Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Syngonanthus chrysanthus Mikado (Small)

Nome - chrysanthus Syngonanthus ‘Mikado’ (também chamado de ‘Mikado’)
Gênero
- Syngonanthus
Espécies –
chrysanthus

É uma planta de pântano.
Temperatura entre os 19 Cº e os 22 º.

Gosta de luz forte, mas indireta. Suporta sol por algumas horas por dia, sempre na parte da manhã.
Gosta de solos leves (com turfa), ligeiramente ácidos e com boa drenagem. O solo tem no entanto tem de estar permanentemente úmido.

O requisito mais importante para a sua sobrevivência é a umidade do ar, a qual tem de ser muito elevada, na ordem dos 70%. Por esse motivo pode estar sujeita a ataques de fungos, se estiver demasiado úmida. Reproduz-se por apenas por sementes.

É uma planta elegante e incomum, suasfolhas são finas, longas e retas, tendo na ponta de cada folha uma flor em forma de cabeça de alfinete na cor dourada.

Devido ser uma planta de pântanos,  a umidade deve ser mantida elevada, em torno de 70%, se possível.

Manter a planta em um vaso de vidro alto, profundo e pulverizando-o regularmente com água filtrada, isso ajudará a manter o nível de umidade acima.

Água regularmente, para não permitir que o composto secar. O melhor ambiente para se colocar os vasos da Syngonanthus seria provavelmente em banheiros, pois é quente e úmido, a menos que você tenha outro lugar que atenda os  requisitos da planta.

Podem ser suscetíveis a pulgões. Pode ser afetado por ataque de fungos, se a umidade for muito alta.

Caso alguns dos leitores tenha alguma vez tido uma destas belas plantas, gostaria imensamente  que partilhassem comigo a sua experiência de cultivo. Pode ser?

folhas no outono

Calocephalus brownii (Small)

Esta planta desenvolve-se como um arbusto.Tem folha perene mas costuma não durar mais de 2 a 3 anos.
Resiste ao frio mas gosta de temperaturas acima dos 15ºC.
Prefere exposição direta ao sol.
Gosta de solos leves, com muito areia e muito boa drenagem (caso contrário rapidamente definha e morre).
Resiste bem ao sal e ao vento forte (ou não fosse esta uma espécie de dunas costeiras).
A espécie foi descrita pela primeira vez pelo botânico Robert Brown em 1817.
Floresce de Setembro a Fevereiro.
Propaga-se por estaca.

Esta planta no inverno assume uma coloração acinzentada, é pequena em tamanho e pode chegar a 1 m de altura. Mantém suas folhas no inverno. Quando crescem se  desenvolvem como um arbusto.

Fertilização:
A fertilização do solo deve ser feita com esterco, no final do inverno, ou podemos dar-lhe um fertilizante para plantas de flor, a cada 20-25 dias, quando for regar. Se os arbustos forem grandes ou cobrirem uma área grande, pode-se usar um adubo granulado de libertação lenta, para ser usado a cada 3-4 meses. Na primavera, os fertilizantes devem ser ricos em nitrogênio e potássio, para favorecer o desenvolvimento de uma nova vegetação e de florações.

Rega
É sugerido regar essas plantas só de vez em quando, mas é preciso lembrar de molhar o solo profundamente com 1-2 baldes de água a cada 2-3 semanas. Quanto aos espécimes cultivados em vasos, geralmente eles precisam de mais rega, em comparação com o mesmo arbustos colocados no chão. Além disso, são muitas vezes mais sensíveis a temperaturas, ou muito alta ou muito baixa, e para doenças do aparelho radical.

Tratamentos
As chuvas de primavera, com alta temperatura entre o dia e a hora da noite, e muito freqüente, pode favorecer o desenvolvimento de doenças fúngicas, que devem ser tratados preventivamente com um fungicida sistêmico.

Devemos sempre lembrar de fazer esses tratamentos, quando não há flores no jardim.

joaninha

pelargonium-endlicherianum (Small)
Pelargonium endlicherianum (gerânio herbáceo): O gerânio de tipo herbáceo, é o Pelargonium endlicherianum que é uma planta perene que possui folhas em forma de coração e, no verão, produz cachos de flores cor-de-rosa.
Muito utilizado em decoração.

Pelargonios Suculentos (gerânio suculento): São mais sensíveis ao frio e costumam perder suas folhas durante o inverno.
Dentro desta tipologia podemos observar as seguintes espécies: Pelargonium echinatum; P. gibbosum; P. glaucifolium; P. tetragonu e P. dasycaule.

tulipas1

Pelargonium_graveolens
Classe dos Pelargonium de folha perfumada, com diferentes aromas, apresentando folhagem variada e bastante atrativa.

Quando se partem as folhas, estas exalam perfume parecido com o odor a rosa, menta, limão, coco.

Esta planta libera o seu perfume, em muitos casos repelentes contra mosquitos, simplesmente pela ação da chuva, do vento.

Além da fragrância chamativa, tem folhas ornamentais e um hábito decorativo ou até flores miúdas muito atrativas para borboletas e abelhas.

As variedades de porte maior podem ser usadas cortadas dentro de um buquê de flores e assim aromatizar o ambiente da casa.

Muito utilizada também em forma seca dentro de saches. O gerânio cheiroso é um pequeno arbusto, sempre verde, perene.

Comporta geralmente temperaturas ate -2°C e passa bem o inverno no sul do Brasil, se plantado perto de uma parede ou abaixo da aba da casa.

borboletas