Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Peônia

As peônias pertencem à família Paeoniaceae. São plantas bulbosas de clima bem frio,  perenes, resistentes, com grandes flores perfumadas e folhagem verde exuberante.

Uma vez estabelecidas, elas dão graça de seu jardim durante muitos anos. São grandes, perenes robustas, com flores perfumadas e folhagem verde escura.

Muitas variedades são tolerantes à seca, podem suportar temperaturas de inverno muito frio e, naturalmente, repelem pragas do jardim.

Ocorrendo na maioria das regiões do mundo, a peônia pode crescer muito e, por isso, precisa de espaço para se espalhar.

Escolha tubérculos de peônia saudáveis, sem doenças e que tenham de três a cinco olhos (ou brotos), já que florescerão dentro de 2 anos. Os tubérculos com poucos brotos levarão de 2 a 3 anos a mais para florescerem

Ao preparar um local para suas plantas, escolha um lugar com sol pleno ou sombra parcial.

O solo deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica e protegido contra ventos fortes. As peônias também precisam de espaço suficiente para espalhar suas raízes, portanto considere isso ao escolher o local. O outono é a melhor época para plantar.

É preciso corrigir o solo, quando necessário, com um adubo confiável, farinha de ossos ou estrume, antes de plantar. As peônias se desenvolvem melhor e solo com um pH em torno de 6,0 a 7,0, que vai de neutro a um pouco alcalino. Teste o solo se não tiver certeza de que ele seja apropriado.

Cave um buraco de, no mínimo, 45 cm de profundidade e 45 cm de largura para cada tubérculo de peônia. Espace os tubérculos a uma distância de, pelo menos, 60 a 90 cm para evitar que as peônias fiquem grudadas ao atingir seu completo crescimento.

Coloque a terra nos buracos e encha-os pela metade, pressionando firmemente para compactá-la.

Coloque um tubérculo em cada buraco com os brotos não mais do que a 5 cm da superfície. Os tubérculos plantados muito profundamente produzirão mais folhas e poucas flores.

Preencha os buracos com a terra restante e dê palmadinhas suaves para remover o ar. Regue cada tubérculo abundantemente.

Regue suas peônias regularmente, mantendo-as úmidas, mas não muito molhadas. Coloque uma fina camada de cobertura vegetal em volta de cada planta para ajudar o solo a reter a água.

Fertilize suas peônias toda primavera com um fertilizante 20-20-20 de boa qualidade.

Remova todas as folhas gastas das peônias no final da estação de crescimento. Corte as hastes a cerca de 2,5 cm do solo e jogue a folhagem fora.

janel10