Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




quaresmeira

Nome Científico: Tibouchina granulosa
Nome Popular: Quaresmeira, Quaresmeira-roxa, Flor-de-quaresma
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

A quaresmeira é uma árvore brasileira pioneira da Mata Atlântica, de beleza notável, que encanta por sua elegância e exuberante floração.

Seu porte geralmente é pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura.
O tronco pode ser simples ou múltiplo, com diâmetro de 30 a 40 cm. As folhas são simples, com nervuras longitudinais bem marcadas e margens inteiras. Seu nome popular é devido à cor das flores e época de floração, que ocorre duas vezes por ano, no outono e na primavera, despontando abundantes flores pentâmeras, simples, com estames longos e corola arroxeada, sendo que na variedade Kathleen estas se apresentam róseas. O fruto é pequeno, marrom, com numerosas sementes minúsculas, dispersadas pelo vento.

Grande parte das tibouchinas são bastante requisitadas pelo paisagismo, por sua beleza. Seu porte baixo permite que seja plantada em calçadas estreitas, e sob a rede elétrica.

Mesmo quando não está em flor, a quaresmeira é ornamental. Sua copa é de cor verde escura, com formato arredondado, e sua folhagem pode ser perene ou semi-decídua, dependendo da variação natural da espécie e do clima em que se encontra. Por suas qualidades, ela é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil, podendo ornamentar calçadas, avenidas, praças, parques e jardins em geral. Seu único inconveniente é a relativa fragilidade dos ramos, que podem se quebrar com ventos fortes, provocando acidentes. Com podas de formação e controle, pode-se estimular seu adensamento e mantê-la com porte arbustivo.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, profundo, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano após o plantio ou transplante. Apesar de preferir esses cuidados, a quaresmeira é uma árvore pioneira, rústica e simples de cultivar, vegetando mesmo em solos pobres. Esta espécie aprecia o clima tropical e subtropical, tolerando bem o frio moderado.

Multiplica-se por sementes, com baixa taxa de germinação, e por estaquia de ramos semi-lenhosos.

As sementes são destinadas unicamente ao cultivo. A quaresmeira apresenta naturalmente baixo índice de germinação, em torno de 15%, pois a grande maioria de suas sementes não possui embrião. Apesar disso, suas sementes são muito pequenas e numerosas. Esta espécie depende de luz para sua germinação. A emergência ocorre entre 7 a 30 dias após a semeadura.

Plantar em saquinhos com terra ou areia, irrigando diariamente e transplantar para o local definitivo após 6 a 7 meses do plantio.

No local definitivo, devem ser abertas covas com 40 x 40 x 40 cm, com espaçamento entre plantas de no mínimo 3 x 3 metros. Fertilizar as covas com 10 a 15 litros de esterco bem curtido e mais 100g de NPK 04-14-08.

Após, fertilizar anualmente com 10 litros de esterco e 100 gramas de NPK 10.10.10.

Utilize cobertura morta (resto de capina, folhas mortas, casca de pinus ou serragem ao redor da planta) que aumenta a disponibilidade de água e ajuda no seu desenvolvimento.

margaridinha

coentro

Nome científico: Coriandrum sativum L.
Família: APIACEAE (UMBELLIFERAE)

Descrição da planta:
O Coentro faz parte das plantas medicinais. É originária da região do sul da Europa. Pode atingir entre 15 a 50 cm de altura com folhas verdes, apesar de mais arredondadas, são parecidas com as da salsa. Suas flores são brancas e rosadas. A cor fruto varia de vermelho a castanho. O seu aroma é extremamente aromático, e com sabor um tanto picante e ardente.

Cultivo de plantas deste tipo:
Para o seu cultivo é necessário um clima temperado a quente, com uma luminosidade plena e um solo leve e bem nutrido. Esta planta propaga-se por meio de sementes.

Terapêutica do coentro:
Normalmente é utilizada para regular a acidez e dilatação estomacal, congestão no fígado, fome nervosa, má digestão, espasmos e impurezas no sangue. Os frutos secos, por infusão são utilizados para males do fígado, antiespasmódico, gases, febre, sedativo, e  histeria.

Histórico e curiosidades
Esta erva foi levada para a Europa pelos romanos, que segundo a Bíblia, já a agregavam ao cominho e vinagre, para conservar carnes.
Na China, atribuía-se ao coentro o poder da imortalidade.
Na Idade Média, por ser considerado afrodisíaco, era colocado em poções de amor.
No Egito, era colocado no túmulo dos nobres, para ajudar a alma a encontrar o seu caminho.
Na Babilônia, arranjos florais com coentro e rosinhas, decoravam as festas.

Partes usadas:
Folhas frescas e secas.
Frutos secos. Sementes e talos.

Conservação
No fresco – As folhas, assim como caule e a raiz, depois de bem lavados devem ser guardados em recipientes fechados ou plásticos próprios para alimentos, conservando-se na geladeira por alguns dias.
No seco – guarde em recipiente fechado, em local protegido da luminosidade e umidade.

Utilização do coentro
Planta de excelente tempero pelo que é muito utilizada na gastronomia em geral como por exemplo em saladas, sopas tempero de peixe e carne e confecção de molhos. As suas sementes são muito usadas na medicina caseira. Na cosmética, o coentro faz parte da composição de cremes para o rosto e corpo.