Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




-lirios

Se você deseja fazer que aquele vasinho lindo de lírios floresça novamente, aqui vão os passos que você deve seguir:

1 – Depois que as flores do seu vaso de lírios secarem, continue regando a planta por mais três meses. Passados os três meses, pare de regar a planta e espere os galhos secarem completamente.

2 – Retire os bulbos da terra junto com os galhos e embrulhe em sacos plásticos. Coloque os bulbos na menos fria da geladeira por 4 meses.

3 – Passados os quatro meses de geladeira. Plante os bulbos novamente e deixe o vaso em um local bem fresco e arejado. Se tudo der certo, dentro de poucas semanas você verá os brotos nascerem.

1.5

bonsai

Bonsai é uma planta em miniatura, uma replica artística da planta de tamanho natural. O Bonsai apresenta as mesmas características de uma planta natural, como: os efeitos produzidos pela gravidade, crescimento e amadurecimento.

Além de ter um significado artístico, tem também um significado espiritual, significa a aproximação do homem com a natureza. Não existem provas do local de origem do Bonsai, existem varias histórias onde tenha sido realmente este local.

Acredita-se que já era cultivado na China, desde 200 A.C. O Bonsai estava diretamente ligada a religião, era reservada somente a nobreza. Os monges entravam na natureza para ter mais contato com a natureza, e com isso foram descobrindo espécies de árvores pequenas.

No começo eles levavam essas á árvores pequenas (que eram chamadas de árvores – anãs) para serem cultivadas em casa e nos templos, em vasos. Depois com o passar do tempo foram sendo criadas técnicas para aprimorar a forma das plantas, com essas técnicas a árvore poderia ficar com aparência de velha e com frutos, mais sem crescer (seria uma miniaturização das plantas).

No período entre 1192 d.C. e 1333 d.C. na Era Kamakura, o Bonsai foi levado ao Japão por monges chineses. No Japão o Bonsai ganhou um ar mais popular, os japoneses deram perfeição ao Bonsai, eles criaram muitas técnicas de cultivo e muitas formas novas de Bonsai.

O Bonsai chegou ao Brasil junto com os primeiros imigrantes japoneses. Logo ganhou muitos admiradores, plantas nativas brasileiras começaram a serem usadas para o Bonsai. Os tipos de plantas mais utilizados como Bonsai são as de caule lenhoso, em geral plantas de folhas pequenas, e no caso das frutíferas, são preferíveis as de frutos pequenos. Muitas dessas árvores são frutíferas, portanto, em determinadas épocas do ano é possível admirar o seu bonsai todo cheio de flores.

Alguns exemplos de plantas utilizadas como Bonsai, são: Thuya Jacaré, Salgueiro-chorão, Cedrinho, Pau-Brasil, Gardênia, Jasmim, Azaléia, Pinheiros, entre outros. E as frutíferas: Amoreira, Cerejeira, Jabuticabeira, Laranjeira, Macieira, limoeiro, entre outras.

O Bonsai pode ser colocado em cozinhas, salas, e até mesmo quartos, mais é essencial que o Bonsai fique perto da janela, onde ele receba luz e esteja sob uma boa temperatura. Sempre que a terra estiver ficando seca é necessário aguar o Bonsai.

Colocando a água devagar ate ela penetrar na terra e sair algumas gotas pelos orifícios. È necessário também à adubação do Bonsai, que pode ser feitas com adubos industrializados ou orgânicos.

O Bonsai pode ser podado mensalmente, recomenda-se que seja feito por um bonsaista com experiência. Com essas dicas você poderá acompanhar o desenvolvimento de seu Bonsai e ter mais contato com a natureza.

florzinha

ophipogon jaburanophipogon jaburan

Nome Científico: Ophipogon jaburan
Nome Popular: Barba-de-serpente, Ofiopogo, Ofiopógão
Origem: Japão
Ciclo de Vida: Perene

A barba-de-serpente é uma planta herbácea,  de folhagem ornamental, semelhante a uma gramínea. Ela cresce em tufos (touceiras) baixos, de 20 a 40 cm de altura, e apresenta folhas longas e estreitas como fitas recurvadas. A forma típica é de cor verde escura, mas a forma mais difundida e ornamental é a variegada, de folhas com estrias branco-creme ou amarelo-pálido.

As inflorescências surgem no verão, em espigas com flores delicadas, em forma de sino, brancas ou arroxeadas. Apesar de bonitas, as flores são pequenas e acabam tendo importância ornamental secundária. Após a floração pode formar belos frutinhos do tipo baga, oblongos, de cor violácea a azul.

No paisagismo, a barba-de-serpente pode ser usada como excelente forração, plantadas em locais ensolarados ou semi-sombreados.Também pode ser utilizada como bordadura, indicando caminhos e demarcando canteiros.

O aspecto recurvado e pendente de suas folhas a torna uma planta para ser apreciada em vasos e jardineiras, adornando pátios e varandas. As espigas com os frutos arroxeados podem ser colhidas para compor belos arranjos florais com outras espécies.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Tolera geadas e o frio do inverno subtropical. É uma planta rústica e pouco exigente em manutenção.

Devem ter fertilizações bienais com matéria orgânica e divisões das touceiras estimulam assim o desenvolvimento e floração da planta. Não é necessário podas. Pode ser plantada em regiões litorâneas.

A multiplicação é feita por por divisão das touceiras ou mais raramente por sementes.

Paraiso_1438

Cymbidium-1-4
Várias espécies de flores podem ser cultivadas, desde que tenham as condições ideais de cultivo. Cada espécie tem características próprias, é importante verificar as necessidades específicas com relação ao clima, temperatura, umidade, adubação e solo, entre outros. Seguem algumas informações básicas:

Verifique, diariamente, se a terra ou xaxim está devidamente molhado ou úmido, regue a terra sempre que necessário e evite molhar flores e folhas. Após molhar a terra deixe escorrer para que todo o excesso de água seja eliminado, evitando o apodrecimento das raízes e o surgimento de micro-organismos que causam mau cheiro.

Dessa forma, você também evita a proliferação de insetos prejudiciais à saúde, como os transmissores da dengue, entre outros.

Não coloque a planta diretamente sob o sol durante muito tempo, na maioria das vezes as plantas necessitam de luz direta ou indireta, mas sempre por um curto espaço de tempo e, de preferência, durante o inicio da manhã ou no final da tarde quando o sol está mais brando.

Cuide, ainda, para que sua planta não receba correntes de ar, ambiente fresco não significa que a planta deva ficar de frente a ar-condicionado ou ventilador.

Calendário do Jardim:
Janeiro - Instalar estacas de folha de begônia-rex e violeta e estacas de galho de brinco-de-princesa, gerânio e roseira.
Plantas Florindo: agapanto, alamanda, angélica, bela-emília, boca-de-leão, copo-de-leite, dália, magnólia branca, pau-de-tucano, pau-ferro, sálvia.

Fevereiro - Fazer mudas de galhos.
Plantas Florindo: esporinha, estrelítzia, lírio, margarida-branca, mil-folhas, paineira, quaresmeira.

Março - Fazer enxertos em roseiras, retirar da terra os bulbos de plantas que já secaram.
Plantas Florindo: anêmona, capuchinha, castanha-de-macaco, manacá-da-serra, saudade, zínia.

Abril - Fazer mudas de galho de comigo-ninguém-pode e dividir touceiras do clorofito.
Plantas Florindo: acácia-mimosa, amor-agarradinho, brinco-de-princesa, ciclâmen, cravina, crisântemo, petúnia.

Maio - Plantar bulbos e adubar vasos e canteiros: 10 gramas de adubo químico NPK 6-6-6 para cada metro quadrado. Adubar gramados com 20 gramas por metro quadrado com NPK 20-18-6.
Plantas Florindo: açafate, bico-de-papagaio, camélia, flor-de-maio, prímula, zínia.

Junho - Diminuir as regas e proteger as plantas das geadas.
Plantas Florindo: azaléia, cipó-de-são-joão, eritrina, ipê-roxo, íris, orquídea-sapatinho.

Julho - Proteger os caules com palha e podar cercas-vivas, árvores e arbustos.
Plantas Florindo: amor-perfeito, caliandra, cássia-mimosa, cerejeira ornamental, ipê-roxo, rododendro (tipo de azaléia), verbena, quaresmeira.

Agosto - Podar os gramados e cobrir com uma camada de 1 centímetro da seguinte mistura: 4 partes de terra vegetal preta, 3 de areia grossa e 3 de esterco de curral bem curtido. Planejar as plantas que serão cultivadas na primavera.
Plantas Florindo: abutilon, azaleia, bauínia, buquê-de-noiva, glicínia, jasmim, manacá-da-serra.

Setembro - Transplantar vasos, adubar canteiros e gramados (mesma dosagem indicada para maio).
Plantas Florindo: calceolária, campânula, esporinha, gardênia, grevilha arbustiva, ipê-amarelo, miosótis, quaresmeira-roxa.

Outubro – Planejar o jardim com espécies que florescem no verão, podar um pouco as azaléias e limpar galhos secos.
Plantas Florindo: agapanto, anêmona, antúrio, cinerária, gerânio, guapuvuru, margarida.

Novembro - Transplantar vasos e canteiros.
Plantas Florindo: agerato, amor-perfeito, clínia, flamboyant, jacarandá-mimoso, petúnia, sálvia.

Dezembro - Eliminar galhos secos e adubar gramados com adubo químico (mesma dosagem indicada para maio).
Plantas Florindo: cravo, gladíolo, hortênsia, jasmim-manga, magnólia amarela, rosa, quaresmeira.

imagem-neve18