Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




sabiaOcorrência – Maranhão e região Nordeste do país até a Bahia
Outros nomes – cebiá, sansão do campo
Características – planta espinhenta com 5 a 8 m de altura, tronco com 20 a 30 cm de diâmetro. Folhas compostas bipinadas, geralmente com 6 pina opostas, cada uma com 4 a 8 folíolos glabros, de 3 a 8 cm de comprimento. Um Kg de sementes puras contém aproximadamente 22.000 unidades.
Habitat – caatinga
Propagação – sementes
Madeira – pesada, dura, compacta, superfície brilhante e lisa, de grande durabilidade, mesmo quando exposta à umidade e enterrada.
Utilidade – madeira muito apropriada para usos externos, como moirões, estacas, esteios e para lenha e carvão. A árvore apresenta as características ornamentais, principalmente pela forma entouceirada que geralmente se apresenta, podendo ser empregada em paisagismo. É também muito utilizada como cerca viva defensiva e quebra ventos. É amplamente cultivada para produção de madeira na Região Nordeste do país. Como planta tolerante à luz direta e de rápido crescimento é ideal para reflorestamentos heterogêneos destinados a recomposição de áreas degradadas.
Florescimento – novembro a março
Frutificação – setembro a novembro

flores-para-decoracao-

Existem vários métodos para você secar flores e compor lindos arranjos para sua casa. Além de duráveis, eles podem ser feitos com espécies que você colhe no seu próprio jardim. Veja como é fácil!

Secagem no varal
Ótimo para flores do tipo mosquitinho, sempre-viva, perpétua-rosa e agerato, este método é muito prático. Basta colher as flores na sua tonalidade definitiva, formar pequenos maços amarrados com fita plástica ou arame flexível e pendurar num varal improvisado dentro de um armário escuro. Em duas ou três semanas, as flores estarão sequinhas.

Secagem com sílica gel
Ideal para espécies mais delicadas, como rosas, zínias e crisântemos. Este produto absorve 400% de água das pétalas e se constitui de cristais azulados que se tornam rosa depois de absorverem a umidade. Oferecem a vantagem de reaproveitamento, depois de secados no forno, assumindo novamente a cor azul. O processo é simples: providencie uma lata que possa ser bem fechada, corte as hastes das flores deixando um cabinho de 2 cm e cubra o fundo da lata com 1 cm de sílica gel. Disponha as flores e, em seguida, vá colocando mais sílica até cobrir as flores. Feche e lacre com fita adesiva. Depois de quatro a seis dias, as flores estarão secas. Então, retire-as da lata, limpe o pó e providencie hastes de arame.

Secagem com bórax
Este produto, misturado com areia ou fubá, é ótimo par qualquer tipo de flor. Junte uma parte de bórax com quatro de areia ou fubá e 1 colher (de sopa) de sal par cada 250 ml de mistura, Leve-a ao sol para secar
depois use-a da mesma maneira indicada para a sílica, gel. Entretanto, saiba que este processo é um pouco mais demorado, embora resultado seja o mesmo.

-Palmeira-

As palmeiras são muito utilizadas em vias públicas, praças e jardins residenciais pela sua beleza e imponência, sobretudo pela exuberância da coloração e disposição de suas folhas. Entretanto, têm-se observado neste ano que um número cada vez maior dessas plantas vem sofrendo uma desfolha rápida e intensa.

Trata-se da ação da lagarta Brassolis sophorae, conhecida vulgarmente como lagarta das folhas, uma praga comum das palmáceas em regiões onde elas são exploradas economicamente.

Esse inseto na fase adulta é uma borboleta com 6 a 10 cm de envergadura com asas marrons atravessadas por uma faixa alaranjada. A forma jovem, responsável pelos danos às plantas, é uma lagarta de cabeça castanha e corpo marrom, que atinge 6 a 8 cm de comprimento com duas listras longitudinais escuras.

Essa praga, na fase de larva, vive em grupo e apesar de possuírem um tamanho relativamente grande é de difícil observação, pois possuem hábito noturno. As lagartas fazem ninhos unindo vários folíolos com fio de seda, onde passam o dia e só saem ao anoitecer para se alimentarem, ficando expostas por um período curto, em geral menos de duas horas, voltando em seguida para o ninho.

A incidência generalizada dessa lagarta no Estado do Paraná pode estar ocorrendo devido ao desequilíbrio ambiental. Um de seus principais inimigos naturais é um grupo de pequenas vespas (microimenópteros) e a aplicação de agrotóxicos nas lavouras e a falta de áreas de refúgios pode estar afetando a população desses insetos e levando ao aumento populacional das lagartas.

O ataque da lagarta tem levado muitas pessoas a cortarem as plantas atingidas, principalmente pela perda da sua beleza natural e também, temendo o ataque do insetos.

Cumpre-nos sugerir que o corte dessas plantas seja avaliado cuidadosamente, pois as plantas atacadas podem se recuperar em alguns anos, devolvendo ao ambiente a beleza original mais rapidamente de que se forem substituídas por mudas. O corte dessas plantas por temor ao ataque do inseto também pode ser um equivoco, pois a lagarta Brassolis sophorae não é urticante, ou seja, não causa nenhum tipo de alergia ou queimadura.

No caso de dúvida, deve-se consultar a vigilância sanitária local. Outro temor desnecessário é provocado pela crença popular de que as borboletas podem provocar cegueira. Na realidade, as asas das borboletas são recobertas por escamas que se desprendem do inseto à medida que eles se debatem.

Quando essas escamas entram em contato com os olhos podem causar irritação, sem, contudo, levar a maiores consequências.

Para evitar que o problema ocorra com as palmeiras é necessário que elas sejam vistoriadas periodicamente. O controle da lagarta deve ser feito no início do ataque, antes que a desfolha atinja um estágio muito avançado e comprometa a estética da planta.

Como medida de controle sugere-se a derrubada das lagartas com o emprego de varas, fazendo-se em seguida o esmagamento, enterrio ou queima das larvas. O controle pode ser feito ainda com o uso de produtos inseticidas.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Brasil há sete produtos registrados para controle da praga, sendo que quatro deles são formulados a base da bactéria Bacillus thuringiensis. Essa bactéria atua produzindo uma toxina que destrói a parede do intestino do inseto.

No entanto, não é patogênica para os mamíferos (inclusive o homem), pássaros, anfíbios ou répteis por não encontrar no trato digestivo desses seres condições ideais para seu desenvolvimento.

O produto deve ser aplicado sobre as folhas e para que faça efeito é necessário que seja ingerido pela lagarta.
Podem ser encontrados as seguintes marcas comerciais do produto: BAC-CONTROL PM, DIPEL PM, ECOTECH PRO e THURICIDE.

palmeira

epífitas

Epífitas são plantas que utilizam outras plantas como suporte, pertencendo a várias famílias botânicas, como Orchidaceae (as orquídeas), Araceae (por ex. banana-de-macaco) e Bromeliaceae (as bromélias), entre outras. Nas regiões tropicais, respondem por grande parcela da biodiversidade, podendo, em algumas áreas, existir maior número de espécies de epífitas do que de árvores.

No Paraná, epífitas são muito comuns na região mais próxima ao oceano (Floresta Ombrófila Densa), diminuindo em diversidade e em quantidade no sentido oeste. Isso acontece principalmente devido ao clima, pois altas temperaturas associadas à maior umidade são fundamentais para a sobrevivência dessas plantas.

Ao contrário da crença popular, plantas epifíticas não parasitam seus suportes. Elas captam água e nutrientes diretamente do ar, quando esses são trazidos pelo vento, nevoeiro, maresia e poeira. Também captam umidade e íons da água da chuva e da água que escorre pela casca das árvores. No entanto, para que isso seja possível, epífitas utilizam adaptações que se desenvolveram, ao longo da evolução, na sua forma e funcionamento. Orquídeas, por exemplo, têm uma camada de células mortas envolvendo suas raízes, chamado tecnicamente de velame, que serve para absorção de umidade e nutrientes diretamente do ar, quando estes estão disponíveis, e de proteção contra o ressecamento, quando preenchidas de ar. Bromélias também absorvem o que necessitam do ar ou das suas rosetas, mas, para isso, desenvolveram pequenas escamas que cobrem suas folhas. Essas escamas absorvem a água e os íons para dentro da folha como se fossem pequenas bombas. As plantas também são protegidas pelas escamas, que refletem a luminosidade excessiva, o que dá a aparência prateada à barba-de-velho (Tillandsia usneoides).

Bromélias, muito comumente, formam tanques onde a água da chuva se acumula. Para a fauna, esses reservatórios são fundamentais, pois disponibilizam água para aves e macacos, por exemplo, que não precisam descer ao solo para saciar sua sede. Pequenos invertebrados também utilizam os tanques das bromélias. Alguns desses insetos vivem em outros corpos d’água, como rios e lagos; outros sobrevivem apenas dentro de determinadas espécies de bromélias, sendo completamente eliminados quando as árvores são derrubadas ou as bromélias coletadas.

Epífitas, em geral, também servem de abrigo para animais que se deslocam pela copa das árvores. Sapos, além de utilizar os tanques de bromélias para colocar seus ovos, também necessitam da umidade para manter a pele úmida e os espinhos das folhas para se refugiar de predadores.

Flores de epífitas servem de alimento para os animais ao longo de todo o ano, fornecendo pólen e néctar para aves, morcegos, abelhas, formigas, moscas, besouros, borboletas etc. Outras partes das plantas também são comidas, como as partes mais tenras do centro da roseta de bromélias que são arrancadas por macacos.

Os tanques das bromélias também servem para germinação de outras plantas, como arbóreas, que têm suas sementes apanhadas pelas folhas em forma de roseta. Esse fenômeno já foi registrado em ambientes áridos e em florestas com muita umidade. As plântulas utilizam as folhas e galhos em decomposição para sua nutrição e, com disponibilidade de umidade, podem crescer dentro do tanque até o período em que estabelecem contato com o substrato, como fazem as aráceas.

orquidea