Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Belloperone

Pertence á Família Acanthaceae e ao vasto Gênero Botânico Justicia, que por sua vez, engloba cerca de 420 espécies de arbustos, distribuídos majoritariamente por áreas tropicais e sub-tropicais, especialmente nas Américas .

Cultivo:
Esta espécie  em particular , é oriunda do México e normalmente , atinge cerca de 1 metro de altura e 60 cm de diâmetro e floresce principalmente na época do Verão.

De acordo com a literatura sobrevive em temperaturas de até – 4ºC . Por experiência própria digo que realmente sobrevive, mas á custa de muitas folhinhas queimadas levando depois algum tempo se recuperar. Melhor mesmo será já que a planta é de pequenas dimensões optar por plantá-la em vaso que se possa resguardar das geadas mais duras de Inverno . Assim ficará sempre garantidamente bonita.

Aprecia solo bem drenado e como os seus caules são frágeis convém protegê-la dos ventos fortes. Para manter uma forma redondinha poderá aparar as pontinhas da planta.

As que cortar na altura da Primavera, poderão servir para propagar a planta – mãe e assim obter mais plantinhas , mas lembre-se , de que só pegam, as que não tiverem flores na extremidade.

Algumas pessoas queixam-se de que a planta não floresce muito, pois bem, por vezes, é falta de luz solar direta, o ideal mesmo será colocá-la em locais que bata bastante sol na parte da manhã ou então do entardecer. As suas flores agradecem e ficarão com uma cor muito mais intensa.

Solandra

solandra (Small)

Esta flor, em forma de trombeta e com riscas de cor vermelho-acastanhadas, emana um suave aroma perfumado á noite e pertence á trepadeira gigante

Solandra máxima:
Tem folhas alternadas, grandes e de aspecto brilhante que contrastam com o amarelo das flores, a lembrar o sol .

Botânica:
O gênero Solandra foi assim nomeado em honra do Botânico sueco Daniel Carlsson Solander ( 1736-82 ).

Engloba um total de 8 espécies de trepadeiras vigorosas e de caules lenhosos , pertencentes á família botânica das Solanaceae .

São nativas da América tropical, onde crescem em florestas frondosa , geralmente apoiadas em árvores que cresçam á beira dos cursos de água

Esta espécie,  Solandra maxima ” Rampant climber “, é nativa do México e da América Central.

Nomes vulgares: cálice de ouro (golden chalice vine), lírio havaiano (Hawaiian lily)

Sinonímia: Solandra nitida hartwegii

Cultivo:
Em climas amenos, cresce apoiada em muros, vedações ou em pérgulas, em sol pleno e solo rico e bem drenado. Como tem um crescimento vigoroso, convém podar se não quiser que ela cresça até 9 m. de largura e 15 m. de altura. Se bem que quando cultivadas, o seu crescimento é menos vigoroso do quando em estado selvagem

Água excessiva vai ajudar o crescimento exagerado das folhas, fazendo com que não floresça.

Para obter mais mudas, poderá usar sementes ou então mais fácil será a partir de estacas herbáceas no início da Primavera.

florzinhas

Magnolias

O gênero Magnolia comprende cerca de 120 espécies e inúmeros cultivares e pertence á família botânica Magnoliaceae.

Botãnica:
Trata-se de um arbusto, ou árvore de pequeno porte, de folha caduca que floresce em meados de Março, dependendo da zona de cultivo e é uma das espécies menores dentro do seu gênero, atingindo geralmente um máximo de 3 metros de altura e 4.5 metros de diâmetro. Comparada com as restantes magnólias que chegam a atingir, algumas delas, cerca de 18 m de altura, é notoriamente mais pequenina.

As suas folhas são ovais, de um verde escuro na face superior e de tons mais pálidos no verso e geralmente aparecem ao mesmo tempo que as flores.

Sininímia: Magnolia quinquepeta

Cultivo:
Necessita de algumas horas sol para florir bem, e tal como a maioria das magnólias prefere solos bem drenados, ácidos e ricos em matéria orgânica. São plantas que crescem a um bom ritmo  mas por terem raízes mais sensíveis será melhor que a plante num local onde o terreno permaneça intacto.

As suas flores frágeis danificam-se facilmente por ventos fortes ou geadas tardias.

Para propagar esta planta poderemos plantar sementes no Outono  se bem que mais eficaz, será por estacas herbáceas na altura do Verão, que é a altura de maior crescimento vegetativo