Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Camellia_japonica

Não há dúvidas que a Camélia é uma linda planta, com sua folhagem brilhante e as flores belas e delicadas. Mas nem sempre ela está assim. Não é raro encontrarmos camélias que passam anos sem flores, pois os botões florais caem antes de desabrochar.
Isso geralmente acontece por deficiência nutricional da planta. A dica é cuidar bem da nutrição da camélia para garantir uma florada bonita e sadia.

A Camélia é uma planta de flores muito atraentes, sendo ela da família Theaceae e tem origem asiática, sendo encontrada na China, Coréia do Norte, Coréia do Sul e Japão. Ela é muito cultivada no mundo todo, se adaptando tanto a climas temperados como tropicais.

Infelizmente é uma planta frágil a climas quentes muito agressivos, o que torna seu cultivo difícil nas regiões mais quentes do país, porém no sul e sudeste é possível achar desta planta adornando a frente de casas.

É um grupo muito variado de arbustos grandes ou árvores, lenhosos, com alturas que variam de 1,5 a 6,0 m de altura, com folhagem e florescimento decorativos.

Suas flores são solitárias, grandes, de cor vermelha na espécie original, a qual deu origem a inúmeras variedades cultivadas, de flores simples ou dobradas, brancas, vermelhas, róseas ou bicolores, formadas no outono / inverno.

Pode ser utilizada tanto em jardins de estilo europeu quanto em jardins orientais e contemporâneos. A floração pode ocorrer durante o ano todo em regiões mais quentes. As flores podem ser utilizadas como flor de corte, pois são bem duráveis, apesar de muito frágeis.

Elas apreciam solos ácidos e bem drenados. Regue regularmente, mantendo o solo sempre úmido, mas não encharcado.

Podemos multiplicá-las por meio de alporquias ou estaquias, que devem ser preparadas após o período do florescimento.

camelia japonica1

As orientações para cultivo são as seguintes:
* Uma vez ao ano, aplique calcário dolomítico, da seguinte forma: calcule a área de solo equivalente à projeção da copa e use a proporção de 200g por metro quadrado;

* Faça uma mistura com 50g de torta de mamona e 50g de farinha de ossos e aplique de duas a quatro vezes ao ano (dependendo do grau de deficiência nutricional da planta).

* No final do verão, aplique um fertilizante do tipo NPK 4-14-18, seguindo as instruções do fabricante. Observe que esta fórmula é mais rica em fósforo, justamente para prevenir a queda precoce dos botões.

As pétalas das camélias não devem ser tocadas, pois se cobrem de manchas amarronzadas que comprometem seu visual. Se não é esse o caso, verifique a existência de pragas. Elas devem ser controladas imediatamente, pois prejudicam o desenvolvimento das flores e folhas.

Onde e Como Plantar
Sendo uma planta bem resistente a locais de clima frio, na hora de escolher um local para plantá-la nossa maior preocupação é protegê-la do sol a pino durante seus primeiros meses, ou caso você more em locais muito quentes, deve cultivá-la apenas se tiver a sua disposição a sombra de um árvore de grande porte para proteger sua camélia mesmo quando ela já estiver grande. A variedade de flores brancas dobradas tolera climas mais quentes. Porém, nenhuma variedade suporta climas muito quentes, apesar de suportarem geadas e neve.

Pode-se plantá-la também em vasos em mantê-la protegida do sol em lugares internos bem iluminados, mas lembre-se que mesmo sendo um arbusto, essa é uma planta de grande porte que pode chegar a uns cinco metros de altura, logo utilize um vaso bem grande e mantenha-o em um lugar com um pé direito respeitável.

No momento de plantá-la, cave e revolva bastante o terreno em volta de onde for depositar o torrão para que o solo fique fofo o suficiente para que as raízes da planta cresçam bem. Adicione na cova um solo devidamente preparado para garantir que não faltará a planta nutrientes. Após o plantio irrigue bem durante os meses seguintes, é aconselhável plantá-la antes do começo do verão para que a chuva auxilie esse trabalho.

Tipo de Solo
- Misture a terra cerca de um terço de fertilizante orgânico, preferencialmente um que possua húmus de minhoca, isso garantirá nitrogênio suficiente para o crescimento da planta. A adição de um pouco de areia grossa pode ser útil também para melhorar a drenagem se o solo inicialmente tinha a característica de reter água demasiadamente.

- Anualmente antes de iniciar a época de floração (logo, no final do verão), adicione ao solo também adubo NPK rico em fósforo para estimular uma maior densidade de flores. Com a planta já adulta podemos utilizar a farinha de osso que é rica em fósforo também, porém moderadamente para não tornar o solo muito alcalino.

Anualmente podemos fazer uma pode de formação, aconselha-se fazer após a época de floração e aproveitar para fazer a limpeza da planta que provavelmente estará coberta de flores mortas.

Regas deverão ser feitas de forma a não deixar que o solo resseque, regando-a em dias intercalados já será o suficiente se ela estiver em meia sombra ou nas épocas mais frias do ano, porém durante o calor ou enquanto a planta ainda está em fase de crescimento nos primeiros anos é interessante reforçar um pouco com os cuidados.

janel10

Ciclame (Cyclamen persicum)

Com os devidos cuidados, as plantas dos jardins e dos vasos podem resistir bem aos efeitos do frio, chegando bonitas e sadias na primavera. Além disso, muitas espécies enfeitam e colorem nosso inverno, pois florescem nesta época

No inverno, as coisas mudam um pouco, seja para cuidar das plantou ou fazer qualquer outra coisa, é necessário que você realmente tenha cautela, e isso até mesmo para cuidar das plantas.

Existem várias maneiras de se cultivar uma planta, para isso, é mais do que importante que todos estejamos preparados para acertar na hora de comprarmos uma, seja amarela, vermelha, grande ou pequena, o que vale é ter uma planta bonita e bem tratada.

Algumas plantas gostam do frio, como: as azaleias, gardênias, camélias, isso quer dizer que o inverno é a época ideal para plantá-las, elas ficarão muito bonitas.

Para cuidar das plantas é muito importante que você tenha referências, por se tratar se criaturas da natureza, não é certo cuidar de qualquer jeito, o melhor a se fazer, é sem dúvidas, procurar ideias que irão realmente dar certo.

Na estação inverno, as plantas se tornam mais vulneráveis quanto a questão dos seus cuidados, sendo assim, é importante que você busque as melhores ideias para que a sua plantinha não morra.

Aproveite o inverno para aplicar venenos contra as pragas que atacam seu jardim.

Alguns cuidados são essenciais nesta época, procure podar suas plantas corretamente, adubar e proteger cada uma delas conforme suas necessidades e características. No caso das plantas internas, o ideal é diminuir a frequência das regas, pois em épocas como o frio, sem dúvidas as plantas também precisam ser regadas.

Não é porque a planta está com metabolismo mais lento que ela não vai precisar de nutrientes. No mercado, existem diversos tipos de adubos, com micro e macronutrientes específicos para cada espécie de planta, que devem ser aplicados também no inverno.

Ao cuidar das plantas no inverno, nada de colocar água em excesso, isso pode favorecer o desenvolvimento de fungos. Faça algo como adubá-las periodicamente, muitas delas a cada 90 dias.

As hortaliças, precisam de cuidados na estação fria, procure cobri-las com folhas, e galhos secos, pois, elas servem como um tipo de isolante térmico, e também ajudam na reposição da matéria orgânica no solo.

Por fim, ter um jardim é uma coisa muito boa, mas requer muito cuidado e atenção em todas as épocas do ano. Pense bem antes de criar um jardim, pois muita gente esquece, mas as plantas são seres vivos.

imagem-neve40