Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cultive-um-herbario-vasos

O odor das ervas pairando no ar num dia ensolarado pode tornar seu quintal especial. Mesmo que não tenha espaço para uma horta completa, você pode plantar algumas ervas aqui e ali para adicionar frescor e sabor à comida. Algumas ervas funcionam como controladores naturais de insetos e muitas têm propriedades medicinais.

Escolha o lugar certo
Se você gosta de usar ervas na comida, separe uma área perto da cozinha. Se quer apenas usufruir da beleza e do aroma das ervas, considere estas opções.

* Plante ervas ao acaso no jardim, em qualquer lugar ensolarado, ou crie um espaço só para elas. Se cultivá-las em canteiros, organize-as em fileiras, com tijolos ou caminhos de pedra entre os canteiros, ou em um desenho geométrico.

* Algumas variedades que adoram calor, como o tomilho, vicejam em montes de pedras. E também podem ser cultivadas nas bordas dos canteiros ou caminhos, ou em vasos. Salsa, por exemplo, fica ótima assim.
* Para atrair  abelhas e outros insetos benéficos, plante ervas como alecrim, lavanda, coentro e endro.

Dica
A chave para o sucesso no cultivo de ervas é plantá-las em local ensolarado e com boa drenagem.

Cultive em vasos
* Se o espaço é limitado, plante ervas em vasos. Você pode usar também gamelas, barris e jardineiras. Use vasos suspensos para ervas rastejantes, como o tomilho, a hortelã e o orégano.
* Use um vaso especial com aberturas laterais para cultivar ervas. Ponha variedades que crescem pouco, como o tomilho, nos lados dos vasos, e as ervas mais altas, como a cebolinha, no topo.
* Use recipientes para plantar hortelã e outras ervas invasivas. Gamelas ou tambores de máquina de lavar são ideais.

Dicas para ter ervas saudáveis
* Proteja as ervas anuais do forte calor do verão cobrindo-as com uma tela ou pulverizando as folhas.
* Evite o florescimento precoce – quando a planta floresce e semeia antes da hora, perdendo o sabor e tornando-se amarga – selecionando variedades resistentes a esse problema ou de florescimento lento.
* Cultive ervas na época certa do ano, porque temperaturas extremas podem estimular o florescimento precoce. Coentro, por exemplo, é mais bem cultivado nos meses frios, quando se desenvolve mais lentamente.
* Coloque as sementes do endro diretamente na terra. Desbaste as mudas e faça a colheita regularmente, pois plantas em excesso podem ter florescimento precoce.
*Remova pragas com a mão e sempre lave bem as ervas antes de usá-las, caso sobre alguma.
* Como último recurso, use óleo ou sabão em spray para se livrar das pragas. Ou experimente o dipel (Baccillus thuringiensis), uma bactéria que atua sobre as lagartas mas é inofensiva aos outros insetos.
* Apare a parte afetada, aplique fertilizante líquido e regue para estimular o crescimento das partes novas, sem danos.

condimentos

O processo de mergulhia é normalmente usado para reproduzir arbustos difíceis de enraizar, como as azaléias. A mergulhia também funciona bem em arbustos que tenham ramos rasteiros ou pequenos, como o alecrim rasteiro. Os caules reproduzidos desenvolvem raízes, embora ainda presos à planta-mãe, o que ajuda a estimular o processo de enraizamento. Siga esses passos para fazer a mergulhia:

- na primavera, escolha um ramo flexível e pequeno que dobre até o chão com facilidade;
- deixe o solo bem drenado, porém que retenha umidade, onde o caule tocará o solo;
- corte a casca da lateral do caule que tocará o solo e retire as folhas próximas ao corte.
- limpe o corte com hormônio de enraizamento;
- cubra a terra estéril e o caule cortado com o solo. Tampe com uma pedra ou prenda no lugar com uma estaca ou pino metálico;
- a ponta do ramo se transformará na nova planta. Se for uma planta vertical, fixe a ponta perpendicularmente para que fique com uma aparência bonita;
- mantenha a área de enraizamento úmida durante alguns meses, até que as raízes se desenvolvam e tornem-se grandes o suficiente para suportar a nova planta;
- corte a nova planta livre do ramo-mãe e transplante-a para um vaso ou um novo local no jardim.

Transplantando Se sua nova planta originar-se de suas próprias mudas, de mudas de caules ou do centro de jardinagem, deve-se tomar cuidado quando chegar a hora de plantá-la no jardim. O ideal é fazer o transplante ao anoitecer ou em um dia nublado para evitar que o sol cause perda de água nas plantas e queime as raízes ou folhas mais delicadas. Siga as dicas a seguir para ajudá-lo a transplantar sua nova planta com sucesso.

* Não transplante as mudas para um vaso maior até que tenham um ou dois pares de folhas verdadeiras. Isso faz com que as mudas desenvolvam as raízes o bastante para se auto-sustentarem, mesmo se algumas raízes se perderem no processo. Também chega o momento em que as raízes da muda ficam completamente retas e firmes, facilitando sua separação das plantas próximas.

Como você pode saber quando chegou a hora? Não é tão simples quanto contar o número de folhas no caule, pois a muda geralmente possui um par de folhas adicional, chamadas de cotilédones, ou folhas da semente. Elas surgem primeiro e fornecem o alimento que nutre as mudas que estão brotando. Ao chegar perto, você verá que os cotilédones têm um formato diferente das folhas verdadeiras. As mudas de abóbora, por exemplo, possuem cotilédones ovaladas que são fáceis de reconhecer. Mas as folhas verdadeiras são largas e lobuladas.

* “Endureça” as mudas e os cortes antes de irem para o jardim. Quando crescem sob a proteção de um peitoril, de um jardim de inverno ou de uma estufa, as plantas novas ficam delicadas e podem ser facilmente danificadas por ventos fortes ou pelo sol. Endureça-as (um processo chamado de endurecimento) para fazer a transição de dentro de casa para fora com sucesso.

Primeiros dois dias: coloque as plantas novas com bastante água ao ar livre, em um local com sombra, durante várias horas. Leve-as de volta para dentro de casa quando o tempo acabar.

3º e 4º dias: aumente o tempo em que as mudas permanecem na sombra fora de casa.

5º a 7º dias: quando bem adaptadas à sombra, mude gradualmente as plantas que gostam de sol para um local com luz mais clara, começando com uma hora de sol no primeiro dia.

A partir do 8º dia: quando as mudas conseguem permanecer ao ar livre o dia inteiro sem queimarem ou murcharem, elas estão prontas para o transplante.

O “crescimento” de uma nova planta a partir de uma velha, seja através de mudas, cortes ou mergulhia, pode ser gratificante. Seguindo as sugestões desse artigo, você terá tantas plantas novas que não saberá o que fazer com elas.

florzinhas nos vasinho

Certas plantas não crescem a partir de sementes. As plantas chamadas, como o flox de “David”, devem ser clonadas (vegetativamente reproduzidas) para se obter uma planta com todas as qualidades exatas da planta-mãe. Isso é feito enraizando seções dos caules ou brotando pedaços de raízes. As plantas que formam montes podem ser divididas em várias partes, e alguns caules podem ser enraizados quando ainda estão presos à planta-mãe.

Mudas de caules A maioria das plantas anuais brotam a partir de sementes. Contudo, as não-me-toque, as begônias fibrosas, os coleus e os gerânios podem ser cultivados a partir de mudas do caule.

Para reproduzir as mudas do caule, escolha uma planta madura que esteja na fase de crescimento ativo no meio do verão. Prepare um recipiente preenchido com meio de enraizamento. Deve ter pelo menos 7,5 a 10 centímetros de profundidade, preenchido com 6 centímetros ou mais de meio de enraizamento. Areia grossa e limpa de construção, uma mistura com metade perlite e metade turfa, ou metade perlite e metade vermiculite são boas opções. Encha o recipiente com o meio umedecido, deixe-o assentar e escoar por meia hora.

Tire as mudas do caule pela manhã. Com uma faca afiada, corte as pontas de cultivo bem acima do nó, ou no ponto em que uma folha ou um ramo lateral esteja preso ao caule principal. Cada muda deve ter entre 7,5 a 15 centímetros de comprimento e de 4 a 6 nós. O corte do tecido do caule deve ser fácil. Veja mais »

orquidea-rara

Adquirir uma planta para sua casa, apto. ou escritório é tarefa fácil, mas exige alguns cuidados.

É importante:

* Verificar o microclima onde a planta vai viver;

* Checar a saúde do vegetal;

* Conhecer a tradição e idoneidade do fornecedor;

* Verificar a procedência da muda;

O preço é importante também na definição da compra, não é o único elemento para o julgamento. Você pode estar pagando mais barato por um produto de qualidade inferior.

O processo de conservação da planta após a compra, é também tão fundamental quanto a escolha do indivíduo certo. Há de atentar para o transporte e o replantio, se for o caso. É melhor usar pessoal especializado. O barato pode sair mais caro.

Finalmente cabe falar rapidamente nas regas, manutenção e controle fitosanitário (afinal, cada indivíduo possue suas próprias características). Conserve com o produtor ou vendedor e informe-se sobre as exigências hídricas da planta que você está levando