Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Anthurium_andraeanum
Essa planta é muito utilizada no Brasil por ser bem adaptada ao clima tropical e possuir um ótimo aspecto, com inflorescências de diversas cores diferentes e uma estatura máxima que dificilmente passa de um metro, podemos encontrá-la comumente em vasos ou em jardins formando grandes moitas com várias inflorescências. Ela é oriunda da Colômbia e do Equador,

É uma das flores de corte mais procuradas para cultivo. É uma planta perene e com excelente grau de rusticidade após a fixação do plantio – um ano em média – , a flor é especialmente apreciada por moradores de apartamentos e casas com pouco ou nenhum espaço hábil para a prática da jardinagem. Graças às pesquisas com híbridos e o aumento da resistência natural das espécies, o antúrio voltou aos vasos, renques e jardins com o destaque de sempre.

O antúrio se reproduz por estaquia, já que suas flores são hermafroditas que não se fecundam por si só. Por isso, o recomendado é adquirirem mudas de antúrio em viveiros de plantas de confiança. Cultivar antúrios requer uma pequena. Acompanhe: acompanhe.

Ele pode ser plantado diretamente no solo ou em vasos e floreiras. Recomenda-se uma mistura equilibrada entre solo in natura e terra vegetal de boa qualidade que pode ser encontrada até em supermercados para que as necessidades nutricionais da flor sejam supridas. A adubação orgânica é a melhor escolha, seja esterco curtido ou produto de compostagem, reforçado com produtos como farinha de osso, e o pH deve permanecer na linha da neutralidade. O reforço na adubação deve ser semestral.

Como toda boa flor equatorial, o Antúrio o antúrio aprecia temperaturas que oscilem entre 20 e 29ºC, com umidade relativa do ar sempre acima de 50%. Não tolera incidência de raios solares diretos e geadas, tampouco gosta de escuridão total; uma iluminação difusa, indireta ou com uma cobertura que permita uma luminosidade ambiente entre 20 e 30% do total.

O mais importante é encontrar um local bem iluminado, mas protegido do sol a pino que pode queimar as folhas da planta (incluindo as inflorescências que também são folhas).

É aconselhável que se plantem mudas já grandes, cerca de 10 cm de estatura, para que assim elas não sintam um grande impacto pelo seu transplante e já comecem a se desenvolver rapidamente.

Nativa de florestaz equatoriais, essa planta necessita de uma grande quantidade de matéria orgânica para se desenvolver, aconselhamos que misture cerca de 50% de fertilizante orgânico a seu substrato. Se estiver plantando no seu jardim, lembre-se de cavar uma cova com bom tamanho, adicionar um pouco de areia grossa no fundo para melhorar a drenagem e depois preenchê-la com a mistura da terra ao adubo.

Embora não podemos encharcar o solo para não estimular a proliferação de fungos que trazem doenças às plantas, o antúrio necessita de umidade constante, logo regue diariamente, aumentando a dose durante a época de seca, para que o solo nunca fique completamente seco. Adicione um pouco mais de composto orgânico semestralmente para que a planta sempre tenha abundancia de nutrientes e floresça bem. Evite deixá-la em locais com ar condicionado.

Procure usar mudas bem desenvolvidas com cerca de 10 cm de altura. Se for plantar em canteiros, tente colocar as mudas sob a sombra de árvores ou arbustos grandes. Para controlar problemas com fungos nos canteiros, recomenda-se fazer pulverizações periódicas com calda bordalesa. De resto, os cuidados são poucos:

Exótico e duradouro, o antúrio é uma das plantas mais usadas na decoração de interiores e na formação de arranjos florais. Sua inflorescência (a parte tida como flor) chega a durar até 60 dias num vaso com água, após ser retirada da planta.

Entretanto, a beleza e durabilidade da planta na composição de arranjos e decorações dependem de fatores importantes. Em locais onde a umidade do ar é baixa, a folhagem deve ser pulverizada com água, para manter seu frescor e brilho. Para o corte, a inflorescência só deve ser retirada, quando estiver totalmente formada.

Para controlar problemas com fungos nos canteiros, recomenda-se fazer pulverizações periódicas com calda bordalesa. De resto, os cuidados são poucos:
- Regas frequentes sem encharcar;
- Pulverizar as folhas com água durante o verão mais intenso;
- Duas vezes ao ano, adubar com um composto orgânico;
- Garantir sombra, calor e umidade;

Paraiso_1438

images
As flores são elementos decorativos capazes de transformar os cômodos e completar a decoração. Elas levam um pouco da natureza para dentro de casa, exalam perfumes e ainda por cima exibem uma diversidade de cores. No entanto, o trabalho com arranjos florais na hora de decorar precisa ser contido para não cometer exageros.

Além de inovar a proposta de decoração, as flores também são capazes de contribuir com o bem-estar dos moradores. Os ornamentos liberam substâncias que estimulam a endorfina, gerando uma sensação de prazer perfeita para relaxar e descansar. Quem aposta nas flores naturais com certeza terá uma vida mais terna e agradável.

Várias espécies de flores podem ser usadas para montar arranjos, mas para acertar na escolha é necessário avaliar os demais elementos de decoração. É importante tomar cuidado com os ornamentos que exalam um perfume muito forte, afinal, eles não são indicados para decorar áreas muito fechadas.

As flores naturais necessitam de cuidados para permanecerem belas por mais tempo. Desta forma, é válido se preocupar com as condições de umidade, adubo e luz. Caso o morador não tenha tempo para cuidar da planta, ele deve optar por arranjos artificiais, confeccionados com tecido pintado, papel ou plástico.

Para deixar os espaços mais coloridos, vale trabalhar com tons contrastantes na montagem do arranjo. O morador pode ainda buscar um equilíbrio valorizando as cores que predominam no ambiente através das flores.

Enfeitando cada ambiente com flores
Todos os cômodos podem ser decorados com flores, mas é importante redobrar a atenção na hora de combiná-las aos demais elementos. Confira a seguir algumas sugestões para embelezar a casa com a ajuda dos arranjos:

- Sala de estar: o vaso com flores pode ser posicionado no móvel de canto ou na mesinha de centro, causando um efeito estético delicado na área social da casa. Caso seja conveniente, decore a lareira com flores em garrafas transparentes.

- Sala de jantar: um arranjo floral deixa o ambiente mais delicado e romântico, por isso dá para usá-lo como centro de mesa ou para decorar o aparador.

- Quarto: quando se trata de flores naturais, é necessário tomar muito cuidado com as espécies que são escolhidas para decorar este ambiente. Evite lírios brancos e jasmim porque são flores muito perfumadas e criam uma sensação desconfortável no cômodo. Os arranjos funcionam bem para reforçar uma decoração com estilo romântico.

- Cozinha: evite flores com perfume intenso e prefira os arranjos alegres para decorar esta divisão da casa. Posicione o vaso na bancada, no peitoril da janela ou mesmo no armário.

- Banheiro: use as flores para decorar o lavabo e crie uma atmosfera mais receptiva.

- Hall de entrada: trata-se de um ambiente de passagem dentro da casa, por isso vale a pena ousar um pouco mais na montagem do arranjo.

Aproveite as dicas e inove o interior da casa com as flores.

janela-tarde