Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Arbustos são os principais elementos de um jardim. Portanto, na hora de escolher as espécies, fique atento para comprar somente os melhores exemplares e faça um plantio seguindo essas regras.

Selecione espécies saudáveis
Muitos arbustos são vendidos em vasos ou torrões de terra. Nesse caso examine as raízes para checar se o sistema radicular está bem desenvolvido (sem qualquer tipo de atrofia) e se os ramos estão bem distribuídos.

arbustos01

1 – Tire a planta cuidadosamente do vaso. O substrato deverá apresentar-se sólido, com raízes saudáveis, fibrosas e visíveis do lado externo. O torrão com raízes aglomeradas é sinal de que o arbusto está sufocado.

Veja se a terra está úmida e firme no torrão, que deve ser apalpado levemente.

Procure arbustos com ramos robustos (não emaranhados), brotos carnudos e raízes saudáveis e inteiras

Para saber se a planta está saudável leve em consideração o seguinte: a folhagem da parte superior deve ser bem distribuída, não deve estar amarelada, nem esbranquiçada, as raízes firmes de coloração branca ou marrom claro, caules não danificados (sem pragas ou doenças).

Arbustos novos e pequenos desenvolvem-se melhor e mais depressa do que os maiores e caros.

Evite plantas podadas desnecessariamente e de modo estranho. As plantas podem ter sido danificadas ou estão doentes.

Como plantar cuidadosamente – Procure plantar os arbustos no outono ou na primavera para que haja tempo de se firmarem no solo antes do tempo seco do verão. Arbustos cultivados em vasos poderão ser plantados em qualquer época, mas se desenvolvem melhor se plantados nessas estações.
arbustos02

2Antes de plantar, coloque as raízes na água para ter certeza de que elas estarão realmente molhadas. Assim será mais fácil desembaraçar as raízes que estiverem emaranhadas.

Ao plantar em local seco, faça uma pequena depressão no solo em volta do arbusto para a água penetrar em vez de escorrer pela superfície.
Ao plantar em solo argiloso e molhado, não coloque matéria orgânica que retenha umidade na cova de plantio. Isso poderá formar uma área perigosamente encharcada em volta das raízes.
arbustos03

3 – O ponto de enxertia deverá ficar, no máximo, a 2,5 cm abaixo do nível do solo. Verifique se todas as raízes estão cobertas, mas a base do caule não deverá estar mais funda do que estava no vaso.

Assegure-se de que a cova tenha, pelo menos, o dobro do tamanho do conjunto das raízes, e prepare-a bem usando húmus e fertilizante.
arbustos04

4 – Empregue sempre fertilizante e esterco bem curtido na cova de plantio para evitar queimaduras. Misture os dois na terra de maneira que não fiquem em contato direto com as raízes.

dionaea1

Ela é a mais famosa de todas as carnívoras, devido à natureza única, ativa e eficaz das suas armadilhas. Mas, além de famosa ela também é ameaçada de extinção. A planta tem duas folhas articuladas cobertas de uma penugem e ultra sensível que detecta a presença de tudo, desde formigas a aracnídeos. A armadilha se fecha em menos de um segundo.

Nome científico: Dionaea muscipula
Nome comum: Vênus Caça Moscas

Tipo de armadilha: Estas plantas possuem uma das poucas armadilhas de mandíbulas existentes, formada por folhas que se dividem em duas partes e se “engancham na extremidade” O interior, normalmente de cor vermelha, atrai visualmente os insetos, enquanto que a parte exterior está repleta de glândulas nectaríferas que se aproveitam da predileção dos insetos pelas secessões doces. As armadilhas são rodeadas por “espinhas” compridas e delgadas: são estas que caçam a presa, enquanto que os lóbulos laterais se unem lentamente. O fecho das mandíbulas é provocado pelo próprio inseto, que ao tentar escapar, basta encostar em um dos seis pelos sensíveis situados em ambos os lados das folhas-armadilha. O tempo que demora a fechar as mandíbulas é aproximadamente a trigésima parte de um segundo, é tão rápido que quase não conseguimos acompanhar a olho nu. A cor da planta pode variar entre verde e vermelho, se estiver verde é só deixa-la tomar sol o dia todo, assim ela ficará vermelha e forte.
A planta demora até 10 dias para digerir sua presa, depois ela se abre  mostrando os restos mortais da presa. Cada armadilha pode digerir por volta de 3 insetos, depois a armadilha escurece e morre dando lugar a uma nova armadilha.

Descrição: A Dionaea, ou caça moscas, é uma das plantas carnívoras mais conhecidas. Em estado natural vive quase 20 anos. As suas folhas estão dispostas em forma circular, em torno de um núcleo central que produz continuamente folhas novas. A planta adulta mede entre 10 a 14 cm. Durante o mês de Junho, surge no centro da planta uma saliência com cerca de 20-30 cm de altura e coberta de flores brancas no cimo.

Distribuição geográfica: Cresce na América, Carolina do Norte e Carolina do Sul.

Luz e temperatura: No verão, tolera a temperatura ambiente. No Inverno, por outro para evitar as geadas, lado é preferível colocar a planta dentro de casa, com uma temperatura que oscile entre os 4 e os 10ºc.
Rega:
Convém manter sempre a terra bastante úmida. A água deverá ser sem cloro (para tirar o cloro da água basta deixar a água em descanso por 48 horas), poderá ser usada água mineral ou da chuva. Cuidado ao regar, a água pode fazer uma armadilha se fechar.

chuvas

2515025683_eda06a0ea3

Dracaena cinnabari: a árvore sangue de dragão.
A Dracaena Cinnabari é uma árvore nativa do pequeno arquipélago de Socotra no Oceano Índico, próximo Nordeste Africano. Ela é conhecida como ‘árvore sangue do dragão’ em função da sua seiva vermelha. No passado, a seiva era muito procurada como medicamento e corante. A Dracaena cinnabari é uma das plantas mais marcantes de Socotra, ela tem uma aparência estranha, assemelhando-se a um guarda-chuva virado pelo vento. A espécie foi descrita formalmente por Isaac Bayley Balfour em 1882.

Segundo uma lenda árabe, um elefante e um dragão lutaram até a morte na ilha africana de Socotra, a sudeste do Iêmen, fazendo brotar lá uma árvore cuja seiva é vermelha como sangue. Mas a ciência sabe que foi a batalha pela sobrevivência que encheu o lugar de plantas exóticas como s sangue-de-dragão. Há 10 milhões de anos, Socotra não era uma ilha. Seus 3 600 quilômetros quadrados estavam colados na África e faziam parte da atual Somália. De lá pra cá o nível do mar subiu e ela ficou isolada no Oceano Índico. Enquanto rinocerontes acabaram com a vegetação costeira em terra firme, a flora da ilha sobreviveu às mudanças ambientais. As espécies mais resistentes ao clima semi-árido, com ventos de até 43 quilômetros por hora, transformaram Socotra em um dos maiores celeiros de espécies endêmicas – aquelas que só crescem em um lugar – em todo o mundo. São quase 300 plantas que só existem ali, segundo o relato dos botânicos escoceses Diccon Alexander e Anthony Miller, do Royal Botanic Garden de Edinburgo, publicado na revista inglesa New Scientist. Por isso a ilha está nos planos da ONU, para estudo do potencial econômico de sua biodiversidade.

A Dracaena cinnabari, ou sangue-de-dragão, é a planta que mais se espalhou pela ilha. É uma espécie endêmica remanescente, quer dizer, uma sobrevivente da flora que desapareceu no continente. Tem folhas carnudas, semelhantes às da babosa e do pau-d’água, que se encontram no Brasil. Só que é bem mais alta. Pode atingir cinco metros de altura. Seu nome está ligado à resina de cor vermelho vivo chamada cinábrio, extraída das folhas e das cascas do tronco e dos galhos (foto da página anterior). A população local usa essa substância para tingir lã e também como anti-séptico bucal, matéria-prima para fazer batom e remédio para dor de estômago, desinteira e queimaduras.

mimosa pudica

Nome científico: Mimosa Pudica
Nome comum: Dormideira
Família: Fabaceae
Origem: A espécie é nativa do Brasil e de todos os países da América do Sul e América Central.

A Mimosa pudica é uma planta sensitiva, não carnívora. Arbusto pequeno que cresce facilmente em qualquer tipo de solo.

Quando tocada sua folhas se fecham imediatamente fazendo um movimento muito interessante. As folhas se fecham também quando há muito sol, quando anoitece e quando há muito vento.

Quando o toque é muito forte até a haste que suporta as folhas cai, se erguendo novamente depois de um tempo. A planta é de fácil cultivo, pode ser planta do direto na terra, jardim ou vaso.

A planta da lindas flores e sementes durante boa parte do ano. Esta planta é muito admirada principalmente por crianças e é indicada para elas por ser uma planta bem forte. É uma ótima planta para quem não tem experiência.

Luz: A Mimosa pode ser mantida no sol direto ou sol indireto se da bem na maioria dos ambientes, mas não gosta de sol muito forte.
Rega: A planta gosta de água e por isso deve-se deixar sempre o substrato úmido.

janel354