Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Schefflera-arboricola (Small)

Nome Técnico: Schefflera arboricola((Hayata)Merr.
Nomes Populares: Cheflera variegada, cheflera pequena
Família: Família Araliaceae
Origem: Originário de Taiwan, introduzida no Brasil e atualmente cultivada em todo o país.
A Cheflera é um arbusto muito ramificado, com crescimento muito rápido, chegando facilmente a 3 a 5 m de altura e tomar aspecto de árvore.
Seu caule é semi-lenhoso, com folhas compostas e palmadas, de consistência coriácea, verdes ou variegadas de creme.

A planta se enquadra muito bem em jardins tropicais, podendo ser utilizada em jardins como planta isolada ou em grupos como maciços ou cerca viva, com topiaria ou não, separando áreas no jardim. Seus frutos, que surgem na primavera, também são um atrativo para seu cultivo em jardins, pois além de serem bonitos, atraem muitos pssaros.

Existem variedades de cor única e as com folhas variegadas (manchadas) em verde e amarelo. As flores são branco-amareladas em panículas, surgindo na primavera até o verão.
Quando usada em ambientes internos, evite deixar em locais com grande tráfego de pessoas, pois elas ocupam bastante espaço devido ao seu crescimento lateral.
Não é exigente em fertilidade, desenvolve-se bem ao sol, mas tolera a meia sombra, podendo ser cultivada em interiores bem iluminados.
Por isso, são boas candidatas a ficar dentro de casa, em vasos. Além disso, ela é muito rústica, não exigindo muitos cuidados de manutenção e plantio.

A planta prefere temperaturas medianas, mas tolera bem temperaturas mais altas. Porém, em temperaturas muito baixas as suas folhas podem vir a cair. A umidade do ar também deve ser de preferência mediana (entre 30 e 60%). Procure mantê-las longe de correntes de ar secas ou frias.
Pode ser controlada por podas, pois tende a ser invasiva.
Se a opção for para cultivo em vasos este deve ser grande e de cimento para não quebrar, pois tem raízes agressivas.

Mantenha a terra sempre úmida, mas não encharcada durante o período de maior crescimento (época quente), reduzindo as regas durante o inverno. Se regadas demais, elas virão a apodrecer. Verifique se o solo ou o vaso possuem uma boa drenagem do excesso de água.
É uma planta muito tolerante a podas. Se ela estiver ficando muito alta, corte o tronco principal a 30 cm de altura e deixe que ela gere brotos novos. Podas de raízes também podem ser feitas durante a troca de vaso.

Se plantada em vasos, troque o vaso assim que as raízes ocuparem todo o vaso. Se a planta estiver crescendo rapidamente, troque-a de vaso anualmente.
Multiplica-se facilmente por meio de estacas de ramos, enterrando-se um pedaço de galho, em qualquer época do ano, podendo também ser reproduzida por sementes.
Cultivada em maciços verdes e coloridos, tem belo efeito ornamental.
Fica com ótimo efeito se cultivada em vasos grandes, para condomínios ou entradas de edifícios.
A que tem folhas variegadas é muito bonita e tem sido bastante usada para ornamentar grandes extensões de muros em empresas, como cerca-viva.

23

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post