Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




- Um pouquinho de sal e um pedaço de carvão adicionado à água do jarro, não deixarão que as flores fiquem com mau cheiro;

- Também evita-se o mau cheiro desses jarros, colocando-se no seu interior uma moeda de cobre;

- Uma aspirina ou melhoral dentro do jarro ajuda a conservar as flores. A aspirina pode ser substituída por pedrinhas de gelo;

- As flores que murcharam de repente podem reviver se for cortado um pedacinho dos seus cabos e se forem mergulhadas por alguns minutos em água quente e logo após em água fria;

- Para remover facilmente a sujeira, o limo e as películas que ficam no interior dos vasos de flores, lave-os com uma solução de água quente e amoníaco (1 colher de sopa para 1 litro de água);

- Quando novos, os vasos de barro devem ser deixados de molho dentro de água por 24 horas. Isso aumenta sua porosidade e ajuda no desenvolvimento de certas plantas que necessitam de mais umidade;

- Se tiver receio de que a raiz de sua plantinha nova seja atacada por uma parasita qualquer, antes de colocar a terra ponha no fundo do vaso três a quatro cabeças de fósforo sem uso.

floreira

Germinação bem-sucedida: Deixe as sementes com revestimento duro na água durante uma noite. Para reforçar a absorção da água, lixe as muito duras com lixa de unhas antes de colocá-las de molho.

Seleção de cores: Para obter um efeito elegante, restrinja-se a poucas cores com tons variados ao semear um canteiro com espécies anuais.

Segunda escolha: Transplante todas as mudas que, ao fazer o raleamento, você retirou do plantio principal. Essas mudas poderão ser secundárias, mas as flores ficarão igualmente bonitas se forem bem nutridas e regadas.

Economia:  Guarde pacotes de sementes já abertos para usar de um ano para o outro.

germinação

lixo orgânicolixo orgânico

As plantas obtêm a maior parte de seus nutrientes do composto orgânico – húmus – ou seja, do material orgânico que se decompõe no solo. Ao adicionar mais húmus ao solo, mantendo uma composteira, você revitaliza seu jardim e pode reduzir em até 30% a quantidade de dejetos que vai para o aterro sanitário.

Os preparativos
* Se possível, faça a composteira perto da cozinha; assim fica mais fácil o descarte de restos de comida.

* Use, por exemplo, uma lixeira de plástico velha para fazer a composteira – uma opção fácil e econômica. Retire o fundo, finque a lixeira no solo e mantenha-a coberta com a tampa.

* Para ajudar na drenagem e fornecer acesso aos organismos do solo, posicione a lixeira numa área plana e bem drenada, de forma que ela fique em contato com a terra.

* Se você fizer sua própria composteira, construa uma estrutura de quatro lados, aberta no topo, com pelo menos um metro de altura. Um lado deve ser fácil de remover, para que você possa revolver a pilha e recolher o composto pronto.

* Se você decidir comprar uma composteira, opte por um misturador de plástico. É um tambor que, quando gira, oxigena o composto de forma bem eficiente. Um misturador cheio produz composto de boa qualidade rapidamente. Se você descarta com regularidade uma grande quantidade de material, compre um bem grande.

* Certifique-se de que sua composteira, misturador ou lixeira fique na sombra durante o dia, porque o húmus não deve ressecar com rapidez, nem a temperatura deve se elevar muito para que os organismos do solo não morram.

Problemas contornáveis

Sintoma -  Cheiro de Amônia
Problema Excesso de Nitrogênio
Solução – Adicione mais carbono na forma de palha, jornais ou feno.

Sintoma - Cheiro de ôvo estragado
Problema - Pilha muito úmida ou compacta.
Solução - Oxigene a pilha. Adicione mais material seco. Misture partículas pequenas com as grandes. Adicione cal e revire o material.

Sintoma - Decomposição lenta
Problema - Material muito seco ou pilha muito pequena. Pode ser por causa da falta de nitrogênio ou de oxigênio.
Solução - Adicione água. Faça uma pilha maior. Acrescente materiais ricos em nitrogênio, como restos de poda verdes e sobras de hortaliças. Oxigene regularmente.

Sintomas - Ratos e camundongos
Problemas - Uso de material errado.
Solução - Não use carne, peixe ou pedaços de gordura. Construa uma lixeira à prova de roedores.

Sintoma – Vapor
Problemas - Excesso de nitrogênio. Ou a pilha está muito grande para ser removida de forma apropriada, deixando o meio muito quente.
Solução - Adicione mais material rico em carbono (palha, feno ou serragem). Reduza o tamanho da pilha.

geranio

Planta da família Geraniáceas originárias da África Meridional, o gerânio é uma planta, de vaso ou de jardim, que num clima ameno se prolonga pelo outono e pode dar florada até no inverno.

Cultivo – O gerânio régio é uma planta de exterior, que aceita cultivo em vasos ou canteiros, com exceção de poucas variedades que podem ser cultivadas dentro de casa, contanto que fiquem longe de fontes de calor.

Nas regiões mais quentes, as plantas podem passar o inverno no jardim, nas regiões frias, convém protegê-las tirando as plantas de onde estão e conservando-as, com a mesma terra que envolve as raízes, em recipientes de madeira, reclinadas e limpas de folhas secas, num ambiente fresco e seco.

Nos meses de crescimento vegetativo, no início da primavera, deve-se podar os caules. Para as plantas de vaso, é aconselhável que todos os anos, antes do crescimento vegetativo, se renove também parte do substrato.

Exposição: Os gerânios necessitam de muita luz e suportam bem a exposição total ao sol nas regiões de clima seco e arejado. Suportam as temperaturas baixas, se não forem inferiores a 0º C.

Regas: Controla-se a rega de acordo com a estação do ano. Se as plantas apresentarem folhas amareladas ou queimadas devem ser regadas mais vezes. Aconselha-se diminuir gradualmente, a rega, durante o inverno.

Quanto à adubação, segue-se o seguinte critério: uma vez por semana adiciona-se 1 grama de fertilizante líquido a cada litro de água, na primavera e no verão, reduzindo-se gradualmente no outono e não se aduba no inverno.

Transplante – O transplante do gerânio deve ser realizado no final do inverno. O solo ideal para plantar e transplantar gerânios é um substrato composto de duas partes de terra para jardim e uma de turfa ou húmus de folhas, enriquecido com adubo dom fósforo, nitrogênio e potássio equilibrado, dose aconselhada: 3 gramas por cada 10 cm3 de solo.

Tanto nos vasos como na terra, as plantas precisam de um solo bem drenado para evitar o excesso de água.

Cuidados – Para que a floração do gerânio seja abundante, é necessário eliminar as folhas secas e danificadas e, sobretudo, as flores murchas.

Doenças e Parasitas – Se houver excesso de água ou um teor de umidade elevado demais, os fungos podem infestar os gerânios com facilidade, sobretudo na primavera, quando aparece o mofo cinzento ou a ferrugem que murcham as raízes.

No caso de infestação por fungos, utilize fungicidas específicos. Entre os parasitas animais, que são os responsáveis pelo contágio de vírus de uma planta para outra, encontram-se os pulgões e os ácaros, que são combatidos com produtos específicos.

flor