Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




petúnia hibrida

A Petúnia é um gênero botânico pertencente à família Solanaceae. É originária de locais tropicais e sub-tropicais da América do Sul (Brasil e Argentina, principalmente). Então alemães e ingleses começaram a “cruzar” algumas espécies diferentes buscando flores maiores e com cores mais vivas. O cruzamento aleatório resultou na espécie mais comum: a petúnia de jardim, cujo nome cientifico é Petúnia x hybrida.

Por isso a maioria das petúnias que se encontram em jardins são híbridas. As petúnias são herbáceas anuais e atingem 15 a 30 cm de altura.

São encontradas em cores variadas como: brancas, vermelhas,roxas, azuis, rosas, laranjas salmão ou púpuras; simples ou dobradas, formadas principalmente na primavera.

Ocorrem também as variedades anãs e compactas, mais delicadas para o cultivo.

Á Petúnia é uma planta capaz de florescer o ano todo, porém, depois de um ano mostra-se necessário fazer o replantio. Apesar disso, essa planta não é muito exigente ao que diz respeito aos cuidados e condições necessárias para sobreviver e se destacar.

Quando observar que as suas Petúnias já não florescem e seu aspecto está bem caído não hesite em fazer o replantio. Pelo fato de serem flores anuais depois de passado o ciclo de um ano as Petúnias começam a atrofiar até que acabam morrendo.

Para que o cultivo das plantas em geral seja bem sucedido é importante oferecer a elas o necessário para ter condições de vida e florescimento.

Para que a planta cresça e floresça de forma plena elas precisam de sol pleno, use meia sombra somente se contar com uma ótima luminosidade. Porém, fique atento que enfrentando temperaturas muito altas essas flores podem murchar. O ideal é ter sol, mas temperaturas mais amenas.

As regas, geralmente devem ser feitas de duas a três vezes por semana. Nos períodos de verão pleno é melhor regar todos os dias. Porém, sempre fique atento para não encharcar o solo.

Quando vamos fazer o cultivo de qualquer tipo de planta devemos atentar para o tipo de solo que utilizaremos. No caso das petúnias o solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com uma drenagem.

Após três meses de feito o plantio é importante fazer a primeira adubação da planta. Para isso você pode utilizar um fertilizante foliar. Repita a adubação mensalmente a partir da primeira para garantir mais saúde para as suas petúnias.

Uma dica para o uso do fertilizante é aplicá-lo sempre com a planta na sombra e de preferência pela manhã.

Nos locais em que chove muito e com muita intensidade as petúnias podem ter sérios problemas. Como as suas pétalas são muito frágeis essas flores tendem a ficar rasgadas e com um mau aspecto quando são atingidas muito de perto pelas chuvas. Embora se recuperem com rapidez é sempre um fator estressante paras petúnias.

As petúnias podem ser atacadas por fungos que promovem um tipo de “queima” nas mesmas. Se observar que há algo de errado com as folhas saiba que há algo errado com as suas plantas.

É importante que sempre que as petúnias começarem a murchar você retire da planta aquelas que estão com mau aspecto, pois assim evitará o possível aparecimento de fungos na planta.

Embora as petúnias possam ser plantadas em qualquer época do ano durante a primavera as suas sementes têm mais chance de se propagarem. O primeiro passo para comprar as sementes das Petúnias é observar, na hora em que for comprar, ver as as cores que desejará ter em seu jardim,  É possível escolher uma flor da cor que você deseja.

O nível de floração também é muito maior nessa época do ano. No caso de espécies de petúnias maiores a sua propagação pode ser feita através de estacas.

Se plantadas em jardins, as petúnias vão precisar de alguns pequenos cuidados essenciais. Dentre eles está a necessidade de plantar as sementes a uma certa distância uma da outra, pois assim haverá espaço para que elas cresçam e se desenvolvam.

Outra coisa bem importante é que quando for regar essas flores tenha sempre o cuidado de não encharcá-las, pois isso pode resultar em flores murchas. Depois que essas flores enfrentam uma geada dificilmente se recuperam e por isso mesmo é necessário fazer  descarte e começar o cultivo novamente. Com as condições certas e cuidados, as petúnias podem crescer muito bonitas e compondo um belo colorido em seu jardim.

46

Crassula_tetragona

A Crassula Tetrágona é uma planta suculenta nativa nativa da África,chamada popularmente pelos amantas de plantas ornamentais de Pinheiro-em-miniatur.

É muito utilizado para Bonsai . É uma planta de caules lenhosos com casca marrom, com pares cruzados de folhas, com cores entre verde claro e escuro. A planta apresenta inflorescências terminais, terminando em flores brancas que surgem no verão.

É considerada uma espécie ideal para ser plantada e, jardins. A espécie refere pleno sol, embora algumas espécies sejam sensíveis ao excesso. A planta é resistente à geadas, mas temperaturas acima de 30ºC são melhores para emplacar o desenvolvimento

É uma planta suculenta tolerante à seca que se parecem um pouco com ramos de pinheiro, por causa das agulhas existentes nos lados.  No solo para paisagismo, crescem até 4 m de altura.

As folhas da planta possuem cerca de 1 cm centímetro de comprimento.  Cresce bem em jardins secos com suculentas e cactos e outros tipos de espécies africanas. É bem fácil de ser cultivada. As corres da flor podem variar do branco ao amarelo.

Detalhe da folhas da Crassula_tetragona (

Se plantada em vasos de bonsai deve ser aparada  para parecer um verdadeiro pinheiro.  Se aparar de maneira qualificada, a plantaforma novos ramos perto do topo, resultando na formação de caules grossos.

Como a maioria das plantas suculentas, sua propagação pode ser feita com estacas das hastes.

Precisa de pleno sol ou meia sombra com bastante luminosidade e algumas horas de sol direto.

É necessário que o solo seque completamente para que seja regada outra vez. As flores, brancas, surgem no final da primavera.

detalhe das flores da Crassula_tetragona

Dicas rápidas de cultivo da Crassula Tetrágona
-
Regra geral deste tipo de planta está em serem pouco regadas;
- A terra deve ficar seca entre uma rega e outra;
- Se a espécie começar a florir se faz necessário aumentar volume de água em decorrência do aumento da necessidade provindo da espécie;
- Durante os períodos frios do ano devem existir menos regas, suficientes pelo menos para impedir com que as folhas demonstrem aspecto enrugado em consequência do excesso de H2O;
- Especialistas indicam que as espécies podem receber no máximo seis horas de sol por dia;
- A Crassula Tetrágona representa espécie que consegue sobreviver ao excesso de temperaturas baixas, inclusive nas épocas de geadas;
- Embora resista às temperaturas frias não pode ficar com exposição direta em temperatura abaixo dos 6ºC;
- Especialistas indicam que os adubos líquidos são mais indicados para este tipo de plantação. Deve ser adicionável no máximo uma vez por mês, respeitando sempre as regras do comportamento e tipo do solo;
- Opte por solo leve e com alto nível de drenagem. As plantas do interior entram em crescimento de maneira lenta;
- Não é necessário mudar o vaso com frequência;
- As doenças são consideradas raras na Crassula Tetrágona;
- Espécie viável para ser reproduzida por estaca de folha ou caule;
- As plantas enterradas no solo de forma parcial fazem com que as raízes sejam criadas rapidamente, fazendo assim com que surja o nascimento de outra planta;
- Se plantar as estacas de caule verticalmente, elas continuarão a crescer dessa forma;
- Caso coloque no solo de maneira horizontal acontece o surgimento ao longo das estacas que formam novas plantas;
- Para a planta ficar mais densa e compacta é necessário podar o topo dos caules de forma com que surjam aspectos arbustivos à planta;
- Necessário solo poroso com uma drenagem adequada.

sininho