Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Um erro freqüente no cuidado das plantas cultivadas em vasos é regar demais. Saiba como dar a quantidade certa de água que as plantas exigem. Assim você evitará que a raiz apodreça, a proliferação de fungos e até a morte da planta.plantas-em-vasos-

Passos:

1
Mantenha os orifícios de drenagem do vaso desobstruídos.

2Existem várias formas de controlar o nível de umidade dos vasos. Você pode colocar os dedos no substrato para sentir se falta água ou está molhado demais. Ou pode bater no vaso com uma faca e observar o som produzido.

3Regue com mais freqüência quando a terra estiver seca e mais espaçadamente quando sentir que está empapada.

4Regue os vasos que estão em locais diferentes de forma diferenciada. Os que estiverem mais expostos ao sol e ao vento devem receber mais água.

5Modifique a forma de regar de acordo com a estação. Aumente a quantidade de água nas épocas que o ar estiver mais seco e os ventos forem mais quentes.

6Os vasos de barro e argila são porosos e perdem um pouco de água pelas paredes, portanto, exigem que você regue as plantas com mais freqüência.

7Você também pode usar vasos ou jardineiras que contem um depósito de água que a planta vai consumindo de acordo com a necessidade.

Obs.:
É melhor regar as plantas de menos do que em excesso.

Suinã
Suinã (Erythrina speciosa velutina) ou mulungu, canivete e corticeira – é uma árvore nativa da Mata Atlântica brasileira, presente mais especificamente nas margens dos rios entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina.

Altura máxima do caule de 7 m, possui caule espinhoso e folhas grandes. Sua floração ocorre nos meses de junho a setembro, com a perda das folhas, suas flores possuem várias tonalidade de matizes entre o vermelho e o laranja vistosas em forma de candelabro.

Espécie muito rústica, de rápido crescimento, que apresenta grande potencial para fins ornamentais, sendo muito utilizada em canteiros centrais, podendo ser utilizada em diversas situações.

Adapta -se bem a locais úmidos.

Os frutos são comestíveis, apresentam forma ovalada e coloração castanho-alaranjada quando maduros.

árvore1

Plátanos

plátanos

Árvores do gênero Platanus da família Platanaceae, as quais são nativas da Eurásia e América do Norte e também típicas dos climas subtropicais e temperados. No geral são árvores de interesse ornamental, podendo atingir mais de 30 metros de altura.

São cultivados já há muitos anos como árvores de parques e arruamentos, desenvolvendo-se melhor em solos frescos e profundos. Isolado dá lugar a uma árvore de copa enorme com muitos ramos e um tronco curto e grosso. Por vezes é costume podá-lo com alguma regularidade. O plátano aceita esta poda mas, não fica tão bonito.

Possuem folhas lobadas semelhantes às do bôrdo, que ficam avermelhadas no outono antes de caírem no inverno, mas diferenciam-se dos bôrdos pelas flores reunidas em inflorescências globosas em contraste com os amentos presentes nos bôrdos, e também pela ausência de resina nos plátanos, entre outras diferenças estruturais menores.

O gênero Platanus compreende 10 espécies e vários híbridos, cultivados para fins ornamentais.

É a árvore-símbolo do Canadá, tendo o desenho de uma de suas folhas na bandeira nacional do país.

Os plátanos têm uma característica muito especial: aguentam bastante bem a poluição. Por essa razão são uma boa escolha para se plantar nas cidades.

São características dos plátanos a casca, com as suas manchas e as folhas, parecidas com as do ácer, mas alternas (as do ácer são opostas).

Os plátanos existem no Sudeste da Europa, na Ásia Menor, Norte do Irão e nos Himalaias Ocidentais. Por ser muito sensível às geadas, rareia na Europa Central.

Para além das características apontadas tem outra, eles vivem intensamente as estações do ano. Na Primavera, ficam cheios de rebentos e folhas novas de um verde claro, no Verão os plátanos ficam frondosos e cheios dando uma sombra apetecível, no Outono, as folhas tornam-se totalmente amarelas e no Inverno perdem toda a folhagem ficando totalmente despidos apenas com o tronco e os ramos.

Observar um plátano, é observar o desenvolvimento das estações do ano e, consequentemente, o andar do tempo.

bird3

Aglaia odorata
Aglaia (Aglaia odorata; Meliaceae – também conhecida como Murta-do-campo) é uma árvore ornamental, que tem floração constante. Ela pode crescer até 8 m e também possui 5 m de diâmetro na sua copa cujas folhas são perenes.

É muito conhecida pelas suas perfumadas flores amarelo-creme.

Embora seja uma planta magnífica, ela necessitada de podas de formação para que as brotações laterais sejam eliminadas, sempre que necessário, para se conduzir um único ramo, que originara o tronco ao atingir a altura de 2 m.