Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Transplante, mudas de Bonsai – o transplante é demasiado importante para ser ignorado, é ainda mais importante que adubar, ao transplantar faculta ao seu bonsai uma nova fonte de nutrientes.

O transplante ajuda a arejar a terra promovendo não só o crescimento de novas raízes capilares como todo o desenvolvimento global da copa do seu bonsai.
Obviamente não podemos descobrir as raízes para verificar se estão a desenvolver-se adequadamente, contudo podemos olhar para a copa do bonsai e verificar; A copa desenvolve bem vigorosamente? As folhas do seu bonsai aparentam uma cor saudável? Os novos brotos crescem sãos? Caso alguma destas questões seja negativa evidencia uma má evolução das raízes capilares ou carência nutritiva.

Outros fatores a ter em consideração é o surgimento de raízes visíveis no topo do recipiente ou o aparecimento de raízes fora dos orifícios de drenagem.
Caso tenha verificado que o seu bonsai precisa de transplante não se precipite! A melhor maneira de ter sucesso e aguardar pela devida altura. A melhor época para o transplante é sem duvida o início da primavera, antes dos brotos e folhas surgirem. Caso verifique que tal já se sucedeu já será tarde para efetuar o transplante.

formiguinha

Quando devemos evitar adubar o Bonsai? – devemos contudo evitar de adubar em determinadas situações.

Um delas é o inverno, consiste apenas em desperdício de adubo pois nesta altura o seu , entra no período letárgico ou seja, não necessita de vigorar, desta forma o bonsai não tem necessidade de “procurar” nutrientes.

Outra situação é após o transplante, nunca devera adubar o seu bonsai nesta altura pois as raízes estão fragilizadas, aplicar nesta altura adubos arrisca-se a queimar as raízes e conduzir o seu bonsai a morte certa. Só deverá voltar a adubar o seu bonsai apos um mês de transplante.

Não necessita de adubar o seu bonsai quando este indica estar doente (atenção doença não é praga) tal como as pessoas e todos os animais quando encontram-se doentes não procuram melhorar a sua saúde a base de alimentos mas sim através de uma medicação adequada.

butterflies_

Preparação – a preparação do vaso é muito importante, tal como a escolha do modelo em que pretende enquadrar o seu bonsai. O vaso deve possuir orifícios grandes para que haja arejamento das raízes.
Os orifícios grandes estão vocacionados para escoar a água em demasia, evitando que as raízes possam apodrecer.
Após a escolha do vaso devemos colocar no fundo uma rede para que o conteúdo não saia com as regas sucessivas.

rede

Uma rede mosquiteiro cortado ao tamanho é o ideal. Fixe as redes com um arame para não saírem do sítio enquanto transplanta o bonsai para o recipiente escolhido. Após ter preparado o vaso pode prosseguir com ao transplante, mas leve em conta o seguinte aspecto, quanto tiver o vaso preenchido deixe um rebordo na terra para poder regar sem que a água transborde por cima.
O vasos demasiado rasos de bonsai por vezes possuem orifícios demasiado chegados as bases onde os apoiamos. A melhor maneira de solucionar esta questão é adquirir uma ripa de cerca de 1 cm de espessura e dispor duas delas debaixo do vaso para o poder elevar favorecendo o escoamento das águas indesejadas após a rega.

vaso