Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




images

A cebola é um vegetal popular no jardim caseiro, pois tem uma ampla variedade de uso, seu cultivo é fácil e requer muito pouco espaço. Além disso, elas têm uma fase vegetativa de crescimento curta, que significa que você pode começar a colher no outono ou primavera e então secá-las e armazená-las para uso no inverno.

O que será necessário: terra de jardim, bulbos de cebola, colher de pedreiro, garfo para jardinagem e água.

- Esses vegetais não são tão exigentes quando se trata de condições de cultivo, mas eles têm, sim, algumas preferências. Escolha um lugar com bastante espaço e luz solar diária. As cebolas crescem muito se lhes for dado espaço suficiente, então se lembre de que quanto maior a área que você reservar para o seu cultivo, maiores ficarão as cebolas. Evite plantar em locais onde plantas ou árvores maiores façam sombra.

A cebola cresce bem em canteiros elevados, por isso, se você não tiver um espaço adequado no jardim, é possível construir um canteiro elevado separado para sua plantação de cebola.

- O solo para a plantação dos bulbos de cebola devem ser preparados no outono. Em seguida, faça linhas que podem ser longas mas que a distância entre elas seja de 30 centímetros e a profundidade deve ser de 10 centímetros.

- Depois cubra com ráfia de solo a cama de cebola. É um modo para manter bem longe as ervas daninhas e também facilita na hora de tirar detritos e folhas.  Também pode ser um problema o gelo das geadas achatando os sulcos. Use o garfo para soltar o solo e quebre e vire a terra na profundidade de 10 centímetros.

- No meio de cada sulco cave uma trincheira e medida deverá ficar entre 1,25 a 5 cm. O bulbo da cebola deverá ter o lado pontudo par cima. A distância entre eles deve ser de 5 centímetros e se for usar cebola madura, essa distância deverá aumentar para 15 centímetros.

- A cebola é uma planta relativamente delicada, pois tem raízes frágeis que podem ser facilmente prejudicadas por ervas concorrentes. Use uma enxada para remover as ervas-daninhas que emergem, em vez de arrancá-las; puxar essas plantas pode danificar a raiz da cebola e complicar seu crescimento.

- Regue as cebolas todas as tardes e complemente com fertilizante à base de nitrogênio uma vez por mês, para nutrientes. Uma me após o plantio, cubra o vão entre cada sulco com folhas secas, para armazenar umidade e afastar ervas concorrentes.

- É necessário ficar de olho na manutenção e as ervas daninhas devem ser retiradas regularmente. Durante o período vegetativo a planta deve ser molhada com 2,5 centímetros de água. Se as ervas daninhas tomarem conta das cebolas elas hibernarão porque estarão sobrecarregadas. O resultado será a colheita de cebolas pequenas.

- Se quiser que suas cebolas tenham um sabor um pouco mais suave, regue com mais água do que você faria normalmente.

- Se alguma cebola florescer, ela deve ser recolhida. Essas cebolas floresceram prematuramente, provavelmente devido ao stress (causado tanto pelo calor, quanto pelo frio excessivo), e não continuarão a se desenvolver em tamanho ou sabor. Para impedir que isso aconteça, proteja suas cebolas do frio repentino cobrindo-as com uma tela, e regue-as bastante durante ondas de calor.

- Escale com intervalo de duas semanas, as plantações dos bulbos de cebolas, durante o período da primavera. Isso ajudará aumentar a safra das cebolas maduras.

Quando as cebolas plantadas estiverem maduras é possível misturar com fertilizante e dar mais força a raiz. Isso ajudará na hora da colheita no início do verão.

por do sol