Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Adenium obesum

Por ser uma planta típica do deserto, onde as estiagens prolongadas são constantes, na época das chuvas, seu tronco se adapta para armazenas água e nutrientes em abundância, avolumando-se tanto, que deu origem ao seu nome “obesum”.

Suas flores têm a forma de taça com grande variedade de cores e nuances, desde o branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho, podendo ainda apresentar alguns toques de degradée.

Modo de Cuidar
A planta gosta de clima quente, seco e sol (a rosa precisa de muito sol para florescer);

Mantenha a areia ou a terra sempre úmida, porém sem encharcar (não é necessário regar todos os dias, somente quando a areia ou a terra em cima do vaso secar, não encharque mas regue regularmente, uma vez a cada três dias é o necessário);

É importante não deixar a água acumular em baixo do vaso. Adubar a planta a cada dois meses ( qualquer adubo orgânico para flores).

Preparação do Vaso
Certamente, ao comprá-la, ela virá em vaso e já com o substrato, mas querendo prepará-lo para transplantá-la para um novo vaso (não muito maior que o atual, os vasos tem que ser trocados, porém o tamanho não pode ser muito diferente, deve-se aumentar o tamanho gradativamente).

Proceda da seguinte maneira: Coloque no fundo do vaso argila expandida ou brita, sobre elas coloque uma manta bidin (um tecido permeável que serve para separar as pedras do substrato que virá em seguida, e servirá para não perder o solo pelos furos do vaso, na hora das regas.

O substrato deve ser uma mistura de 1 parte de terra + 1 parte de areia + 1 parte de húmus de minhoca. Quando for fazer essa mistura já pode incluir algum adubo e a sugestão seria 2 medidas de farinha de ossos + 1 medida de torta de algodão ou esterco curtido. O total da medida vai depender da quantidade de substrato.

Geralmente a troca de vaso deve ser feita durante o inverno, quando a planta entra em dormência. Na primavera a planta acorda da dormência e começa a emitir folhas e flores em quantidades.

Na estação do verão a planta estará e, seu auge, desde que tenha recebido satisfatoriamente, os tratos culturais durante todo o ano.

Ela poderá ser cultivada à meia-sombra, porém, florações abundantes e vistosas, só ocorrerão se a planta for submetida a pleno sol.

As irrigações deverão obedecer a intervalos esparsos e regulares. Lembre-se que a umidade exagerada é prejudicial à planta podendo levá-la à morte.

Vasinho de Flores