tonalidade ou de outra, o conteúdo da matéria orgânica, falando de elementos não vivos que são compostos de carbono e elementos vivos e o material de origem. Se um solo é muito escuro significa que a quantidade de matéria orgânica dele é maior e a cor também serve para indicar se é ou não fértil.

Quando você vê um solo amarelado ou avermelhado essas cores indicam a presença de óxidos de ferro, que por sua vez, é um bom sinal para plantação. A terra roxa é um bom exemplo de um solo bom para o plantio. Muito encontrada na Itália, aqui no Brasil, pode ser observada nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

alecrim
Permeabilidade:
Porosidade e permeabilidade do solo estão relacionadas, porque ambas falam de quanto a água pode circular pelo solo.

Textura:
A textura do solo está relacionada a proporção das partículas e o tamanho delas. Se pensarmos do menor para o maior falando em diâmetro das partículas, podemos classificar o solo como argiloso, arenoso, de pedregulho ou calcário e de silte, que são formados com partículas surgidas da destruição ou fragmentos de rochas.

O solo argiloso é aquele que é menos permeável, o que significa que a água se acumula nele. Outra característica desse tipo de solo é a quantidade de ferro e óxidos de alumínio que estão presente nele. Por isso, a terra roxa, por exemplo, é muito boa para o cultivo, outro exemplo, de um solo desse tipo de boa qualidade para plantação é o massapé, encontrado em grande quantidade no Nordeste. Vale ressaltar que esse tipo de solo está diretamente ligado ao plantio da cana-de-açúcar, que gosta de solo argiloso.

O solo de silte possui as partículas bem leves e pequenas e é muito comum que sofram erosão, isto é, se desgastam pela ação da água, do desgaste, do transporte, do vento e através de outros agentes. Por este motivo, esse tipo de solo não é usado na agricultura. É fácil observar esse solo, eles são aqueles que durante os períodos longos de seca soltam muito pó.

calas
O solo arenoso é muito comum no Nordeste brasileiro e uma das suas principais características é ser muito permeável porque tem boa porosidade. Quando o solo é dessa forma, como foi dito anteriormente, a água consegue penetrar mais profundamente e com isso, ele fica mais facilmente seco. Neste tipo de solo, os micro-organismos e as plantas encontram dificuldades em crescer.

O solo de pedregulho ou também dito solo de calcário tem como formação partículas de rochas e sendo assim já não pode ser usado para o cultivo. Porém, ele é útil para o cultivo de uma outra forma, se retira um pó amarelado ou branco dele que é usado para mudar a acidez do solo. Esse tipo de solo é muito comum no deserto e também serve como matéria-prima na produção de cimento e cal.

Características dos Solos
1 – Solo Argiloso: a sua consistência é impermeável a água e fina. A terra roxa é o tipo de solo mais encontrado no Brasil, em especial nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. É um excelente solo para o cultivo, principalmente de café. Outro exemplo, como foi dito anteriormente é o massapé de cor bem escura típico do Nordeste brasileiro, também muito fértil.

2 – O solo arenoso também está muito presente da região Nordeste do Brasil e é muito parecido com a areia pela sua granulosidade. Também é permeável a água.

3 – Solo humoso é aquele que tem na sua mistura uma grande concentração de húmus,  material orgânico em decomposição. Esse também é um solo que se usa muito para o cultivo porque é rico em nutrientes que as plantas precisam, por isso, chamado de fértil.

4 – Solo calcário tem na sua formação partículas de rochas. Ele é um solo que esquenta muito quando recebe os raios do sol e ainda é muito seco. Não é o tipo de solo que serve para agricultura. E como foi dito anteriormente é encontrado no deserto.

Os meios de cultivo devem ser observados de acordo com a necessidade das plantas. É a espécie escolhida que indicará que tipo de solo será melhor para ela. Antes de preparar o solo, a terra no vaso, procure saber o que é mais adequado para a planta que será cultivada. Porém, como deu para perceber lendo sobre as características dos solos, mostradas anteriormente, nem todos os solos são adequados para o plantio da maioria das plantas.

Quando se fala em cultivo, plantio, o solo é sim o primeiro passo para que seja um sucesso á sua plantação, mas outros detalhes devem ser observados e respeitados. Respeitar o clima que a planta gosta, saber regar as plantas (a maioria morre mais por água em excesso do que falta dela, por incrível que pareça), cultivar a planta no momento certo que ela deve ser cultivada, observar o quanto de sol ela recebe todos os dias, em que temperatura ela deve ficar, etc.

As plantas precisam ser cuidadas observando todos esses e outros detalhes para que elas cresçam fortes e bonitas. E não adianta querer cultivar uma espécie que não é adequada a região que você mora. Observe tudo isso, antes de escolher e antes de cultivar.

uj18

canteiro de agapanto
O cultivo de plantas é um hábito bastante comum de diversas pessoas nos mais variados locais do planeta. Muitas pessoas possuem em suas residências pequenos jardins, pequenas hortas, árvores e etc.

No entanto, para fazer com que as plantas se desenvolvam e manter as mesmas bonitas e saudáveis, existe a necessidade que sejam tomados uma série de cuidados de manutenção no dia a dia por parte de quem cultiva as plantas, de forma que ela tenham as condições necessárias e adequadas de viverem bem.

Esses cuidados serão tomados de acordo com o grau de exigência de cada espécie vegetal cultivada em seu canteiro.

A rusticidade das plantas
O grau de rusticidade das espécies vegetais é que irá definir a necessidade ou não de maiores cuidados com as espécies vegetais cultivadas.

Quando uma planta é rústica, significa dizer que ela consegue se desenvolver sem a necessidade  que sejam tomados maiores cuidados da parte de quem a cultiva, por isso, quanto mais rústica é uma planta, menos cuidados ela irá necessitar para conseguir se desenvolver e crescer de forma saudável.

Manutenção dos canteiros de plantas
Para manter um canteiro de plantas em casa não é muito difícil, bastando que a pessoa destine um certo tempo para tomas os cuidados básicos necessários, como por exemplo: irrigação, controle de pragas e doenças, adubação e etc.

A irrigação do canteiro
A água é um elemento fundamental para o desenvolvimento das plantas, pois é através dela que as plantas conseguem captar os nutrientes existentes no solo e transportar por todo o ser da planta para a realização da fotossíntese. E como sabemos a fotossíntese é a principal fonte de geração de energia (glicose) responsável pela sustentação das plantas.

Cada espécie vegetal possui uma necessidade diferente de água em seu dia a dia, e a irrigação deve ser feita de acordo com a espécie vegetal cultivada. Assim, como nos seres humanos, as espécies vegetais são compostas na sua maioria por água, e esta substancia não pode faltar no dia a dia das plantas.

O horário ideal para realizar a irrigação das plantas é pela manhã cedo e ao final da tarde. Quando a rega é feita nos horários mais quentes, a água tende a evaporar e acaba não realizando o seu papel de forma correta.

Procure evitar colocar água em excesso, isto é, não deixe a terra encharcada, com aspecto de lama. Nessas condições a planta não aproveita a água usada na irrigação e ainda pode morrer devido o sufocamento das raízes.  Por isso, procure regar de maneira devagar de forma que a terra não fique encharcada.

Fazer a rega das plantas parece uma atividade fácil, no entanto não é, pois é necessário que a pessoa observe esses pequenos detalhes para que não irrigue de maneira errada e acabe matando a planta, pois tanto a falta de água como o excesso podem ocasionar essa situação.

O controle das ervas daninhas nos canteiros
O crescimento das ervas daninhas é um grande mal para uma horta ou jardim, pois essas plantas indesejáveis acabam competindo com as espécies vegetais que cultivamos, pelos nutrientes existentes no solo, pela água colocada na rega, pela luminosidade e etc.

Pode ser considerada com uma erva daninha, qualquer espécie vegetal que cresça no canteiro, horta ou jardim, que não está sendo cultivada pela pessoa responsável pela área.

Para eliminar as ervas daninhas do seu canteiro, não devem ser usados produtos químicos como os herbicidas, que são venenos para matar as plantas. o uso de herbicidas pode afetar as demais plantas cultivadas pelo canteiro.

A eliminação das ervas daninhas deve ser feita com as próprias mãos, procurando tirar a erva daninha desde a sua raiz. E é necessária a verificação constante para evitar o surgimento dessas plantas invasoras.

Controlando os insetos nos canteiros
A relação das plantas com os insetos precisa ser vista individualmente, pois existem varias espécies de insetos que funcionam como parceiros das plantas. Por isso, os insetos só podem ser eliminados dos canteiros no caso de estarem atacando as espécies vegetais e causando algum tipo de dano.

Quando existe uma grande variedade de insetos presente no solo do canteiro onde você cultiva as suas plantas é um bom sinal, pois demonstra que o solo encontra-se saudável e equilibrado. Enquanto, no caso de haver apenas uma ou duas espécies de insetos dominantes e infestando o canteiro, é um sinal que o solo está desequilibrado.

Para combater os insetos que se instalam em seu canteiro, deve ser evitado o uso de inseticidas químicos, que podem causar danos as outras plantas. se possível, elimine os insetos manualmente.

Por isso é importante verificar sempre as condições de luminosidade, rega, adubação e outras.

canteiro-g
Controlando as doenças nos canteiros
De maneira eventual podem surgir doenças em seus canteiros, e essas precisam ser combatidas e controladas de forma que não se espalhem por todas as espécies vegetais cultivadas por você.

Para evitar as doenças de plantas é necessário haver o controle de fungos, bactérias e outros microrganismos. Além disso, é necessário ter cuidados com a rega para que não ocorra o excesso de água, que gera condições propicias para o surgimento de fungos, além de enfraquecer a planta. Para evitar essa situação, é preciso observar as condições de drenagem do solo.

Outra atitude para evitar o surgimento de doenças e que deve ser feito o controle de galhos e ramos doentes, cortando os mesmos para evitar que a doença se alastre para as outras plantas ou para o restante da espécie vegetal que se encontra doente.

É necessário também, realizar a adubação de maneira correta para que a planta tenha os nutrientes suficientes para se manter forte e saudável, além de receber a luminosidade adequada para evitar condições favoráveis ao surgimento das doenças.

A adubação do solo
A adubação do solo é um processo importante no cultivo de plantas, pois é através da adubação que o solo recupera a sua capacidade de nutrir as plantas com os elementos necessários para manterem as espécies vegetais fortes saudáveis e bonitas.

Os adubos podem ser orgânicos e inorgânicos. Os orgânicos são feitos de materiais orgânicos como exemplo o esterco e restos de alimentos. Com relação, aos adubos inorgânicos são aqueles fabricados a base de NPK.

Seguindo as instruções básicas para manter o canteiro, as espécies vegetais irão se desenvolver bem e se manterem bonitas, fortes e vigorosas por um maior tempo.

floresbrancas

rosa vermelha
As Rosas são flores de grande beleza, de diversas cores, encantadoras e exalam um perfume bastante agradável, sendo um dos tipos de flores favoráveis para o cultivo.

Por isso, as pessoas que cultivam roseiras, desejam que elas consigam se manter vivas e floridas pelo maior tempo possível.

Cultivo da roseiras
O cultivo das roseiras é uma atividade que dá muito prazer e cativa as pessoas que fazem essa atividade. De uma forma geral, após 6 meses de cultivo, as roseiras começam a fornecer belos botões que irão formar rosas bonitas e exuberantes.

A roseira se caracteriza por ser uma espécie vegetal delicada, que pode chegar a viver com força e vigor, apresentando boas florações, por cerca de 8 anos.

De uma maneira geral, não existem restrições para o plantio de uma roseira, sendo basicamente necessário que a ela seja colocada em um local que seja bem arejado e bem ensolarado para que possa se desenvolver de forma adequada.

Para que a roseira floresça de maneira adequada, é necessário que a espécie vegetal receba no mínimo 6 horas diárias de iluminação solar direta.

Enquanto que o plantio em local arejado é uma maneira de evitar o surgimento dos fungos que podem atacar as flores e as folhas, principalmente nas épocas de chuva em que a umidade é maior.

A roseira é uma espécie vegetal que se desenvolve de maneira satisfatória nos mais diversos tipos de solo, no entanto, deve ser procurado usar um solo de característica argilosa e que possua uma boa capacidade de drenagem. É interessante que o solo seja rico em húmus e tenha um Ph neutro.

É uma espécie vegetal que necessita ser regada desde o plantio da muda com bastante moderação e pode ser feita todos os dias nessa fase de desenvolvimento da planta.

rosas
Quando a roseira estiver desenvolvida, é interessante que a terra se encontre seca no momento da irrigação, por isso, a tempestividade da irrigação vai depender dessa condição e do próprio tempo (calor, chuvas) para a ocorrência das regas. Nos tempos secos é interessante que o solo seja mantido ligeiramente úmido, portanto a irrigação de vê ser mais frequente, nos tempos mais frios e chuvosos, a quantidade de irrigação será diminuída.

As roseiras devem ser podadas sempre que o ciclo de floração se conclua, e a rosa deve ser retirada com uma tesoura própria para a realização da poda. É interessante que a retirada das rosas seja feita nos dias de temperatura mais fria, pois isso ajuda a estimular a floração abundante e o surgimento de novos brotos. O melhor período para podar a roseira é nos meses de julho e agosto.

Os cuidados no plantio de roseiras
As roseiras, como todas as espécies vegetais, precisam passar por uma série de cuidados para que possam se desenvolver de forma plena e mostrar toda a sua beleza, sem sofrer ataques de fungos e insetos, que são os maiores inimigos do desenvolvimento pleno destas plantas.

Segue abaixo algumas dicas e cuidados que devem ser tomados no cultivo das rosas:
* É necessário que sejam feitas verificações periódicas para que em caso de algum problema (exemplo: surgimento de insetos, fungos e demais pragas), este será facilmente identificado e o tratamento poderá ser iniciado imediatamente, o que dará condições da roseira conseguir recuperar sua vitalidade e saúde plena;

* É interessante que sejam feitas aplicações de produtos com poder de prevenir o ataque de insetos e fungos, de forma que as plantas fiquem mais fortes e dessa maneira as roseiras ficam mais vigorosas contra os ataques de insetos, fungos e pragas;

* A alimentação é um fator de grande importância para as roseiras. Por isso, procure fazer uma fertilização periódica no solo, pois isso garante os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento das roseiras. Uma roseira com boa nutrição consegue resistir com mais forca e vigor aos ataques de insetos, fungos e demais pragas;

* Fazendo a manutenção do meio ambiente, e preservando a natureza do local é garantia de manter o ecossistema. Com o ecossistema local em ordem, a cadeia alimentar é mantida e os predadores naturais de diversas pragas que atacam as roseiras são eliminados de forma natural (exemplo: as joaninhas se alimentam de pulgões, os pássaros se alimentam de lagartas, a hortelã apresenta a capacidade de afastar as formigas do local);

* O uso de produtos químicos afeta o equilíbrio natural do ecossistema, por isso procure fazer uso de produtos naturais que não afetam a roseira, o solo e o ecossistema, e além disso, você acaba tendo uma atitude preventiva com relação ao mau uso de produtos químicos.

Caso os ataques de pragas sofridos por sua roseira seja demasiadamente forte, procure um especialista, para que ele possa aplicar a medicação defensiva correta.

rosa amarela
As principais pragas que atacam as roseiras
Para quem cultiva roseiras, é necessário cuidado com as seguintes pragas (insetos e fungos) que costumam atacar essa espécie vegetal:
a) Pulgões – praga mais comum de ocorrer, se caracteriza por ser sugador e deformar os novos botões e brotos que surgem. Pode ser combatido com a aplicação de calda de fumo;

b) Ácaros – ficam na parte inferior das folhas e são quase que imperceptíveis a olho nu. Pode ser combatido com o uso de enxofre solúvel para a prevenção dessa praga;

c) Formigas Cortadeiras – causam maiores danos nas folhas e nos brotos das roseiras. Para prevenir a ação dessas pragas, basta fazer uso de iscas formicidas;

d) Besouros – normalmente esse tipo de praga destrói as flores, e quando o ataque for de grande intensidade deve ser feito o combate com o uso de produtos químicos;

e) Mancha Preta – essa praga costuma atacar as folhas, principalmente quando a temperatura oscila de maneira forte e significativa. Essa praga pode ser prevenida através do uso de fungicidas;

f) Míldio - aparece nos períodos de calor e quando tem muitas chuvas. Praga capaz de matar a planta e precisa ser tratada com o uso de materiais agropecuários específicos.

TRE

Digitalis_Purpurea

Essa espécie vegetal também é popularmente conhecida pelo nome de Abeloura, Digital, Erva-albiloura, Erva-dedal e Digitalina. É uma espécie vegetal originada do continente europeu e que pertence a família botânica chamada Plantaginaceae. Pode ser cultivada tanto como planta com fins medicinais como também com planta de fins ornamentais. Contudo, se consumida em alta dosagem pode se tornar letal, pois é uma espécie vegetal venenosa.

Uma curiosidade dobre a Dedaleira é que ela pode servir como um medicamento (uma espécie de fortificante e tonificante) para as espécies vegetais que são cultivadas ao seu redor. Normalmente, nos locais em que encontramos Dedaleiras sendo cultivadas, as demais plantas crescem, se desenvolvem e se manter fortes e vigorosas.

A família botânica da Dedaleira – a Plantaginaceae
A família Plantaginaceae ou as plantas plantagináceas como são chamadas, possuem em torno de 1855 espécies abrigadas em 97 diferentes gêneros. Essa família botânica se caracteriza por se adaptar com facilidade a diversas localidades do planeta, no entanto são encontradas com maior facilidade nos locais de clima temperado, pois nesse tipo de clima as espécies vegetais dessa família conseguem se desenvolver melhor. São encontradas com maior frequência em formato de arbusto e de ervas, sendo encontradas com menor frequência em forma de plantas aquáticas. As espécies vegetais dessa família possuem grande importância econômica, pois elas produzem substancia capazes de ajudar no tratamento de varias doenças, como por exemplo: leishmaniose e doenças cardíacas.

As características da Dedaleira
A Dedaleira é uma espécie vegetal que possui esse nome popular, pelo fato de suas flores se apresentarem em forma de dedal. Essa planta pode ser cultivada tanto para fins ornamentais quanto terapêutico ou medicinal, no entanto, o seu uso para esse fim precisa passar por supervisão e orientação médica, pois a Dedaleira é uma espécie vegetal venenosa que pode chegar a ser mortal para os seres humanos e para os animais, conforme a quantidade de substância ingerida.

Digitalis Purpurea
A Dedaleira é uma planta herbácea, perene e arbustiva. Essa espécie vegetal se caracteriza por apresentar caule ereto e liso. O caule da Dedaleira pode apresentar estrutura lenhosa ou semi lenhosa, isto significa, que essa espécie vegetal possui lignina em sua composição para que o caule consiga ter esse tipo de estrutura (lenho). O ciclo de vida da Dedaleira é bienal, isto é, a planta vivem em média por 02 (dois) anos.

É uma espécie vegetal de médio porte que apresenta uma altura média que varia de 0,90 metros a 1,20 metros. As folhas da Dedaleira são rugosas e se apresentam em forma de roseta, e possuem nervuras que são elevadas em sua parte interior, apresentando uma cor mais clara. A inflorescência desta espécie vegetal se caracteriza por ser longa e as suas flores apresentam formato de dedal, e podem apresentar coloração branca, rosa e roxa, podendo ter pequenas pintas em sua parte interior. Essa variação de cor acontece conforme a variedade da Dedaleira cultivada.

Das folhas e das flores da Dedaleira pode ser extraída uma substância denominada digitalina, que é usada no tratamento de doenças do coração. No entanto, o consumo exagerado dessa substância ou de medicamentos que sejam baseados nela, podem causar danos aos rins, portanto, a dedaleira devido a presença da digitalina é considerada nefrotóxica. A Dedaleira é uma espécie vegetal que floresce normalmente nos períodos da primavera e do verão.

O cultivo da Dedaleira
A Dedaleira é uma espécie vegetal cultivada principalmente nas regiões mais altas (locais que sejam acima do nível do mar – com altitude) e que apresentam um clima mais ameno. É uma espécie que pode tranquilamente ser cultivada em regiões que apresentam os climas temperado, subtropical e mediterrâneo.

Deve ser cultivada a sol pleno e nos casos de locais que apresentem temperaturas um pouco mais elevadas das localidades onde a dedaleira é comumente cultivada em meia sombra. O solo para cultivo deve ser fértil, e para a manutenção do solo fértil, capaz de gerar os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da planta, pode ser feita a fertilização do solo através da aplicação de adubos (orgânicos e inorgânicos).

Podem ser cultivadas em vasos, jardineiras e podem compor maciços e bordaduras com muita facilidade. A dedaleira é uma planta que precisa ser renovada a cada dois anos, por isso no período bienal, os canteiros precisam ser completamente limpos e reformados para a renovação das espécies vegetais cultivadas.

A multiplicação da Dedaleira
A Dedaleira é uma espécie vegetal que se multiplica de 2 formas: pela dispersão de suas sementes e pela divisão das plantas. A multiplicação de plantas por dispersão das sementes é um dos meios mais comuns de propagação das espécies vegetais. Nesta situação, é necessário que as sementes sejam espalhadas (seja naturalmente – pelo vento, por exemplo – ou pela ação humana) pelo solo, e encontre condições favoráveis de desenvolvimento (iluminação, agua, nutrientes e etc.).

Na multiplicação por divisão da planta, ou como popularmente é chamada – pega de galho, ocorre a divisão de ramos com a presença raízes (principalmente no caso das espécies vegetais que apresentam bulbos ou rizomas), e estes são plantados em novas covas, de forma que a nova planta se desenvolva.
Digitalis-Purpurea-Alba
A utilização da Dedaleira
A Dedaleira é uma espécie vegetal que pode ser utilizada para ornamentar os ambientes, pois é uma planta muito bonita e graciosa. A sua inflorescência se caracteriza por ser graciosa e imponente, se destacando no ambiente em que a planta é cultivada. Contudo, a planta se destaca por suas propriedades medicinais e terapêuticas.

Entre essas se destacam o fato da Dedaleira ser: Cardiotônica, diurética, laxante e remineralizante. Desta espécie vegetal, pode ser extraída a digitalina, que é uma substância usada na composição de medicamentos para tratar problemas cardíacos, como por exemplo: arritmia cardíaca, atividade cardíaca insuficiente, alteração da pulsação, hipertrofia cardíaca e cardiopatias nas válvulas do coração.

Contudo, para aproveitar as propriedades medicinais da Dedaleira é necessário  cuidado e critério, por isso é necessária a orientação de um médico, pois a Dedaleira é uma espécie vegetal que contém substâncias tóxicas que podem levar uma pessoa a sofrer de paralisias e até mesmo à morte. Por isso mesmo, essa substância pode ser encontrada em formato de comprimidos (digoxina – principio ativo encontrado na Dedaleira) que podem ser receitados pelos profissionais da medicina.

bird12