Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Yucca elephantipes

A Yuca-elefante também pode ser chamada de yuca-pé-de-elefante ou yuca-gigante. Essa planta é originária de muitos países vizinhos do Brasil, aqueles da América Central, Guatemala, Costa Rica, El Salvador, Honduras e México. A planta faz parte de um grupo cujo nome do gênero é o mesmo do seu primeiro nome Yucca, com a diferença da repetição de uma das consoantes na hora de escrever.

Trata-se de uma espécie de planta que pode atingir uma boa altura, ela pode chegar a media 8 m, porém, somente quando plantada ao ar livre e diretamente no solo. As outras plantas do mesmo gênero não conseguem atingir a mesma altura, a média é bem menor do que os 8 m que podem ser alcançados pela yuca-elefante.

Apesar dessa altura toda, a planta, pode ser cultivada dentro de um vaso e usada como planta ornamental de decoração de interiores.

Características da Yuca-elefante
Os troncos da yuca-elefante são pouco ramificados e são eretos. Suas folhas aparecem em grande quantidade, são pontiagudas e apresentam forma de espada. São folhas perenes e não apresentam espinhos na ponta. Para completar, se observa nas laterais da planta serrilhas, porém, vale ressaltar, que existe uma diversidade de folhas. Algumas delas são matizadas e a planta, neste caso, é chamada de yucca elephantipes variegata.

As flores da Yuca Elefante aparecem somente durante o verão e as suas principais características são: são sempre na cor branca, possuem forma de campânula e são cerosas. A curiosidade é que as flores dessa espécie são consideradas as flores nacionais de El Salvador.

Não é a toa que as flores da yuca-elefante aparecem no verão, na verdade, elas gostam mesmo é de sol pleno e no máximo, de meia sombra, elas precisam sempre se encontrar sob sol pleno.

O solo perfeito para o cultivo da yuca-elefante é aquele que possui um substrato com uma excelente drenagem. Quando a drenagem não é de boa qualidade, as raízes acabam apodrecendo e a planta morre.

Outra observação importante é em relação a rega, que não pode ser em excesso de jeito nenhum. A planta só pode ser molhada novamente depois que o substrato estiver seco. O que faz com que a yuca-elefante seja uma planta que tolera muito bem a falta de água.

Detalhes sobre a planta
O nome da yuca-elefante, mas precisamente, o nome yuca-pata-de-elefante, tem a ver com uma das suas principais características, é ter o tronco mais largo que a base o que faz parecer muito com a pata de um elefante.

Por ter uma presença marcante, a yuca passou a ser muito usada para ornamentação da parte interior da casa, mas atenção as medidas. Para se ter a espécie enfeitando a sala é necessário ter espaço. As folhas da yuca-elefante, por exemplo, podem chegar a ter 75 centímetros de comprimento, sem falar que as suas extremidades são pontiagudas, fazendo parecer ainda mais longa. Além disso, elas se apresentam com um tufo na parte superior porque são agrupadas. Também ficam em grupos nos troncos.

Além da beleza, uma outra vantagem da yuca-elefante é que ela é ótima para combater a poluição, porque é eficaz contra o benzeno, o amoníaco e o monóxido de carbono.

Se as características dessa planta animaram você a ter uma na sua casa, veja a seguir os cuidados necessários.

Os cuidados com a Yuca-elefante em casa
As plantas precisam de cuidados especiais, cada uma seguindo as suas próprias características e não seria diferente com a yuca-elefante. A seguir dicas para mantê-la bonita no interior.
* Para começar, quando tiver uma planta dessa dentro de casa, certifique-se de que o ficus dela esteja em um lugar com ótima luminosidade.
* A planta precisa de luminosidade, mas não deve ser colocada atrás de um vidro que esteja exposto ao sol. Os raios que passam entre ele e chegam até a planta podem acabar queimando as folhas.
* Quando tiver uma temperatura moderada fora de casa, coloque o vaso com a planta na varanda ou no terraço.
* A yuca elefante deve ser regada com moderação, nem muita água e nem esquecer de molhar. A atenção deve ser redobrada no inverno, para não exagerar. Normalmente, é necessário esperar que a terra da parte de cima esteja seca para regar novamente.
* Em dias de muito calor é aconselhável a nebulizar as folhas da yuca-elefante.

Os possíveis problemas com as folhas da Yuca-elefante e o motivo
Se de um dia para o outro as folhas da sua planta ficarem na cor branca. Fique atento! Esse é um sinal de que a rega está sendo feita em excesso. Quando isso acontece as raízes são sufocadas e por isso, a cor branca nas folhas. Tem como reverter, diminuindo a quantidade de água e o intervalo entre uma rega e outra.

As folhas da yuca-elefante também podem aparecer na cor amarela e também tem um motivo. Quando as folhas da sua planta apresentam essa coloração é porque ela está fazendo a renovação da folhagem. O que significa que está passando por um processo natural. A única coisa que deve ser feita, neste caso, é esperar que as folhas que ficaram amarelas sequem, arrancar e pronto.

Não é simples de cultivar a planta yuca-elefante. Se você pretende ter uma em casa é melhor comprá-la já em um determinado tamanho. Essa espécie é facilmente encontrada em lojas especializadas em venda de plantas e material de jardinagem. Antes de adquirir uma, tire as medidas do espaço que você tem em casa para colocá-la e considere as folhas longas, não coloque a sua planta em lugar de circulação para evitar que ela sofra danos.

lu

garden
Vários fatores podem ser determinantes para que um jardim seja menos ou mais bonito. A quantidade de vento que as plantas recebem, a intensidade do sol, a rega feita corretamente, o solo, enfim, detalhes todos eles importantíssimos. Mas, é claro que existem também os truques que os jardineiros usam que podem deixar qualquer jardim mais bonito. Veja algumas dicas!

1 – Tudo depende do planejamento que é fundamental para que o seu jardim fique mais bonito. O exagero na quantidade de plantas pode comprometer a qualidade. Sem falar que a quantidade deve ser baseada no espaço e nas espécies que foram escolhidas.

O bom jardineiro sabe que deve comprar as plantas de acordo com os metros quadrados que ele tem para cultivá-las.

Então, esqueça a ideia de grande quantidade e pense em qualidade, menos pode ser melhor e mais fácil de conservar, garantindo um jardim mais bonito.

2 – Não é só sair plantando em pronto. Você só terá a garantia de um jardim mais bonito se conhecer bem o solo para escolher as plantas certas para ele e “regulá-lo” o quanto será necessário.

E não é só isso, saber onde ele sofre com mais sombra ou mais sol também é determinante para saber onde poderá ser plantado o que.

Algumas plantas gostam mais de sol e outras não, então, conhecer cada pedacinho do seu jardim é a garantia de dar para cada uma delas o que elas precisam.

3 – Não dá para sair comprando as plantas para o jardim se ter certeza de que elas são adequadas a sua realidade. Tempo, tipo de solo, os vasos que serão escolhidos, se devem ser mais resistentes. Tudo isso deverá ser levado em consideração na hora de escolher flores e planta.

Outra atenção especial que deverá ser observada é em relação ao tipo de raiz das plantas que você está escolhendo. Esse ponto é fundamental para separar e distanciar uma da outra e garantir um jardim mais bonito e saudável.

4 – Não basta comprar mudas, plantá-las, regar e pronto. Dessa forma você nunca terá um jardim bonito.

Cuidar de um jardim requer trabalho e também alguns gastos, que não terminam com a compra de sementes e mudas. Coloque na sua lista: herbicidas, fertilizantes, adubo e mais utensílios para cuidar do jardim. As ferramentas garantem que as plantas sejam tratadas como se deve.

Também seja um jardineiro amigo da natureza, nada de mangueira na hora de regar as plantas, use baldes e aproveita a água da chuva também.

5 – As plantas precisam da luz solar, menos ou mais, elas devem receber os raios do sol. Mas, nem sempre temos uma posição privilegiada, neste caso, tem que “criar”. E fique de olho nas plantas que fazem sombra a outras. Pode os galhos e ramos se for necessário.

Na hora de cultivá-las deixe na melhor posição as que dependem mais do sol do que as outras.

Outra alternativa é cultivar em vaso, quando possível, aquela que precisa muito do sol, assim será possível retirá-la alguma horas por dia e deixá-la exposta ao sol. Depois ela volta mais bonito para compor o jardim.

6 – A água é fundamental para se ter um jardim mais bonito e deve ser usado da forma correta. Água demais também mata as plantas.

Um modo de não errar na hora de molhar as plantas é na hora do cultivo já pensar nesse detalhe e colocá-las juntas de acordo com a necessidade de cada uma de quantidade de água.

Quando o sol está forte não é hora de molhar as plantas. O horário ideal é de manhã cedo e no fim de tarde. Horários mais frescos.

7 – Na hora de comprar as plantas peça ajuda ao vendedor para agrupar aquelas que uma ajuda a outra. Um exemplo: os tomates podem ser defendidos de pragas por malmequeres. Plante um junto ao outro.

8 – O leite pode ser um ótimo fungicida. Isso mesmo. Coloque o líquido em um borrifador e aplique nas flores e nas folhas. Ele pode ser usado diluído em água ou puro.

Outra ideia alternativa para ajudar as plantas a ficarem mais bonitas é a criação da camada protetora com material orgânico. Use relva cortada, madeira, palha, folhas e até mesmo jornal picado. Isso vai garantir a umidade para as plantas e afastar as ervas daninhas.

9 – As ferramentas de jardineiro são necessárias se você quer ter um jardim ainda mais bonito. Esses objetos ajudarão na tarefa desde o cultivo até os cuidados. Porém, não esqueça que elas merecem atenção. Se preocupe em deixá-las sempre limpas para evitar que elas sejam a “ponte” de fungos e bactérias para as suas plantas.

Depois de usar as ferramentas de jardinagem, lave-as com sabão e água e enxugue antes de guardar.

10 – Na falta de espaço não se acanhe, faça um jardim em vasos. Use os utensílios grandes, que estão na moda e vão deixar o seu pequeno espaço mais bonito ainda.

Uma dica é plantar algumas espécies que podem estar juntas em dois, três vasos e colocá-los um do lado do outro. Pronto! O seu jardim está criado.

Se preferir use jardineiras, em caso de espaços muito reduzidos. Não esqueça de que a circulação do ar e o solo drenado da forma correta são de extrema importância para o seu jardim ficar mais bonito, isso conta também para vasos.

11 – Um jardim para ser bonito de verdade precisa ter a alegria das flores. Procure cultivar espécies que estão abertas quase o ano todo. Tente também equilibrar uma planta com a outra em relação ao tempo em que as flores aparecem. Assim, você terá um jardim sempre florido, se não for uma será outra.

Um jardim também pode ganhar o incremento de alguns objetos de decoração. Nada de exagero, porque as plantas é que devem ser as protagonistas.

janela e castelo

Gaura Lindheimeri

Há inúmeras plantas que podem ser cultivadas em nossos jardins, desde as menores até as maiores que ocupam quase todo o espaço disponível. Dentre as menores, bonitas e elegantes está a Gaura-rosa, que ainda pode ser chamada de Vela-esplendor e Vela-da-pradaria.

A Gaura-rosa é uma espécie originária do sul do Texas e da Louisiana, ambos pertencentes aos Estados Unidos.

É uma planta que apresenta grande durabilidade e que pode crescer até atingir uma altura aproximada que varia entre 50 e 1,50 cm, possuindo um caule grandemente ramificado e que faz seu desenvolvimento a partir de um rizoma subterrâneo. As folhas apresentam áreas lanceoladas e pilosas, e seu tamanho pode variar entre 01 e 09 cm de comprimento e mais ou menos até 13 mm de largura, ainda contando com uma lateral dentada grosseira.

Suas primeiras flores costumam aparecer entre as estações da Primavera até a o Outono, gerando flores cuja coloração é um misto bastante harmonioso de branco e cor-de-rosa, com medida variando entre 02 e 03 cm de diâmetro, e cada um apresenta apenas quatro pétalas.

Cultivo e uso da Gaura-rosa
Esta espécie de planta é bastante cultivada como planta para enfeitar, ou seja, ornamental. Com o passar do tempo passaram a ser selecionadas e cultivadas as mais variadas cores, que vão desde o branco mais puro, até o rosa bem escuro. Em determinadas plantas, as pétalas apresentam um efeito bastante inusitado, logo de manhãzinha, de madrugada, elas apresentam a cor brancas e com o entardecer do dia a cor começa a mudar e se torna cor-de-rosa.

Essas plantas são bastante utilizadas nos canteiros das áreas verdes ou são cultivadas em vasos para melhorar a textura e cor delicada. Ela se desenvolve mais e melhor quando está no sol pleno e pode viver por inúmeros períodos sem que haja uma rega regular.

A Gaura-rosa é também chamada por Moita-borboleta, uma comparação à forma de suas lindas flores, que fazem lembrança a antenas e asas do inseto. Ela se transforma em pequenas touceiras e pode ser cultivada em floreiras, vasos ou ainda formando bordaduras e maciços no jardim, em um local com bastante sol.

Gaura Lindheimeri1

Sempre ao final do verão, as flores começam a perder suas lindas cores. Ela é bonita, fresca, e torna o ambiente mais alegre e arejado, e passou a assumir o papel de outras plantas, a medida que é cultivada para trazer um toque de leveza para as laterais de um canteiro.

A hora de plantar essa planta é próximo ao mês de julho, especialmente num vaso não muito fundo e largo para que possa crescer de maneira bonita e saudável. Além disso, ela é uma planta perfeita para ser usada nas fronteiras dos canteiros, nos lugares mais ensolarados e quentes, pois ali que mais se desenvolve.

As flores da Gaura-rosa podem atrair muitos insetos, entre eles as borboletas que ajudarão a enfeitar mais e mais um jardim. A planta pode ser usada para formar cercas vivas, ou cercas de arbusto baixo, para deixar tudo mais bonito e ao mesmo tempo proteger o lugar. Para o jardim aproveite da coloração para fazer a mistura de flores entre a Gaura e outras que sejam também, floridas e coloridas.

É possível preencher os vãos de jardins usando a Gaura, mas é importante lembrar que a mesma necessita de espaço. A mistura da cor rosa e branco fica perfeita em muitos lugares, basta que faça uma poda adequada. As flores vão crescer durante vários meses e sua durabilidade é grandiosa, não necessitando de muitos cuidados e nem de regas diárias, sobrevivendo por longo tempo na seca.

Cultivo: ela pode ser cultivada sob o sol ou sob um pouco a sombra. Ela pode se desenvolver no interior dos imóveis, desde que o local tenha uma iluminação adequada e uma ventilação boa também.

Temperatura Ideal: Ela consegue resistir bem desde que seja sob temperaturas moderadas. Se desenvolve muito bem em climas secos.

Adubação: Seu solo deve ser rico em matéria orgânica para que haja um crescimento adequado, bem como com uma drenagem certa.

Regas: não há a necessidade de se regar continuamente ou diariamente essa planta, basta uma vez por semana. É preciso que durante o período de crescimento seja regada a cada 20 dias.

Podas: Com a chegada do verão e a diminuição das flores, é o período ideal para se fazer  a poda, sendo que a mesma não pode ser muito rente, sob pena de acabar matando os galhos e, consequentemente, os futuros brotos.

A primavera é a melhor época para se fazer a multiplicação das mudas, o tempo está quente e um tanto seco, perfeito para as Gaura-rosa. Sendo que as flores aparecem com maior abundância desde o final da primavera até o começo do outono.

As doenças e pragas aparecem com maior facilidade quando a terra dos vasos ou canteiros permanece úmida por muito tempo, por isso, é importante que a rega não seja feita com muita frequência, senão o solo encharca propiciando o surgimento de invasores indesejáveis.

riach

Dianella tasmanica 'Variegata'

A espécie, que é ornamental, isto é, é usada para decoração de jardins, no paisagismo, pertence a família Xanthorrhoeaceae e sua origem é da Tasmania, da Oceania e da Austrália.

Essa espécie se inclui em pelo menos quatro categorias, que são: gramados, forrações, folhagens e forrações ao sol pleno. Então ela gosta de só pleno e no máximo, de meia sombra. Tem o ciclo de vida perene e pode atingir de 0.3 a 0.4 m de altura.

Graças ao clima brasileiro a dianela, foi “importada” para cá e se dá muito bem nos nossos jardins. Os paisagistas usam muito a planta para fazer forrações, que alguns garantem, não há planta melhor para fazer esse tipo de efeito.

Ela possui os rizomas muito carnosos e deles saem as folhas de cor verde escura e as suas características são largura estreita e bastante longas com as margens em forma de serrinha.  Quando crescem chegam a medir 80 cm de comprimento e a largura não supera 5 cm.

A inflorescência da dianela, acontece no que é classificado como tipo espiga. Na prática significa que as flores ficam no ápice. Apesar das lindas flores pequenas azuis, falando de ornamentação, elas vem em segundo plano. O efeito visual da planta é muito superior ao causado pelas flores.

Os frutos da dianela são na cor violácea e em forma de bagas, além de muito brilhantes e globulares. Não superam 1 cm  de diâmetro de medida. Normalmente, o tipo de dianela mais cultivado no Brasil é a que forma variegata, isto é, com as folhas verde escuro, porém, com bordas brancas.

Dianella Tasmanica2

O uso da Dianela variegada no paisagismo
Uma das maneiras preferidas dos paisagistas para usar a dianela no projeto de um jardim é criando maciços sob sol pleno. Estamos falando de lugares cujo clima que prevalece é temperado ou subtropical. Outra possibilidade para usar a planta dessa forma é sob meia-sombra, neste caso, é necessário que se trate de uma localidade cujo clima seja tropical, o caso do nosso país.

Não é por acaso que os paisagistas elegem a dianela para criar os maciços sob sol pleno e sim pela textura única que ela oferece. É possível criar com a planta partes mais claras nas partes mais escuras do jardim. Porém, ela também pode ser usada separadamente, ou criando grandes maciços ou fazendo uma pequena touceira. Outras formas de usar a dianela na ornamentação é criando forrações com ela ou fazendo um misto com outras folhagens e outras flores.

Podemos dizer que a dianela é considera uma planta “coringa” porque é possível usá-la nos mais diversos estilos de jardim, do oriental ao tropical, passando pelo contemporâneo e muito mais. E não é só isso, é uma espécie que pode ser plantada em jardineiras ou vasos, e levam para dentro de casa um pouco de “luminosidade”.

Como cultivar a Dianela
A dianela não exige muitas particularidades para o seu cultivo, basicamente, para plantá-la é necessário seguir as regras básicas, usadas para uma boa parte das plantas. Para começar, é necessário observar quando deve acontecer o plantio, que no caso da dianela fica limitado a dois momentos: sob o sol pleno ou a meia-sombra.

O próximo passo é preparar o solo para receber a planta, que deve ser enriquecido com matéria orgânica, deve ser fértil, com ótima drenagem e ser irrigado com regularidade.

Para se ter uma idéia do tipo de solo e ambiente que gosta a planta, o seu ambiente natural é aquele de florestas úmidas, e fica nos lugares que são sombreados. Ela gosta de um lugar para vicejar.

Se você seguir todas as regras para plantá-la, tire as dúvidas com o jardineiro que te vender a muda, se ela ficar no lugar onde receba sol suficiente, com certeza, ela irá resistir por longos períodos de estiagem.

Podemos dizer que a dianela é rústica e por isso, é muito resistente a quase todas as doenças e pragas que possam atacar as plantações. E melhor ainda, não é uma espécie que necessita de  muita manutenção, na verdade, você se quer precisa podá-la.

Para que a sua dianela fique sempre viçosa e bonita, o único trabalho que você terá é de fazer a cada semestre, fertilizações. E também é indicado fazer replantios, mas neste caso, os períodos são bienais.

Para fazer a multiplicação da dianela se usa dos “métodos”, o plantio com as sementes ou através da divisão das touceiras. E vale ressaltar que os frutos da dianela não são comestíveis.

O que é touceira?
A chamada touceira na verdade se trata de um arranjo natural que é feito com um conjunto de vegetais e dessa forma, os troncos de cada um deles está compartilhado pelo mesmo sistema de raízes.

Como técnica de multiplicação consiste em cortar os rizomas subterrâneos e deles fazer nascer outras plantas. Várias plantas são multiplicadas através desse sistema, é considerado um dos mais usados. A orquídea é uma das espécies que são multiplicada pela touceira.

Para quem não está acostumado com jardinagem, o cultivo através de sementes é considerado o mais adequado. Outra opção é já adquirir a planta com um determinado tamanho.

janel5