Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Helianthus annus

Assim como a margarida e a gérbera, o girassol pertence à família das compostas, que se caracteriza por possuir flores com um miolo redondo cercado por pétalas.

Nativa da América do Norte e de nome científico Helianthus annus (ou flor do sol), o girassol é uma imponente herbácea de cerca de 3 m a 4 m de altura, apresenta uma flor grande, amarela e com um comportamento característico conhecido como heliotropismo, em que a planta parece sempre olhar para o sol.

Além da enorme utilidade das sementes de girassol em várias atividades industriais, como a produção de óleos e rações, pode-se cultivar essa planta em casa no intuito de criar uma decoração muito estilosa em jardins, com um aspecto alternativo não-ortodoxo.

Para você que quer cultivar seus girassóis no jardim, pequenas dicas serão dadas neste post.

- Antes de plantar os girassóis, misture estrume ao solo no qual eles serão colocados. Essas flores se dão bem na maioria dos tipos de solos e, por isso, não é necessário se preocupar. No entanto, locais rochosos e arenosos não são adequados.

- Plante as flores em uma área em que elas peguem bastante sol. Como diz o nome, os girassóis prosperam com a luz do sol, sendo iluminadas por pelo menos 6 horas ao dia de forma direta. Os girassóis também se inclinam na direção da luz, então lembre-se disso se quiser que eles cresçam de um determinado modo. Eles mostrarão suas flores para o sol nascente, que se encontra no leste.

- Plante sementes de girassol a cerca de 6 mm de profundidade no solo e cerca de 30 a 45 cm de distância uma da outra.

- Regue os girassóis diariamente para ajudar o caule a suportar o peso da cabeça da flor.

- Se for plantá-los em vasos, dê preferência aos vasos altos. É necessário ter terra suficiente e suporte para a altura e o peso da flor.

- Alimente os girassóis diariamente com uma solução de crescimento como o Miracle Grow. Evite despejar fertilizante diretamente nas raízes, pois pode fazê-las apodrecer. Ao invés disso, faça alguns buracos com cerca de 7 a 10 cm ao redor da planta e coloque o fertilizante neles.

- Fique atento ao tempo, pois ventos fortes podem fazer com que os girassóis sejam arrancados. Se existe previsão de ventanias, não regue nesse dia, pois diminuirá a chance das flores serem arrancadas.

- Não há necessidade de ficar sempre de olho nos girassóis, a menos que a área em que estão seja muito sujeita a ventos fortes ou com condições que provocam muita sombra. Na sombra, essas flores se inclinaram na direção do sol, então é melhor evitar áreas escuras para essas lindas flores.

22

Flordelis

Flor-de-lis é o nome popular de uma planta da família das Amaralidáceas originária do México e da Guatemala. Produz flor de cor vermelha, solitária, em haste ereta, muito vistosa. Pode formar touceiras.

Suas flores são muito bonitas e por isso já foram usadas como símbolo diversas vezes, devido a seu formato. A coloração das flores é vermelha e são bem brilhantes. A planta apresenta ainda folhas de formato laminado que só aparecem depois das flores.

Devido a sua grande beleza é uma planta bastante utilizada para fins ornamentais, devido a sua coloração forte e seu formato elegante e diferente.

Cultivo e cuidados
- Esta planta pode ser cultivada em canteiros ou vasos, sendo que a flor-de-lis precisa de terrenos arenosos para se desenvolver plenamente.

- O solo deve ser preparado com 1 parte de terra vegetal para uma parte de terra comum e 2 partes de areia para obter o solo ideal para o plantio da flor-de-lis.

- O plantio é feito através de bulbos, que são colocados na terra previamente adubados. Basta colocar o bulbo em um buraco previamente preparado e cobrir o bulbo com terra, deixando apenas a ponta para fora.

- A terra deve receber material orgânico que pode ser comprado em lojas de jardinagem.

- A rega deve ser espaçada sendo que deve ser iniciada assim que começar o período vegetativo. A frequência ideal para a rega deve ser um dia sim e um dia não, embora seja necessário tomar cuidado para não encharcar a terra, pois do contrário o bulbo pode apodrecer e a planta pode sofrer com o aparecimento de fungos.

O florescimento ocorre em meses quentes e no inverno pode entrar em período de dormência, perdendo todas as suas folhas e apresentando um aspecto sem vida. Quando o tempo esquenta novamente pode voltar a apresentar flores normalmente.

Durante este período de dormência não é aconselhado regar a planta, pois do contrário ela pode apodrecer, pois não absorverá água.

A planta chega a 45 cm de altura e pode ser plantada em vasos para ornamentar salas e outras regiões.

Embora seja fácil de cuidar e cultivar, a flor-de-lis é uma planta rara e que dificilmente é encontrada em algumas regiões. No entanto é possível encomendar bulbos em lojas especializadas e depois fazer os próprios bulbos para plantio posterior.

Com essas dicas é possível comprar um bulbo e plantar uma flor-de-lis, fazendo com que a planta se desenvolva de forma saudável e enfeita diversos ambientes.

imagem-neve56

Oncidium variegatium - Tolumnia

Na natureza as orquídeas acumulam grande quantidade de detritos orgânicos em suas touceiras, e com a simbiose de fungos, bactérias, insetos e a ação da umidade, calor e luz do sol, ocorre a decomposição e transformação destes componentes orgânicos em alimentos essenciais para as plantas.

Nos orquidários caseiros, onde temos uma boa variedade de espécies, e também uma densidade ou acúmulo de plantas em pequeno espaço, é praticamente impossível pensar em conseguir um cultivo exclusivamente orgânico, como ocorre na natureza. Ainda com a aplicação periódica de defensivos químicos, não temos a necessária ajuda de microorganismos para as transformações bioquímicas de matéria orgânica. Somos, assim, obrigados a suprir a falta de nutrientes com adubos químicos aplicados com pulverização folicular ou aspersão.

Adubação Foliar
A aplicação de adubos químicos solúveis em água é hoje uma realidade que possibilitou o cultivo comercial de grandes quantidades de plantas. Com os equipamentos de irrigação automáticos, pela aspersão, gotejamento ou nebulização, podemos simultaneamente irrigar e adubar um orquidário inteiro em poucos minutos. As folhas das plantas têm possibilidade

de absorver a água pelos estômatos que existem em sua superfície, em maior quantidade na parte traseira ou adorsal. A abertura destas pequenas “bocas” depende sempre do equilíbrio hídrico da planta. Plantas desidratadas absorvem pouco ou nenhum nutrientes.

Adubação com Irrigação por gotejamento
Também como a adubação foliar, o gotejamento favorece a aplicação de adubos solúveis em água e permite de adubação de nutrientes pelas raízes.

Composição básica dos adubos
Uma composição equilibrada de adubo deve conter os nutrientes indispensáveis para o bom desenvolvimento da planta em suas diversas fases vegetativas. Podemos dividir estes nutrientes em:

Macronutrientes – são aqueles que as plantas necessitam em maior quantidade e temos os principais como Nitrogênio, Fósforo e Potássio. Secundários – Cálcio, Magnésio, Enxofre, Ferro..

Micronutrientes – são essenciais, porém exigidos em menor quantidade. São eles: Boro, Clorro, Cobre, Zinco, Manganês, Molibdênio, Cobalto, Silício.

Outros fatores que favorecem na adubação orgânica:
1 – Regularidade na aplicação

2 – Luminosidade

3 – Umidade

4 – Temperatura

5 – Ventilação

6 – Nível de acidez

7- Concentração das soluções: para as orquídeas, sempre é preferível uma concentração baixa, fazendo-se diluições em doses homeopáticas e com adubações mais freqüentes do que concentrações maiores e adubações mais espaçadas.

Olhando-pela-janela_