Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Daniela Tasmanica

A espécie ornamental é usada para decoração de jardins, no paisagismo, pertence a família Xanthorrhoeaceae. A origem da Dianela é da Tasmania, da Oceania e da Austrália. Se inclui em pelo menos quatro categorias, que são: gramados, forrações, folhagens  e forrações à pleno sol. Por isso, nem precisamos dizer que gosta de só pleno e no máximo, de meia sombra. Tem o ciclo de vida perene e pode atingir de 0.3 a 0.4 m de altura.

A Daniela é uma planta perene, herbácea, entouceirada e rizomatosa. Graças ao clima brasileiro, foi “importada” para cá e se dá muito bem nos nossos jardins. Os paisagistas usam muito a planta para fazer forrações, que alguns garantem, não há planta melhor para fazer esse tipo de efeito.

Ela possui os rizomas muito carnosos e deles saem as folhas, de cor verde-escura e as suas características são largura estreita e bastante longas com as margens em forma de serrinha.  Quando crescem chegam a medir 80 cm de comprimento e a largura não supera 5 cm.

Sua inflorescência acontece no que é classificado como tipo espiga. Na prática significa que as flores ficam no ápice. Apesar das lindas flores pequenas azuis, elas vêm em segundo plano. O efeito visual da planta é muito superior ao causado pelas flores.

Os frutos da dianela são na cor violácea e em forma de bagas, além de muito brilhantes e globulares. Não superam 1 cm de diâmetro de medida. Normalmente, o tipo de dianela mais cultivado no Brasil é a que forma variegata, isto é, com as folhas verde-escuro, porém, com bordas brancas.

Dianella_tasmanica_
O uso no paisagismo
Uma das maneiras preferidas dos paisagistas para usar a dianela no projeto de um jardim é criando maciços sob sol pleno. Estamos falando de lugares cujo o clima que prevalece é temperado ou subtropical. Outra possibilidade para usar a planta dessa forma é sob meia sombra, neste caso, é necessário que se trate de uma localidade cujo clima seja tropical, o caso do nosso país.

Não é por acaso que os paisagistas a elegem para criar os maciços sob sol pleno e sim pela textura única que ela oferece. É possível criar com a planta partes mais claras nas partes mais escuras do jardim. Porém, ela também pode ser usada separadamente, ou criando grandes maciços ou fazendo uma pequena touceira. Outras formas de usar a dianela na ornamentação é criando forrações com ela ou fazendo um misto com outras folhagens e outras flores.

Podemos dizer que a dianela é considera uma planta “coringa” porque é possível usá-la nos mais diversos estilos de jardim, do oriental ao tropical, passando pelo contemporâneo e muito mais. E não é só isso, é uma espécie que pode ser plantada em jardineiras ou vasos, e levam para dentro de casa um pouco de “luminosidade”.

Como cultivá-la
O bom da daniela é que ela não exige muitas particularidades para o seu cultivo, basicamente, para plantá-la é necessário seguir as regras básicas, usadas para uma boa parte das plantas. Para começar, é necessário observar quando deve acontecer o plantio, que no caso da dessa planta fica limitado a dois momentos: sob o sol pleno ou a meia sombra.

O próximo passo é preparar o solo para receber a planta, que deve ser enriquecido com matéria orgânica, deve ser fértil, com ótima drenagem e ser irrigado com regularidade.

Para se ter uma ideia do tipo de solo e ambiente que gosta a dianela, o seu ambiente natural é aquele de florestas úmidas, e fica nos lugares que são sombreados. A planta gosta de um lugar para vicejar.

Podemos dizer que a dianela é rústica e por isso, é muito resistente a quase todas as doenças e pragas que possam atacar as plantações. E melhor ainda, não é uma espécie que necessita de  muita manutenção, na verdade, você se quer pode podá-la.

Para que a sua dianela fique sempre viçosa e bonita, o único trabalho que você terá é de fazer a cada semestre, fertilizações. E também é indicado fazer replantios, mas neste caso, os períodos são bienais.

Para fazer a multiplicação da dianela se usa dos “métodos”, o plantio com as sementes ou através da divisão das touceiras. E vale ressaltar que os frutos da dianela não são comestíveis.

O que é touceira?
A chamada touceira na verdade se trata de um arranjo natural que é feito com um conjunto de vegetais e dessa forma, os troncos de cada um deles está compartilhado pelo mesmo sistema de raízes.

Como técnica de multiplicação consiste em cortar os rizomas subterrâneos e deles fazer nascer outras plantas. Várias plantas são multiplicadas através desse sistema, é considerado um dos mais usados. A orquídea é uma das espécies que são multiplicada pela touceira.

Para quem não está acostumado com jardinagem, o cultivo através de sementes é considerado o mais adequado. Outra opção é já adquirir a planta com um determinado tamanho.

peixes

Ruttya fruticosa red
Há flores e plantas tão lindas e diferentes que mais se assemelham a obras de arte, já que primam por cores alegres e vibrantes. Isso, sem esquecer de mencionar seu formato que beiram o intrigante, como se fossem moldadas à mão, como é o caso da Planta-coelhinho, chamada cientificamente de Ruttya fruticosa.

Mas essa planta não é uma exceção em sua família, pertencendo ao gênero Acanthaceae. Dela fazem parte mais de 200 tipos e beira as 3000 espécies diferentes, sem contar todas as suas variedades. Desse mundo de planta fazem parte os famosos e charmosos “camarões”.

No Brasil, são originários algo em torno de 40 gêneros, sendo que dessas se originam aproximadamente 500 espécies. A metades dos gêneros foram trazidos para cá, introduzidos. Muitos deles são bastante conhecidos e admirados, como a barléria, a crossandra, e ainda a asystasia.

A Planta-coelhinho é um arbusto com tamanho aproximado que pode variar entre os 02 e 03 m de altura, e possui flores bastante características e até um tanto bizarra, por se assemelhar a um coelho, e ao mesmo tempo mostrando um grande encanto e magia. As flores apresentam duas pétalas, que, unidas, lembram a cabeça de um fofo coelhinho.

Ao observar ao longe o arbusto, logo na primeira vez, pode-se notar certo nível de desproporção entre o tamanho da flor e o da planta em si. Isso porque as flores são bem miúdas, e o arbusto é bem grande. Olhando a grosso modo, você certamente verá varias orelhas de lebre espalhadas pelos arbustos.

Muitos a chamam popularmente de coelhinho, sendo uma planta perfeita para se ter em qualquer jardim, pois ela, por si só, já embeleza e atrai muito olhares curiosos e admirados. Essa aparência diferente da flor não é nenhum defeito estético, já que seus ramos estão sempre repletos de flores iguais, que formam um espetáculo à parte.

A Ruttya fruticosa é uma planta que permite as podas regulares e fica até mais viva e bonita sempre que isso ocorre. Em razão de aceitar bem às podas, ela além de embelezar o jardim, ainda atua como maciço ou cerca viva, para canteiros aberto ou fechados. Porém, para não colocar a perder todo o show de beleza das flores, a poda deve ser efetuada sempre após a florada, sempre na estação do outono, quando ocorre a diminuição das flores.

Esse tipo de arbusto pode ser utilizado em qualquer tipo de canteiro ou jardim, especialmente em lugares onde possuam bancos para descanso. Ainda que as pessoas não gostem muito da aparência de suas flores, depois de plantada o espetáculo pode ser ainda maior, visto que a mesma será frequentemente visitada por beija-flores e colibris que vêm em busca o néctar das flores, além do que, as cores fortes atraem ainda mais esses charmosos bichinhos.

Assim como muitas outras plantas ela também possui denominações mais popularizadas, como: Orelhas-de-coelho, Coelho, Planta-beija-flor, Aves-de-laranja, Dragão-laranja, e por último, como já sabemos, Planta-coelhinho.

As folhas dessa planta possuem formato ovalado e coloração verde bastante vibrante, medindo cerca de 08 cm cada uma.

Ruttya fruticosa Yellow
As flores aparecem mais nas terminações dos arbustos e cada um dos galhos pode vir a ganhar até cinco flores tubulares com aqueles formatos diferenciados e encantadores, cheinhas de néctar, atraindo um grande número de visitantes. Claro que a atração de outras espécies não acontece somente em decorrência da abundancia de néctar, mas ainda por causa das suas duas pétalas laranjas e vermelhas, sendo que a parte inferior possui formato abaulado, numa tonalidade vermelho escuro com um parte mais preta na base.

O fruto dessa flor nada mais que uma cápsula em formato de elipse com coloração amarronzada, que tem no máximo a presença de quatro sementes, que, como em outras espécies que pertencem à mesma família, são lançadas longe quando a cápsula se abre logo que amadurece. Ele se reproduz através das sementes ou ainda através de mudas.

Apesar de ser uma planta muito bonita seu cultivo não é tão difundido quanto se espera, mas a mesma pode ser perfeitamente plantada em climas subtropicais e tropicais, e até mesmo no temperado, onde, a fruticosa atua como semi-decídua, já no caso de ter de enfrentar temperaturas mais baixas, especialmente aquelas mais radicais, para economizar sua energia ela se faz de suas partes mais altas, retendo mais líquido e mantendo sua saúde. Porém, que a vê-la assim não é necessário susto, a mesma recuperará toda a sua beleza e vivacidade logo a partir de suas raízes assim que chegar a tão esperada época da Primavera, estação das flores.

Esta espécie de arbusto se desenvolve muito bem se tiver um sol bastante evidente sobre eles, mas, ainda assim, pode ter lindas flores se ficar à meia sombra, mas nunca escondido totalmente do sol e da claridade, que lhe proporcionam beleza e vivacidade.

Assim como várias outras flores, a Fruticosa não precisa de água em abundância e nem gosta muito de solo encharcado, por isso, a rega da mesma deve ser feita somente quando sentir que o solo, na parte de cima, está mais ressecado. Além disso, a quantidade de água a ser usada não precisa ser exagerada, senão escoará totalmente e levará consigo todos os nutrientes indispensáveis à boa saúde da planta.

janel5

flower-garden
As flores colorem o ambiente, seja em um jardim florido ou nos vasos do apartamento e  se tornam não apenas parte da decoração da uma casa como também moradores dela própria. Cultivar flores pode ser extremamente relaxante, mas também é trabalhoso, portanto, escolha espécies que sejam condizentes com a quantidade de tempo que você tem disponível para cuidar delas.

A primeira coisa a se levar em consideração é a sua disponibilidade de espaço e a quantidade de luz solar. Existem flores, como a onze-horas e o girassol, que exigem uma grande quantidade de luz, enquanto outras, como a begônia, morrem se ficarem tempo demais no sol. Não se esqueça também de verificar as possíveis doenças de cada flor e suas curas, para não ser pega desprevenida, assim como a quantidade de água ideal para cada espécie. Procure dicas em sites especializados, assim, suas flores estarão sempre lindas.

Não existe nada mais belo do que um jardim florido e bem cuidado, mas antes de tudo, é necessário ter espaço para poder realizar o plantio.

Com as flores escolhidas e o solo preparado, basta realizar o plantio. Fique atento a alguns pontos. Se optar por sementes, siga as instruções presente na embalagem, mas se a sua opção for por plantas já desenvolvidas, é necessário cavar um buraco na terra entre 5 e 6 cm de profundidade, colocar a flor, tampar e irrigar. Para que o plantio seja um sucesso é necessário cuidar e estar sempre limpando a região.

O cultivo de flores além de ser um passatempo para quem gosta de jardinagem é uma forma de embelezar o seu lar. Quem deseja ter um jardim aposta nas flores para dar mais cor e perfume ao ambiente. Independente de você ser um jardineiro iniciante ou de estar retomando a jardinagem após alguns anos afastado da atividade vale a pena conferir esse artigo sobre como cultivar flores.

Como cultivá-las
* Localização e luz
A primeira coisa que se deve analisar quando se está começando a cultivar um jardim de flores é a sua localização. Se você é iniciante na arte da jardinagem deve procurar por um local plano e que esteja bem exposto ao sol, com pelo menos meio dia de sol. Uma dica imponte é verificar o pH do solo, adubar e preparar a terra antes do plantio (eliminando as ervas daninhas, e raízes ou outros intrusos no jardim).

Não existe uma regra geral uma vez que algumas flores preferem o solo ácido enquanto outras precisam de solo alcalino. Há ainda as flores que se adaptam aos dois tipos de solo. Além disso, é necessário verificar quais são os tipos de nutrientes que o solo possui e a umidade do mesmo.

A partir do conhecimento do solo que se tem para trabalhar é bem mais fácil escolher as espécies mais indicadas de flores para cultivar nesse local. Para os iniciantes a dica é começar cultivando uma área pequena com aproximadamente 1.20 cm por 3 m. Isso porque esse pequeno pedaço é mais fácil de manter inicialmente bem como é fácil de aumentar se for necessário. O jardim também deve ficar próximo de água para que a rega seja facilitada.

* A escolha das flores
No momento em que se decide cultivar um jardim é importante pensar no tempo que se tem disponível para cuidar das flores e plantas que serão cultivados no mesmo. A escolha das plantas deve obedecer a alguns critérios inerentes a sua sobrevivência. O primeiro critério a ser avaliado é o tipo de flor que se deseja cultivar.

Existem basicamente dois tipos de flores que são as anuais aquelas que têm expectativa de vida de um ano e as perianuais que possuem expectativa de vida de sobreviver ao inverno e voltar a florescer na primavera. Outra questão essencial de ser levada em conta no momento da escolha das suas flores para o jardim é o estilo de jardim que se deseja obter.

Leve em conta qual o orçamento disponível para investir no jardim, quais as cores que se deseja para o mesmo, qual o nível de manutenção das flores (se você está disposto a investir em flores que exigem cuidados especiais ou flores mais simples) entre outros. Fazendo essas análises será bem mais fácil chegar ao jardim ideal.

* O que usar para cuidar do jardim
Para que o seu jardim esteja sempre bonito e saudável é fundamental manter alguns cuidados. Esses cuidados devem ser tomados utilizando as ferramentas corretas para cada atividade. No que diz respeito a jardinagem os utensílios essenciais são pás, tesouras, regador, sacho e forquilha.

* Preparando o solo
Grande parte do êxito de um jardim reside em preparar corretamente o solo, isso quer dizer evitar o aparecimento de ervas daninhas entre outros intrusos no jardim. A primeira coisa a se fazer é limpar corretamente o solo de todo e qualquer tipo de erva bem como de lixo e raízes.

É importante remexer a terra antes de incorporá-la com o adubo. Após a incorporação do adubo na terra a mesma deve ser alisada totalmente e em seguida regada. Uma boa dica é aproveitar a terra lisa para desenhar sobre ela, com a ajuda de um pedaço de madeira, o layout que deseja que o jardim tenha. Basicamente você poderá desenhar a forma como deseja dispor as diferentes flores.

Atente para questões como, por exemplo, de que as plantas mais altas deverão ser colocadas na parte de trás do jardim assim como as médias ao centro e as menores ou rastejantes logo a frente. Vale a pena ainda usar pedras ou outros objetos para fazer a delimitação do jardim bem como ajudar a evitar problemas durante as chuvas como a terra escorrendo, por exemplo. A borda do jardim ainda ajudará a evitar o ataque de ervas daninhas que podem estar em outros pontos do terreno.

container-garden
* Plantando as flores
Depois de fazer a escolha das espécies de flores desejadas e adequadas e preparar o terreno chega o momento decisivo de plantá-las efetivamente. No caso de plantas envasadas ou com estacas é necessário começar fazendo um buraco no solo. Atente para o fato de que o buraco deve ser pelo menos das vezes maior do que o vaso, é importante que tenha 6 ou 7 cm mais profundo do que o vaso.

No fundo do buraco é necessário colocar uma camada de aproximadamente 6 ou 7 cm de compostagem ou adubo para ajudar a alimentar as flores nas suas primeiras semanas. Após colocar a compostagem é necessário encher o buraco com água e em seguida aguardar que a terra absorva a mesma.

Coloque então a flor dentro desse buraco e encha novamente com água, em seguida cubra-o com terra até fechar o buraco. Faça o mesmo para todas as plantas que estiver cultivando. Regue o jardim e torça para que cresçam com saúde.

* Manutenção do Jardim
Dentre os cuidados principais com o jardim estão a limpeza e a rega diária das plantas. Fique atento ainda a possíveis doenças que podem afetar a saúde das suas flores. Observe o jardim para saber quais são as horas em que as plantas recebem mais sol e quais as horas do dia em que não recebem. Se perceber que o local não é indicado para uma determinada espécie mude-a.

No caso de quem começou a cultivar um jardim menor e pretende aumentá-lo é importante fazer uma análise para descobrir quais flores melhor combinam com aquelas que você já tem.

Chuva-no-jardim_1516