Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Begonia-6

A Begônia é mais uma das excelentes plantas que pode manter no interior do seu apartamento ou plantar no seu jardim.

São plantas muito populares e bonitas, existindo cerca de 1400 espécies em todo o mundo. Quase todas são fáceis de cultivar, quer dentro de casa, quer em jardins no Verão. São plantas nativas de regiões tropicais, principalmente da América Central e América do Sul.

Possuem folhas atrativas e, algumas espécies, apresentam flores coloridas, que variam do branco ao vermelho. Devido a esta enorme variedade de cores são ideais para utilizar na decoração de apartamentos.

Como qualquer planta, os cuidados essenciais são necessários para manter este tipo de plantas sempre bonitas e nas melhores condições. São destacados os seguintes:
* Em relação à temperatura, as begônias plantadas em vasos são plantas tropicais muito delicadas e, por essa razão, não apreciam grandes variações de temperatura ou correntes de ar. A temperatura ideal para mantê-las sempre felizes encontra-se entre os 20º e os 28ºC. Já as Begônias-cerosas, de canteiros, preferem um clima mais ameno e não toleram bem as chuvas.

* São plantas que apreciam bastante luminosidade, por isso evite locais do apartamento mais escuros.

* O solo ideal para o seu cultivo deve ser um solo bem drenado. Pode fazer uma mistura com 1/3 de areia, 1/3 de terra comum e 1/3 de húmus, ao qual acrescenta um pouco de adubo para fortalecer a planta. De tempos em tempos reforce a adubação com um pouco de fertilizante NPK rico em fósforo e mais um pouco de adubo orgânico.

* A rega deve ser feita de forma a que a planta se mantenha sempre umedecida. Contudo tenha cuidado com os encharcamentos, que podem levar ao apodrecimento da raiz e consequentemente à morte prematura da planta. Apenas o solo deve ser regado. Evite molhar as suas folhas.

* Ácaros e fungos podem atacar as begônias, visto elas só florescerem em ambientes úmidos. Se isso acontecer procure por conselho em lojas especializadas em produtos para controle de pragas, numa florista ou centro de jardinagem perto de sua casa.

jane1

Confete (Diascia spp)

O gênero Diascia contém cerca de 70 espécies, e muitas delas são ornamentais. São pequenas plantas ornamentais originárias da África do Sul.

São plantas floríferas herbáceas, de ramagem delicada r muito ramificada. Apresentam folhas opostas, simples e com margens denteadas. Floresce desde o início da primavera até meados de outono. Suas inflorescências são longas, com flores de corola expandida em cinco divisões, em formato de sino e de cores diversas, como o rosa, o laranja, o salmão e outras tonalidades.

De folhagem brilhante e flores mimosas a tornam uma planta maravilhosa para plantarmos em maciços e bordaduras, assim como em mistura com outras plantas em conjuntos campestres ou em jardins de pedra.

Diascia spp
As espécies de hábito prostrado e pendente são ideais para plantar em cestas, vasos e jardineiras suspensas, sempre bem drenados, visto que o confete não tolera encharcamento. Apesar de perene, é utilizada também como anual.

Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, leve, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares.

A fertilização deve ser feita mensalmente durante o período vegetativo. Aprecia o clima ameno e suporta até -5ºC. Quando as flores murcharem, podem ser podadas com tesoura, para que renovem a folhagem e floresçam novamente.

A multiplica-se por sementes, estaquia e divisão da ramagem enraizada.

janela florida