Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Chrysanthemum anethifolium

A Margarida pertence à família Asteraceae e originária do Norte da África, Ilhas Canárias. Devido ao seu pequeno porte de herbácea e suas flores que florescem durante todo o ano em várias cores diferentes, a margarida é muito cultivada tanto para adornar jardins, jardineiras e para a confecção de buquês.

Cultivo
Onde e Como Plantar
As margaridas podem ser plantadas tanto a partir de sementes quanto por mudas compradas prontas para serem transplantadas para o solo. Quanto à localidade onde se deve plantá-las, devemos escolher um local com boa incidência de sol, podendo ser até mesmo com sol pleno durante todo dia.

Em lugares de clima subtropical, a planta costuma ficar dormente durante o inverno e pode ser gravemente prejudicada por geadas caso não for protegida, porém se bem cuidada sobrevive bem a esta fase e volta a florescer com abundância na primavera.

Quanto ao solo, devemos utilizar um substrato drenável e enriquecê-lo com fertilizante sempre no final do inverno. Utilize adubo orgânico para prover os nutrientes essenciais e reforce com um pouco de NPK rico em fósforo, para estimular a floração.

Como Cuidar
Irrigue regularmente de forma a sempre umedecer o solo sem encharcar. Assim sua planta terá um bom suprimento d’água e você não favorecerá a proliferação de fungos.

Anualmente é aconselhável replantar suas margaridas, para que assim elas mantenham uma melhor aparência, uma vez que esta planta começa a se tornar menos vistosa conforme envelhece.

chuva88

antirrhinummajus_

O nome Boca-de-leão é dado a esta planta, da família Plantaginaceae, devido ao formato de suas flores. A planta é originária da África e região mediterrâneas da Europa, possui  ciclo anual e atinge entre 40 e 70 cm de altura e alguns tipos chegam a até 1 m.

Apresenta floração em cores diversas como amarelo, branco, rosa, roxo, dentre outras. As flores surgem entre o final do inverno e o início da primavera. Aprecia mais o frio.

É uma planta de sol pleno, necessitando de pelo menos 4 horas diárias de luz direta.

A Boca-de-leão é uma planta rústica que exige poucos cuidados. Caracteriza por ser uma herbácea de pequeno porte, perene, mas cultivada também como bienal e, no Brasil, principalmente como anual.  Propagan-se através de sementes durante o outono e durante também o inverno, dependendo do tipo.

Antirrhinum_maju1
Suas flores são agrupadas em hastes florais e florescem na primavera e no inverno.Apresentam várias cores, com destaque para o marrom e o amarelo.

É uma planta muito utilizada para corbelhas, bordadura, jardins de pedra e, ainda, como flor de corte. Necessita de luz abundante. O melhor solo é o arenoso e rico em matéria orgânica. Precisa ser regada de 2 a 3 vezes por semana nos meses quentes e 1vez por semana nas épocas frias. Gosta de bastante sol.

Devem ser cultivadas em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares. Aprecia o frio e necessita reforma anual.

Antirrhinum_majus_orange
Sai adubação deve ser feita 1 vez por ano com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão, usando fosforita, superfosfato e termofosfato ou NPK rico em Fósforo.

É uma planta muito sujeita a doenças de origem fúngica.

Curiosidades:
Alguns colibris e insetos conseguem afastar as pétalas da flor para atingir o depósito de néctar que existe na base da corola.

moinho

Gloriosa rothschildiana
A Gloriosa é uma trepadeira decídua, nativa da África do Sul, que pode atingir uma altura de 2,5 metros. Também conhecida como Lírio-chama, a videira produz flores vermelhas, amarelas e laranjas com pétalas onduladas.

A Gloriosa é conhecida como uma trepadeira muito diferente das outras, especialmente por suas pétalas. Pertence á família Liliaceae.

Possuem folhas ornamentais, que se alongam e se transformam em gavinhas, que permitem a ascenção da planta através de suportes.

Podem ser cultivadas em treliças no jardim ou em vasos dentro de casa. Devido à sua natureza tropical, as gloriosas requerem muita umidade e temperaturas acima de 23°C durante o dia. Videiras de gloriosa produzem vagens que contêm sementes vermelhas redondas, que começam no final do inverno e vão até o início da primavera.

Suas pétalas são muito vistosas, com pétalas recurvadas, amarelas e vermelhas em direção à base, formadas na verão e primavera. Devido à sua beleza e certa durabilidade, suas flores servem também como flor de corte. Existem também variedades de flores amarelas e de porte anão.

Como cuidar
Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia-sombra, em solo bem drenável, leve e enriquecido com matéria orgânica, regado regularmente.

É tolerante às baixas temperaturas de inverno, mas vegeta em uma ampla faixa climática, desde países de clima temperado até tropical.

Em locais de inverno rigoroso deve-se remover suas raízes do solo, e armazená-la, protegendo-a das baixas temperaturas. Não tolera estiagem. Não necessita podas. Multiplica-se por sementes e principalmente pela separação das raízes tuberosas.

A gloriosa se desenvolve melhor quando planta sob sol pleno ou à meia-sombra, em solo bem drenado, mantido sempre úmido, mas evitando o encharcamento.

É tolerante às baixas temperaturas de inverno. No inverno ela perde suas folhas e entra em dormência. Apesar de preferir temperaturas mais baixas, a gloriosa cresce relativamente bem em regiões tropicais também.

Como reproduzir
Podemos multiplicá-las separando-se as raízes tuberosas durante o inverno.

25