Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




guarea guidonia

Origem: Costa Rica e Panamá até ao Paraguai e Argentina. Ocorre nas matas de quase todo o Brasil, sendo abundante na Amazônia , até ao Rio de Janeiro.

Outros nomes: marinheiro, camboatã, carrapeta-verdaeira, açafroa, bilreiro, canjerana miúda, cedrão, cedro branco, cedrorana, macuqueiro, jitó, guaré, pau bala, jataúba branca, pau de sabão, taúva, peloteira.

Características: atinge de 25 a 30 m de altura e 1 m de diâmetro de tronco. Ramos jovens densamente ou esparsamente pubescentes, tornando-se glabros depois de velhos, casca de coloração acastanhada e lenticelas pálidas. A sua folhagem é densa. Folhas compostas, de 30 a 40 cm de comprimento, com 6 a 10 pares de folíolos, opostos, elípticos, oblongos ou lanceolados, ápice atenuado ou acuminado base aguda, cartáceos ou suboriáceos glabros. As flores são brancas, pequeninas, perfumadas, dispondo-se em panículas pilosas em forma de pirâmide. Os frutos são cápsulas globosas, amareladas, pequenas, com 2 a 4 lojas cada uma com uma semente avermelhada envolta por arilo da mesma coloração com sementes avermelhadas. Um Kg de sementes contém aproximadamente 2.600 unidades.

Habitat: matas de galeria

Propagação: sementes

Madeira: moderadamente pesada, dura, resistente, elástica, aromática, de grande durabilidade mesmo quando em contato com o solo e a umidade.

Utilidade: a casca é utilizada para fins medicinais, tendo propriedades vermífugas, febrífugas, laxantes e adstringentes, no tratamento de dores e tensão no globo ocular e conjuntivite. As cascas e raízes são usadas para provocarem vômitos,  também possui ação sobre o útero e são utilizadas para estimular a menstruação. A sua madeira, branca, é muito valorizada. É própria para construção civil e naval, carpintaria, obras internas, para confecção de vagões e carrocerias, forros, caixilhos de portas e janelas, etc. A árvore além de ornamental proporciona ótima sombra, podendo ser empregada no paisagismo rural e urbano. Suas folhas são consideradas tóxicas para o gado. Os frutos são avidamente procurados por espécies da fauna, que também contribuem para a sua disseminação, tornando a planta útil para plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente.

Florescimento: dezembro a abril

Frutificação: junho a dezembro

flores da guarea_giudoniaFlor da Guarea guidonia

árvore1

Conceitos

muda planta

• Muda – material de propagação vegetal de qualquer gênero, espécie ou cultivar, proveniente de reprodução sexuada ou assexuada, que tenha finalidade específica de plantio.
• Muda-de torrão – muda com as raízes envolvidas por porção de terra devidamente acondicionada.
• Muda-de-raíz-nua – muda com raízes expostas, devidamente acondicionadas.
• Viveiro – área convenientemente demarcada para a produção de mudas.
• Viveiro a céu aberto - área livre demarcada para o plantio de mudas.
Viveiro rústico – com cobertura e laterais protegidas com material rústico (folhas de palmeiras etc.)
• Planta matriz – planta original com bons atributos genéticos de onde se extrai as hastes (garfos e borbulhas) para a propagação vegetativa.
• Propagação vegetativa – processo de reprodução assexuada.
• Produtor de mudas – pessoa física ou jurídica que produza sementes ou mudas por meio de semeadura ou plantio, assistido por um responsável técnico.
• Enxertia – método de propagação vegetativa para substituição da copa de uma planta visando a melhoria genética.
• Porta-enxerto ou cavalo – parte da enxertia que fornece as raízes,
• Enxerto ou cavaleiro – parte superir da enxertia que force a copa.
• Clone – planta ou conjunto de plantas genéticamente iguais à planta matriz.
• Estaquia – método de propagação vegetativa pelo enraizamento de estacas.
• Estaca – parte caulinar(pedaços do caule) usada para enraizamento.
• Alporquia – processo de multiplicação de plantas por enraizamento dos ramos antes de serem destacados da planta matriz ou planta-mãe.
• Pé-franco – muda obtida de semente, estaca ou raiz, sem o uso de enxertia.
• Muda-de-raíz-nua – muda com raízes expostas devidamente acondicionadas.
• Muda-de-torrão – muda envolvida por porção do solo devidamente acondicionada.
Muda seminal – originária de semente.
• Muda clonal – originária de um clone.

jardinagem

Ensete ventricosum

Nome Científico: Ensete ventricosum
Nome Popular: Bananeira-da-abissínia, bananeira-de-jardim
Família: Musaceae
Origem: África
Ciclo de Vida: Bienal

A bananeira-da-abissínia é uma planta herbácea interessante sob vários aspectos. Aparentada com as bananeiras (Musa sp), ela difere destas por apresentar pecíolos curtos e por ser bienal, isto é, ela morre após a frutificação e não emite novos brotos. Suas folhas são brilhantes e enormes, com mais de 3 m de comprimento e um calibroso veio central avermelhado.

Elas são dispostas em espiral, formando o pseudocaule, caracterizado por pecíolos sobrepostos.

As inflorescências são vistosas, em longos cachos florais, com brácteas bronzeadas e duráveis, protegendo as delicadas flores de cor creme. Após o secamento completo da inflorescência, pode-se extrair as sementes, arredondadas e pretas, do tamanho de ervilhas.

No início seu crescimento é lento e em um ano após o plantio, atinge 1 metro de altura. No segundo ano há uma explosão de crescimento e pode alcançar facilmente entre 6 a 12 metros de altura.

Quanto mais bem tratada a bananeira-da-abissínia, mas rapidamente ela encontra condições de frutificar e morrer, completando seu ciclo. Desta forma, geralmente ela vive de 2 a 8 anos. É uma planta espetacular, escultural e essencialmente tropical.

Ela necessita de muito espaço no jardim, mas também pode ser cultivada em vasos grandes. Destaca-se quando plantada isolada, embora possa ser organizada em pequenos grupos também.

Alguns animais conseguem aproveitar a presença dessas plantas no jardim, mesmo sendo exóticas, ou seja, não são naturais da flora brasileira.

Pequenos espaços
Mesmo em jardins menores é possível cultivar bananeiras ornamentais plantando-as em vasos. Dependendo do tamanho, o recipiente restringe seu crescimento sem que a planta deixe de emitir inflorescências.

Quanto aos cuidados, o exemplar deve ser mantido a pleno sol ou meia-sombra (dependendo da espécie), em substrato bem drenado e poroso – para favorecer o desenvolvimento radicular – e receber irrigação frequente.

Cultivo adequado
As bananeiras ornamentais ocorrem em áreas tropicais e subtropicais do continente asiático, nas quais há chuva abundante e temperatura média anual alta. Uma certeza é que, na natureza, vivem sob a copa das árvores ou a pleno sol e em solo rico em matéria orgânica.

Por esse motivo, são exigentes em relação à água e se desenvolvem melhor em terrenos com alto teor de nutrientes orgânicos.

Pode ser cultivada isoladamente formando touceira ou em grupo, sendo relativamente tolerante a baixas temperaturas, porém, floresce com mais intensidade em áreas dos trópicos e subtrópicos com maiores amplitudes térmicas e úmidas.

Não tolera geada e deve ser mantida em solo úmido acrescido de matéria orgânica. As sementes demoram de duas a quatro semanas para germinarem, dependendo da temperatura e do substrato. As mudas dessa espécie obtidas por sementes podem emitir inflorescências em um ano.

Essa planta é fácil de lidar domesticamente, adaptando-se a diferentes terrenos, contudo, prefere os leves e soltos, o que facilita a formação de touceiras. A adubação periódica é desnecessária, mas, duas vezes ao ano, pode-se aplicar 200 g de NPK 4-14-8.

Sua manutenção também é simples, uma vez que dificilmente são atacadas por pragas e doenças e ainda não aceitam poda. Se o ‘tronco’ for cortado, o exemplar morrerá.

É possível realizar a propagação
Em qualquer época do ano por meio da separação das brotações laterais, que normalmente são abundantes. Para o plantio, é importante abrir uma cova de 30 x 30 x 30 cm para dispor o rizoma, deixando apenas uma pequena ponta para fora do solo.

O restante deve ser coberto com terra leve e solta. As musáceas precisam de espaçamento entre as mudas para que as touças se formem. Vale lembrar que a planta-mãe morrerá, no entanto, antes, soltará perfilhos (brotação lateral).

Deve ser cultivada sob pleno em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado freqüentemente. Aprecia o calor e a umidade, sem encharcamento. Não tolera geadas.

Após o inverno, suas folhas podem apresentar-se queimadas e devem ser removidas. O rápido crescimento desta planta exige adubações trimestrais o ano inteiro. Multiplica-se por sementes, postas a enraizar em saquinhos com substrato leve.

Curiosidades
Assim como a maioria das espécies tropicais, as flores das bananeiras ornamentais são bastante duráveis, podendo permanecer abertas por até um mês. Por isso, são muito utilizadas em arranjos florais.

Com o passar do tempo, perdem as brácteas que protegem os frutos, expondo-os e deixando o cacho visível. A época de floração varia entre a Primavera e o Verão.

florzinhas8