Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




erva

As ervas demandam menos cuidados, mas você deve transplantá-las e remover do jardim os espécimes doentes e as ervas daninhas. Num jardim pequeno, é possível controlar de maneira eficaz as ervas daninhas, revolvendo de vez em quando a terra em volta das plantas. Num jardim maior, a cobertura com palha é a opção mais prática.

Ao redor de plantas que preferem solo rico, úmido (por exemplo, manjericão, aneto, cerefólio, cebolinho, hortelã e segurelha), use uma camada fina de cobertura orgânica leve, como folhas mortas, mofo de folha, aparas de madeira, lascas de casca de pinheiro ou adubo. Cascalho pequeno é melhor para as ervas que requerem um solo mais seco e menos rico (alfazema, alecrim e tomilho, por exemplo).

A não ser que o clima seja muito seco, regue apenas as ervas que gostam de umidade, como o hortelã, o manjericão, o cebolinho e qualquer outra plantada em pequenos recipientes.Muitas ervas de uso culinário perdem o auge do sabor logo após a floração, e as anuais começam a fenecer nessa fase. Fique atento para colher botões em florescimento e hastes das ervas comestíveis antes de as sementes se desenvolverem.

Embora a maioria das ervas seja razoavelmente resistente às pragas, algumas são sensíveis a fungos, ferrugem ou ácaros, e outras “adoradas” por lagartas. Você pode aproveitar as qualidades repelentes naturais de certas ervas para produzir seu próprio borrifador não-venenoso e usá-lo nas plantas contaminadas. Colha algumas folhas de ervas que parecem nunca ser atingidas por pragas – por exemplo hortelã-verde ou arruda. Depois, despeje água fervente sobre as folhas (três partes de água para uma de ervas) e deixe em infusão durante 15 minutos. Quando esfriar, coe a mistura em pano fino e pulverize as plantas contaminadas. Repita o processo uma vez por semana e depois da chuva, usando a cada vez uma nova fervura da mistura.

Loureiro, alecrim e cidrão são ervas perenes mas que toleram apenas leves geadas. Se o inverno na sua região é muito frio, você terá de pôr as plantas em lugares cobertos durante esse período. Talvez seja melhor deixá-las no vaso, em vez de replantá-las a cada estação.
Para preparar outras ervas perenes para um inverno mais frio, cubra-as bem com uma camada grossa de folhas, palha ou gravetos. Não remova a cobertura até passar tudo perigo de geada. Na primavera, dê uma olhada embaixo da cobertura. Se achar que as novas plantas estão ficando amareladas, descubra-as nos dias ensolarados e cubra-as nas noites mais frias. As ervas de folhas prateadas, em particular, tendem a apodrecer quando as condições atmosféricas desfavoráveis, combinadas com a cobertura, retêm excesso de umidade em volta delas. Isso pode ocorrer mesmo em regiões de inverno ameno, onde o orvalho forte da noite ou a chuva causam umidade freqüente.botão amarelo

O interessante num jardim de ervas é cultivar diversas espécies, já que cada uma tem propriedades distintas, como combater doenças, aliviar dores ou até repelir insetos. Conheça algumas delas a seguir:

ALECRIM RASTEIRO (Rosmarinus sp)
Originária do Mediterrâneo, essa erva tem preferência por solos secos, mas pode ser plantada em qualquer tipo de terreno. Suas folhas e flores são usadas no preparo de chás e tintura para o combate ao reumatismo. Tem poder antiinflamatório.

CAVALINHA (Equisetum arvensis)
Erva européia que gosta de solos úmidos e argilosos. Seu chá é recomendado para mulheres acima dos 40 anos por ser eficaz na prevenção da osteoporose. É também um bom remédio para a dor de cabeça devido à presença de ácido acetilsalicílico.

INCENSO/MIRRA (Commiphora myrrha)
Essa erva precisa de um solo rico em matéria orgânica e bem drenado para o seu cultivo. Não pode ser ingerida, mas o óleo feito a partir de suas folhas e flores alivia dores musculares. Também é um eficiente repelente de insetos.

MANJERICÃO-ROXO (Ocimum basilicum)
De origem indiana, não suporta inverno rigoroso nem ventos fortes. Entre seus poderes medicinais, está o de regular o ciclo menstrual. Quando misturada à água do banho, combate o stress. Gosta de solos drenados, rico em matéria orgânica.

MIL-EM-RAMA (Achillea millefolium)
Também conhecida por “novalgina”, auxilia no combate à febre e dores de cabeça, além de agir como expectorante, antiinflamatório e anti-séptico. A infusão de suas folhas é usada no tratamento de hemorróidas, varizes e feridas abertas.

CAPUCHINHA (Tropaeolum majus)
Originária do Peru e do México, essa erva floresce permanentemente. Suas folhas e flores são comestíveis, podendo ser usadas em saladas. Rica em vitamina C, fortalece o corpo, aumentando a resistência. Também serve para o tratamento de sarna.

tibouchina

Planta arbustiva, nativa do Brasil, semi-lenhosa, ramificada, com até 3 m. de altura, apresentando caules quadrangulares, revestidos de folhas grandes, vistosas, cordiformes, na cor verde-forte, com superfície pubescente. Inflorescências terminais, compactas, formada de flores roxas, muito ornamentais. Propaga-se facilmente por estacas de caules, preferencialmente nas estações quentes.

Neste arbusto, as folhas apresentam muitos pelos curtos, que conferem uma textura de veludo. As inflorescências, que se formam no verão, são compostas de numerosas flores roxas, com o centro rosado. Ocorrem ainda variedades mais ou menos compactas. No paisagismo, sua utilização é bastante difundida, podendo ser cultivada isolada ou em conjuntos, levando-se sempre em consideração o porte da planta, que pode alcançar 3 metros.

A orelha-de-onça deve ser cultivada sempre a pleno sol em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Aprecia a umidade. Multiplica-se por estacas após a floração.

Uso paisagístico
Espécie empregada na formação de maciços, renques ou plantio isolado, sempre nos locais ensolarados. Deve ser podada drasticamente, a cada ano, para melhorar a forma da planta.

418

Schinus molle

Nome Técnico: Schinus molle L.
Nomes Populares: Aroeira salsa, aroeira-mansa, aroeira folha-de-salsa, aroeira-periquita
Família:
Angiospermae – Família Anacardiaceae
Origem:
Nativa brasileira

Árvore de folhas perenes, altura até 8 m, com tronco de até 35 cm de diâmetro, folhas compostas, de folíolos bem finos. As flores são amareladas, bem pequenas, seguidas de frutinhos globosos, vermelhos.

Cultivo
Aprecia sol, mas não haverá problema de desenvolvimento se for plantada em parque onde há sombra de outras árvores. O solo de cultivo não necessita de muita fertilidade, mas não poderá ser encharcado.

Para plantar as mudas, abrir a cova o dobro do tamanho do torrão, acrescentar o adubo animal curtido misturado com o composto orgânico.

Adicionar adubo granulado tipo NPK formulação 10-10-10, cerca de 200 gramas/cova, misturando, podendo adicionar um pouco de areia para garantir maior drenagem.
Colocar tutor antes de colocar o torrão, amarrando a muda com cordão de algodão.

Colocar o restante do composto e apertar a muda para fixar. Regar bem. Acrescentar nas laterais o restante da mistura. Regar novamente. Por mais de 10 dias regar a muda diariamente.

Paisagismo
É uma árvore utilizada em paisagismo e na arborização de ruas. Cresce principalmente em terrenos secos e arenosos, adaptando-se a terrenos pouco férteis e pedregosos.

É uma planta que ocorre desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, em campos de altitude.

Pode ser plantada em regiões litorâneas onde fornece boa sombra. Como é de pequeno porte, é indicada para plantio em calçadas.

Sua madeira é dura, utilizada para confecção de mourões, esteio e trabalhos de torno.

Tolera a seca e resiste à geada, florescendo entre agosto e novembro.

Suas mudas nascem rapidamente entre 30 a 40 dias, podendo ser transplantadas quando atingirem de 25 a 40 cm. Podem chegar a 3 m em dois anos.

barquinho22