Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jardins sombreados

Mesmo nas melhores circunstâncias, um jardim sombreado não pode competir com um jardim ensolarado, no que diz respeito à exuberância e às cores enfeitadas. De fato, a maioria das plantas tolerantes à sombra oferece nuances suaves, sutis: brancos, rosas, azuis pálidos e amarelinho, ao invés dos extravagantes alaranjados e vermelhos. Por outro lado, essas cores suaves, geralmente perdidas no jardim ensolarado, realmente se destacam na sombra. Nada compete com as nuances pálidas para acrescentar cor a um jardim sombreado e o branco puro é a cor mais reluzente na sombra. Procure por essas plantas pálidas para usar na sombra quando estiver fazendo a seleção.

A folhagem também pode dar cor a um jardim sombreado. Folhas com listras brancas e amarelas, com aspecto de mármore ou com pintinhas prateadas, podem iluminar mesmo os pontos mais sombreados. As cores das folhas são mais duráveis do que as das flores, durando toda a estação de crescimento. Plantas multicores que tolerem sombra podem ser uma excelente solução a longo prazo para subjugar as sombras. Finalmente, o jardim sombreado, por mais tênue que possa ser durante a primavera e verão, geralmente fica surpreendentemente colorido no outono. É nessa época que as folhas excedem em exuberância as melhores flores de outono que uma decoração mista possa produzir.

Jardins sombreados verdadeiramente belos dependem mais de combinações e contrastes atrativos de texturas de folhagens e formas de plantas, do que das flores. Ramos leves, esvoaçantes de samambaias realçam entre folhas oblongas pesadas de antúrios, que por sua vez, podem ser realçadas pelas folhas pequenas e padrões de crescimento prosternados das forrações. Diferenças sutis nos tons de folhagens verdes se tornam mais distintos onde há poucas flores para roubar o show. A natureza provê uma mostra vasta e agradável de cores de folhagens: verde-azuladas, vermelho-esverdeadas, verde-escuras e outras.

Os jardins sombreados podem ser plantados de modo tão formal quanto qualquer outro jardim, mas uma aparência mais natural é geralmente preferível. Tanto os jardins asiáticos, com sua aparência esparsa, caminhos sinuosos e pequenos lagos, como os ingleses, com seus canteiros extravasando com plantas mistas de todos os tipos, compõem estilos ideais para os jardins sombreados. Se seu jardim sombreado já está pelo menos parcialmente plantado, pense em fazer um selvagem. Veja mais »

jardim de ervas

As ervas demandam menos cuidados, mas você deve transplantá-las e remover do jardim os espécimes doentes e as ervas daninhas. Num jardim pequeno, é possível controlar de maneira eficaz as ervas daninhas, revolvendo de vez em quando a terra em volta das plantas. Num jardim maior, a cobertura com palha é a opção mais prática. Ao redor de plantas que preferem solo rico, úmido (por exemplo, manjericão, aneto, cerefólio, cebolinho, hortelã e segurelha), use uma camada fina de cobertura orgânica leve, como folhas mortas, mofo de folha, aparas de madeira, lascas de casca de pinheiro ou adubo. Cascalho pequeno é melhor para as ervas que requerem um solo mais seco e menos rico (alfazema, alecrim e tomilho, por exemplo).

A não ser que o clima seja muito seco, regue apenas as ervas que gostam de umidade, como o hortelã, o manjericão, o cebolinho e qualquer outra plantada em pequenos recipientes.Muitas ervas de uso culinário perdem o auge do sabor logo após a floração, e as anuais começam a fenecer nessa fase. Fique atento para colher botões em florescimento e hastes das ervas comestíveis antes de as sementes se desenvolverem.

Embora a maioria das ervas seja razoavelmente resistente às pragas, algumas são sensíveis a fungos, ferrugem ou ácaros, e outras “adoradas” por lagartas. Você pode aproveitar as qualidades repelentes naturais de certas ervas para produzir seu próprio borrifador não-venenoso e usá-lo nas plantas contaminadas. Colha algumas folhas de ervas que parecem nunca ser atingidas por pragas – por exemplo, hortelã-verde ou arruda. Depois, despeje água fervente sobre as folhas (três partes de água para uma de ervas) e deixe em infusão durante 15 minutos. Quando esfriar, coe a mistura em pano fino e pulverize as plantas contaminadas. Repita o processo uma vez por semana e depois da chuva, usando a cada vez uma nova fervura da mistura.

Loureiro, alecrim e cidrão são ervas perenes mas que toleram apenas leves geadas. Se o inverno na sua região é muito frio, você terá de pôr as plantas em lugares cobertos durante esse período. Talvez seja melhor deixá-las no vaso, em vez de replantá-las a cada estação.
Para preparar outras ervas perenes para um inverno mais frio, cubra-as bem com uma camada grossa de folhas, palha ou gravetos. Não remova a cobertura até passar tudo perigo de geada. Na primavera, dê uma olhada embaixo da cobertura. Se achar que as novas plantas estão ficando amareladas, descubra-as nos dias ensolarados e cubra-as nas noites mais frias.

As ervas de folhas prateadas, em particular, tendem a apodrecer quando as condições atmosféricas desfavoráveis, combinadas com a cobertura, retêm excesso de umidade em volta delas. Isso pode ocorrer mesmo em regiões de inverno ameno, onde o orvalho forte da noite ou a chuva causam umidade freqüente.

jardineira