Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




zantedeschia-aethiopica-Small

Uma das espécies de flores mais interessantes que existe é Zantedeschia, popularmente conhecida como Copo de Leite,  Calla ou Lírio-do-Nilo.

Uma flor que mesmo sendo linda tem uma certa dose de toxicidade. Quando o cultivo dessa flor é feito de forma correta não existe nenhum tipo de problema ou complicação pelo fato de ela ser tóxica. Incremente o seu jardim com essa espécie diferenciada e cheia de estilo, seu cultivo é muito simples e prático, uma bela flor para um belo jardim.

Originaria do sudoeste da África, o Copo-de-leite ou Lírio-do-Nilo, é uma planta bonita, resistente e muito florífera e pode atingir até 1 metro de altura. Ele apresenta folhagem ornamental e floresce nas estações primavera e verão. Suas flores variam entre as cores branca, amarela, vermelha, rosa, laranja e roxa e são largamente usadas como flor de corte para composição de arranjos e buquês.

O copo de leite é utilizado principalmente para o paisagismo, com flores grandiosas e firmes, ideal para lugares úmidos e/ou vasos domésticos.

Essa planta tolera baixas temperaturas, mas não prospera bem em climas mais quentes, apreciando lugares úmidos e ricos em matérias orgânicas e solos brejosos, ela necessita de estar sempre úmida e a meia-sombra, acompanhando lagos, margens de tanques, muretas, muros e paredes.

Se plantados em vasos, é importante manter os copos-de-leite constantemente bem irrigados e o solo sempre úmido. Para multiplicá-los, basta extrair as mudas que se formam junto ao rizoma da planta-mãe, após o florescimento.

Ao manusear esse tipo de planta, fique alerta! Ela tem um princípio ativo, oxalato de cálcio, que, se ingerido, pode causar intoxicação, dermatite de contato, estomatite, irritação, obstrução das vias aéreas superiores, perda temporária da fala, sialorreia, vômito etc. Por isso, fale com os moradores da casa, especialmente com as crianças, sobre os riscos que existem.

Se a intenção é justamente plantar o Copo-de-leite em um vaso, seguem algumas dicas de como fazer o cultivo e ter lindas flores em seu jardim ou outras partes da casa.

Dicas para plantar e cultivar copo-de-leite em um vaso:
- Você precisará de um vaso grande, no mínimo de 15 litros, prato para vaso, terra preta e areia de rio;

- Como substrato utilize uma medida de terra preta misturada com 1/10 de medida de terra de rio para promover a drenagem. Ponha o copo-de-leite no recipiente e regue com abundância até que toda a terra esteja umedecida;

- Deixe o vaso com o prato em um local que receba sol direto. A planta pode ser cultivada no jardim ou dentro de casa;

- Conserve o prato sempre com água. O copo-de-leite é uma planta semi-aquática e as raízes precisam estar constantemente em contato com a água;

- Irrigue quando perceber que a água do prato acabou, conservando a terra sempre molhada, e não apenas úmida;

- O copo-de-leite deverá florescer com a chegada da primavera e a melhor época para o plantio é o início do outono.

janel30