Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Mancha foliar

As manchas ou lesões folhares nas nossas plantas podem ser causadas por diversos fatores como excesso de calor, excesso de frio, doenças fúngicas, pragas ou danos fisiológicos.

Identificação
Para uma pessoa não acostumada com a identificação de doenças nas plantas esta tarefa não e fácil e muitas vezes temos que trabalhar com a exclusão. Isto significa que em primeiro lugar temos que ter certeza que todos os fatores de crescimento como luz e temperatura, água e adubo assim como o substrato estão à disposição da planta na quantidade que ela precisa.

Tendo verificado estes fatores podemos verificar se há algum inseto, ou vestígio dele, na planta. Não encontrando nada pode-se concluir que algum fungo, um vírus ou uma bactéria está causando o problema. No caso dos vírus e das bactérias podemos até identificar de que tipo se trata mas não há nada que possa ser feito.

o caso dos fungos existem diversos tipos que podem causar as manchas e muitos destes fungos se instalam freqüentemente em certas culturas, e em outras, com menor freqüência. A experiência e a vontade de se informar são a melhor base para adquiri alguma habilidade de identificação.

As ferrugens
Como exemplo, a ferrugem no gerânio se mostra geralmente no em forma de pequenos pontos amarelos no lado de cima da folha. A identificação e o combate neste estágio são importantes para o sucesso e para evitar que a doença se espalhe. 13 dias após a infecção pode-se ver manchas de cor marrom em forma circular abaixo das folhas.

Estas manchas circulares contém os esporos altamente contagiosos e elas se espalham pelo toque, pela água ou pelo ar.

O que fazer
· Através do trabalho dos melhoristas já se tem hoje em dia variedades mais resistentes, as quais devem substituir as variedades mais sensíveis.
· O local adequado e seguindo as informações sobre a manutenção ( veja dicas no quadro sobre o Gerânio) são o fator mais importante após a escolha da variedade adequada.
· A retirada das folhas com os primeiros sinais da doença e o combate do problema com fungicidas são as últimas armas que devemos utilizar.
Produtos a base de Mancozeb, Triodimetol, Azoxystrobin, Kresoxim-Methil, Myclobutanil e Propicanazole são usados na produção comericial com  acompanhamento técnico de um agrônomo responsável.

Ferrugem do Gerânio:
Típicos anéis em volta de um único ponto, região da lesão da ferrugem. Manchas cor marrom 13 dias após infecção.

agua xzO

Petrea

Gênero com 30 espécies com folhas caducas ou semi sempre verdes, na maioria plantas trepadeiras, arbustos e pequenas árvores, nativo do México até a parte tropical da América do Sul. A Pétrea volubilis é cultivada por causa das flores em forma de espiga ou cacho que pode atingir de 2 a 35 cm.

A cor azul ametista é a mais conhecida e a branca a mais rara.

As flores se desenvolvem da primavera ao verão. No sul do país, o nome  popular é petréia. Em regiões de fortes geadas precisa de um lugar mais protegido. A petréia é cultivada como trepadeira mesmo que, por natureza, não suba muros ou paredes.

Nestes casos necessita de um apoio. Em cercas, pérgolas ou arcos se desenvolve sem ajuda.

Gosta de um solo solto e fértil bem drenado e em lugares ao pleno sol.Em fase de crescimento necessita de irrigação moderada e adubação três vezes ao ano, (primavera, verão e outono) usando um adubo balanceado (N:P:K= 1:1:1) em forma líquida ou como cobertura.
Adubos organosminerais indicados onde a incidência solar é mais fraca.

No inverno a irrigação tem que ser reduzida. Sua pode deve acontecer no final do inverno ou no início da primavera e torna-se necessário para mantê-la em forma (atinge até 12 m) e para melhorar a floração. Uma poda mais rigorosa após a floração é bem aceita.

borboletas

byblis-4

Planta originária das regiões tropicais do nordeste da Austrália no caso da linilfora e zonas semi áridas do este Australiano para a gigantea

Com um aspecto verde amarelado coberta de glândulas em forma de gotículas e com um rizoma dispondo de raízes com 60Cm, que lhe permitem sobreviver em zona muito áridas e até renascer depois de um incêndio.
Produz ramificações durante todo o ano de 0,5 a 1Cm de diâmetro. As mesmas dispondo de folhas estreitas de 15 a 30Cm de comprimento. No topo, produz uma flor de cor lilas magenta em estrela, com 3 a 5Cm de diâmetro.

A Byblis liniflora é semelhante a gigantea mas com ramificações mais espalmadas e com folhas enroladas em espiral. As flores vão de um Azul pálido até um rosa azulado. São anuais.

Como apanha as presas
Encontramos nas plantas dois tipos de glândulas. As primeiras segregam as gotículas brilhantes e as segundas, microscópicas, assimilam as presas. Os insetos são atraídos pelos reflexos brilhantes das gotículas e ai ficam presos ao tentar debater-se. Entram finalmente em contacto com as glândulas digestivas que segregam as enzimas.

Por vezes a planta pode estar totalmente recoberta de insetos capturados.

Ao semear, tenha atenção em colocar um vaso de grandes dimensões, elas toleram pouco  serem replantadas. Na natureza, as sementes da Byblis gigantea só germinam depois de um incêndio.
Em cultivo é necessário colocar as sementes em água fervente deixar até que a água esfrie.

carnivora 2

brocchinia2

Esta planta cresce na região do Gran Sabana no sudoeste da Venezuela assim como em Guiana, num clima classificado de Tropical de altitude, sempre constante durante todo o ano.

A Brochinia Reducta vive na companhia de outras plantas carnívoras: Heliamphora, Droseara roraimaensis. Urticularia alpina, nas regiões onde a temperatura ultrapassa os 15ºc de noite até 35ºC de dia.

Aspecto
Com folhas de aspecto semelhante a cera, de uma amarelo claro, colocada em roseta umas sobre as outras, o que permite reter a água da chuva, onde os insetos (na maior parte mosca e vespas) se afogam.

No interior e na base das folhas, glândulas segregam um suco com um forte odor a mel, que atrai os insetos. No seu interior, os visitantes não encontram mais alternativa do que escorregam pelas paredes lisas e afogarem-se na água.
Como a Darlingtonia e as heliamphora, as Brochinia não dispõem de glândulas digestivas. São as Bactérias que vão reduzir as partes moles dos insectos. A base das folhas dispõem de pequenos pelos que absorvem as substancias nutritivas decompostas.

carnívora 1