Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Acalypha reptans

Planta pertencente à família Euphorbiaceae que pode ser encaixada na categoria de flores perenes e forrações à meia sombra. Os climas que essa planta prefere são o equatorial, tropical e subtropical.

A origem da rabo-de-gato é a Ásia e a Índia, pode atingir entre 0.1 a 0.3 m de altura.

A planta rabo-de-gato também é conhecida por outro nome popular, como: Acalifa-rasteira.

Suas inflorescências vermelhas, alongadas e com uma textura que se assemelha a uma pelúcia que lembram um rabo de gato, daí vem o seu nome popular mais utilizado.

As folhas são denteadas e numa grande quantidade, juntas formam uma folhagem densa e baixa. Estas formam uma folhagem baixa e densa. No paisagismo presta-se como forração, pois cria um tipo de tapete com as suas folhas e inflorescências. O cultivo e a manutenção são simples. Também pode ser cultivada em jardineiras ou em vasos suspensos.

acalypha

Seu cultivo deve ser sol pleno ou à meia sombra e num solo fértil que tenha sido enriquecido com matéria orgânica. No caso de você usar uma terra com textura muito argilosa acrescente um pouco de areia a mistura, pois ela poderá ter dificuldade em ser penetrada pela água.

A adubação também é muito importante para a rabo-de-gato e deve ser feita na medida certa. Quando a adubação é feita em excesso pode acabar queimando as folhas em especial quando os nutrientes são borrifados em horários em que o sol está muito forte.

As regas devem ser feitas diariamente para que a terra fique sempre molhada, porém, se lembre de não encharcar as flores. A água em excesso pode estimular o surgimento de fungos que acabam apodrecendo a raiz da sua planta.

janel4