Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Hibiscussabdariffa-Roselle
A vinagreira. é um arbusto perene da família das Malváceas que pode atingir cerca de 2 a 3 m de altura. É uma planta pertencente gênero Hibiscus, que compreende cerca 200 espécies de plantas.

De origem africana e asiática, é conhecida popularmente como hibisco, hibiscus, rosela, groselha e quiabo-de-angola.

Seu caule possui poucas raízes e com tonalidade mais avermelhada. Suas folhas apresentam aspecto simples sendo que as da parte de baixo e de dentro são ovadas e as de cima lobadas, com longo pecíolo e de cor roxa. As folhas são bastante suculentas e apresentam um gosto ácido, um pouco até adstringente. Enquanto que as flores xiliares, têm cor rosada, cujo pedúnculo possui cor vermelha.

O conjunto formado pela corola e pelo cálice é a parte fundamental da planta, sendo reconhecido como fruto, com aparência de uma cápsula ovalada, contendo cinco lóbulos, cobertos com pelos picantes e finos, que guarda muitas sementes.

Nas plantas novas, as folhas são inteiras e simples, mas depois, com o seu crescimento, as novas folhas são recortadas, formando de 3 a 5 lóbulos. Existem seleções com maior ou menor quantidade e tamanho de folhas, nas cores verdes ou avermelhadas.

Vinagreira-Hibiscus-sabdariffa
As flores apresentam os dois sexos na mesma flor (hermafroditas), são axilares, formadas ao longo da haste da planta e podem ser amarelo-pálidas, rosa-arroxeadas ou purpúreas. Os cálices são carnosos e vermelhos, com mais ou menos 2 centímetros de comprimento, e recobrem os frutos ovais onde estão as sementes.

Vale lembrar que este hibisco não é o hibisco ornamental tão comum nos jardins do Brasil, conhecido popularmente como hibisco-da-china ou rosa-sinensis.

Cultivo
Por se tratar uma planta adaptada ao clima quente, se desenvolve bem em temperaturas superiores a 21ºC. O solo ideal para o cultivo deve ser bem drenado, profundo e com alto teor de matéria orgânica.

Quanto à adubação, recomenda-se apenas adubo orgânico, sendo indicado colocar 2 litros de composto orgânico ou húmus de minhoca por cova antes do plantio. À medida que a planta for se desenvolvendo, pode-se fazer adubações de cobertura utilizando os mesmos adubos, só que desta vez colocando-os a 10 cm do colo da planta. Não há necessidade de usar agrotóxicos em nenhuma fase do cultivo.

A África é um dos maiores produtores de Vinagreira, e o país que mais a importa é a Alemanha, agregando valor aos cálices vindos da África. Já sua flor é muito utilizada na preparação de geleias, doces e xaropes.

riach